X

NOTÍCIAS

Publicada em 04/01/2021 às 12:58 | Atualizada em 04/01/2021 às 13:28

Ao retornar para o Encontro, Fátima Bernardes relembra quando recebeu o diagnóstico de câncer: - Você leva um soco

A apresentadora se emocionou e foi homenageada pelos colegas ao voltar para o programa da Globo

Da Redação

Divulgação

Como você viu aqui no ESTRELANDO, Fátima Bernardes fez seu retorno para o Encontro nessa segunda-feira, dia 4, após ter descoberto um câncer de útero e ter passado por uma cirurgia para retirada do tumor. A volta da apresentadora foi marcada por muita emoção, com homenagens dos colegas de trabalho e de mulheres que também enfrentaram a doença. Mas antes do momento mais emotivo, Fátima acabou errando o horário de encerramento da atração e brincou:

- O bom é que já voltei virando meme!

Depois do momento de descontração, Fátima começou o programa contando que seu retorno é praticamente uma reestreia:

- Naquele dia 2 [de dezembro, quando recebeu o diagnóstico e anunciou publicamente], eu já fiz o programa diferente. Hoje é diferente, energia renovada, a expectativa é outra. O curioso é que sempre ouvi histórias aqui no programa de mulheres que enfrentaram o câncer, histórias muito bonitas. E eu sempre imaginava como era receber essa notícia. Você leva um soco, e que você não sabe como vai cair, mas no meu caso, eu caí pensando como eu ia me levantar.

A apresentadora revelou que da notícia do diagnóstico até a cirurgia, foram apenas quatro dias de espera e lamentou que muitas pessoas não tem a mesma sorte. Ela também falou sobre ter se perguntado sobre a transformação que a notícia trouxe na sua vida:

- Eu me perguntei: no que eu mudei? No que essa notícia me transformou? Eu sempre ouvi histórias de transformação muito intensas. E eu fico me cobrando e ainda não encontrei a grande mudança, eu fico tentando ver o que mudou em mim. Eu sempre fui medrosa, então eu sempre fui cuidadosa com a minha saúde, sempre fui ansiosa, sempre tive a certeza de que a vida é muito frágil e rápida, sempre apostei que cada minuto importa. Então eu estou tentando achar uma transformação, e acho que para mim vai ser justamente o contrário. Desde criança eu lembro de minha mãe dizendo assim: O mundo não vai acabar amanhã! Talvez seja perceber que parar, contemplar, ficar um pouco à toa, que foi o que mais fiz nesse período, também é uma forma de viver. E foi isso que aprendi na marra. Fiquei tão quieta que consegui estar de volta, um mês depois.

No último mês, Fátima contou com o apoio dos filhos, do namorado Túlio Gadêlha, e também dos pais, que convivem com ela:

- Foi uma benção para mim ter as pessoas do meu lado, e faz muita diferença. Mas eu fico pensando que não deve ser fácil para uma mãe. Minha irmã também teve câncer, então minha mãe teve duas notícias assim. E nós fomos as primeiras da família a ter câncer.

A apresentadora também disse quais serão os próximos passos do tratamento e que por enquanto, suas únicas restrições são: não poder fazer exercícios físicos, apenas algumas caminhadas, dirigir e não pode entrar na praia ou piscina:

- Preciso conhecer o médico que vai me acompanhar, além do cirurgião e da minha ginecologistas. É um médico oncologista, nós já nos falamos por mensagem, acho que amanhã talvez seja minha primeira consulta. E aguardar a liberação para atividade física e todo o resto. Basicamente, é acompanhar mesmo de perto, porque como eu não tive indicação de quimioterapia, nem de nada, é bom você estar acompanhando, né? Os prognósticos são excelentes, mas é importante ter esse olhar.

A seguir, veja outros famosos que falaram abertamente sobre suas doenças:


Cynthia Nixon descobriu em 2007 que tinha câncer de mama, doença que já mostrava histórico em sua família. Ela manteve o tratamento em segredo, pois não queria paparazzi no hospital ou qualquer tipo de atenção da mídia. Já em fase de manutenção, no entanto, ela falou sobre como foi a descoberta para a ABC: - Eu me senti assustada. Pensei: Oh, não quero que isso aconteça. Estava ciente que se isso ia acontecer esse era o melhor jeito de acontecer. Encontramos cedo e podemos lidar com isso logo.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Para quem vai a sua torcida em No Limite?

Obrigado! Seu voto foi enviado.