X

NOTÍCIAS

Publicada em 18/09/2020 às 09:27 | Atualizada em 18/09/2020 às 09:31

Luísa Sonza se pronuncia após ser processada por racismo: Essa acusação é absurda

Segundo Leo Dias, a cantora teria cometido um ato racista em setembro de 2018

Da Redação

Divulgação

Luísa Sonza está sendo processada por um suposto ato de racismo e agressão. O caso, segundo Leo Dias, foi divulgado pelo jornalista Erlan Bastos e teria acontecido em setembro de 2018, durante um festival gastronômico na Pousada Zé Maria, localizada em Fernando de Noronha. Acusada por Isabel Macedo de Jesus, a cantora teria a agredido com um tapa e pedido para que ela lhe servisse água, mas a vítima não era funcionária do estabelecimento.

A publicação afirma que o processo está no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na 19ª vara cível, e a autora pede uma indenização por danos morais tanto para Luísa Sonza quanto a pousada.

Ocorre que, durante o festival, houve uma apresentação musical da Primeira Ré (Luísa Sonza), estando a a autora (Isabel) em uma mesa próxima ao palco onde a artista se apresentava. Todavia, ao passar pela cantora, enquanto se dirigia ao banheiro, a Autora foi agredida com um tapa no braço pela Primeira Ré e ordenada em tom ríspido a providenciar um copo d'água, diz trecho do processo.

De acordo com o processo, Isabel, que é advogada, teria pedido para que Luísa repetisse o que havia dito e, também, explicado que ela não trabalhava na pousada.

Sem entender o que estava acontecendo, a Autora ainda pediu que a Primeira Ré repetisse, pois não havia compreendido a abordagem. Foi quando a artista, novamente, no mesmo tom ríspido, ordenou que a Autora buscasse um copo de água, pois ela estava com sede. Estarrecida, a Autora ainda se deu o trabalho de lhe explicar que era uma cliente do estabelecimento e não funcionária do local, como se não fosse crível que uma mulher negra pudesse estar naquele restaurante na qualidade de cliente. 

De acordo com o texto, todos os funcionários da pousada estariam uniformizados. Com isso, Isabel, a autora, voltou a questionar Luísa Sonza. 

Ao ser indagada por qual motivo acreditou que a Autora fosse funcionária do local, uma vez que todos os funcionários estavam uniformizados, a Primeira Ré (Luísa) se esquivou, não deixando dúvidas que sabia que havia feito um julgamento preconceituoso em razão dos traços raciais da Autora. 

No processo consta ainda a explicação da advogada por ter demorado tanto tempo para dar início a uma ação judicial. 

Ao longo dos últimos meses, a autora conseguiu entender que, além do tempo decorrido não ter mitigado a dor e o sofrimento experimentado durante aquela viagem, inconstante os obstáculos enfrentados na persecução da reparação pelo abalo à sua honra sofrido, calar-se não é (e nunca será) a melhor decisão frente a esta grave violação.

Na ação, Isabel pede pagamento de dez mil reais por danos morais, retratação pública de Luísa Sonza na redes sociais e fixação de cartazes contra o racismo no estabelecimento onde teria ocorrido o crime.

Pelo Twitter, a cantora se defendeu das acusações, alegando ser uma mentira.

Gente, tudo isso é MENTIRA! Não acreditem nisso! Eu jamais teria esse tipo de atitude. Vocês me conhecem bem, sabem qual é meu caráter, minha índole. Eu jamais ofenderia outra pessoa por conta da cor de sua pele. Jamais! Essa acusação é absurda, escreveu.

Além disso, em contato com a assessoria de Luísa, um texto em que são negadas as acusações foi divulgado.

A assessoria jurídica da artista Luísa Sonza, através do seu advogado José Estavam Macedo Lima, vem a público informar que tomou conhecimento do referido processo pela mídia. Que a cantora até a presente data não foi citada de nenhuma ação que venha a lhe imputar o fato que está sendo noticiado. Que as acusações são falsas, inverídicas e vêm em um momento oportunista em razão do crescimento exponencial da carreira da artista. Informa, ainda, que nunca ofendeu ou discriminou qualquer pessoa. Causa estranheza as acusações de racismo, pois até a presente data a artista não recebeu qualquer notificação das autoridades policiais sobre a suposta investigação. Todas as medidas administrativas e judiciais serão adotados para proteger a honra e a intimidade da artista, diz a nota.

Críticas negativas

Vale dizer que as acusações surgiram em meio a um momento bem polêmico na vida da cantora. Recentemente, ela assumiu um relacionamento com Vitão e, desde então, ambos vêm sendo muito criticados. Um exemplo disso são os inúmeros comentários negativos nas redes sociais do casal.

Na última quinta-feira, dia 17, Vitão celebrou em seu Instagram a indicação ao Prêmio Multishow como Melhor Cantor. Além de pedir votos, ele também publicou uma foto sem camisa no feed e, sem demora, a publicação recebeu comentários de haters.

O Vitão tá lá rico, escreveu um seguidor, fazendo uma analogia com talarico, gíria utilizada para definir um homem que se envolve com a namorada de um amigo.

Bora malhar, fera. Está muito franguinho para a Luiza, alfinetou mais um.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por V I T A? O 🇧🇷 x 🌏 (@vitao) em

A seguir, veja tudo que já rolou depois que Luísa e Vitão assumiram o namoro:


Bárbara Evans teve que se defender após deixar elogios na foto de Luísa com Vitão. No Stories, ela disse o seguinte: - Eu vi que criou um bafafá porque eu comentei coraçãozinho na foto da Luísa Sonza junto com o Vitão. Gente, deixa eu falar uma coisa aqui pra vocês. Eu acho o cúmulo as pessoas que acham que podem decidir pelas outras. Cada um sabe da sua felicidade, meu anjo. O Whindersson vai arrumar alguém que ele ame e que faz ele feliz. Eles não estavam mais felizes juntos. E a gente tem que torcer para a felicidade dos outros. Tanto a dele quando a dela quanto qualquer outro. Eu já acordei nervosa com vocês. Eu acho isso o cúmulo. Tem que torcer pela felicidade alheia, pela felicidade dos outros. A gente não pode decidir quem fica com quem. Quem tem que decidir são as pessoas. Se as pessoas não estão fazendo bem uma a outra, a relação tem que terminar. E foi isso o que aconteceu, minha gente. E cada um segue a sua vida. Não importa se um ainda não encontrou a outra pessoa ou se daqui um tempo vai tudo mudar, mas a gente tem que torcer para que essas pessoas sejam felizes.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual você acha que será o sexo do bebê de Virginia e Zé Felipe?

Obrigado! Seu voto foi enviado.