X

NOTÍCIAS

Publicada em 23/10/2021 às 01:00 | Atualizada em 21/10/2021 às 15:02

Gabriel Dietrich relata experiência de dirigir videoclipe junto com Manu Gavassi: Foi especial e muito significativo

O diretor deu detalhes do processo de criação em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO

Thaisi Carvalho

Montagem-Divulgação

Manu Gavassi e Gabriel Dietrich dirigiram juntos o videoclipe de sub.ver.si.va - música que foi lançada em setembro de 2021 e faz parte do quarto álbum cantora, previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO, Gabriel deu detalhes do processo de criação do vídeo - que foi filmado em película 35 milímetros, como nas primeiras experiências do cinema, e teve como cenário o Real Gabinete Português de Leitura, biblioteca localizada no centro do Rio de Janeiro.

Quando falamos a primeira vez sobre o clipe no começo do ano, já sabíamos que teria que ser em uma biblioteca. Quando a Manu viu as fotos do Real Gabinete, não ficaram dúvidas que seria ali: o lugar tem elementos icônicos das suas influências do universo Disney, é lúdico e rico visualmente, uma locação com direção de arte pronta. A experiência foi especial e muito significativa. Uma conexão com a história do Rio de Janeiro e do Brasil.

Gabriel também revelou quais foram as inspirações para desenvolver este trabalho ao lado da cantora:

A Manu tinha a ideia clara de que nesse clipe ela seria sugada para dentro de um livro chamado Gracinha. Onde, e como isso seria, estava em aberto. Mas rapidamente chegamos nessa locação no Rio de Janeiro, uma biblioteca maravilhosa que já foi filmada de várias maneiras. Para fazermos algo único e especial, escolhemos brincar com um storytelling visual; o clipe começa parecendo uma produção indie em estúdio, mas aos poucos vamos revelando que se trata de algo maior.

O diretor da O2 Filmes ainda explica:

Aos poucos o clipe vira uma festa, refletindo a ideia da Manu de celebrarmos esse momento em que podemos voltar a sair de casa, mesmo que timidamente. E na sequência final, o clipe vira história, se conectando com a nova fase da Manu. O livro Gracinha deixa um mistério que está prestes a ser revelado. Brincamos que o clipe é uma mistura de Harry Potter com A Bela e A Fera, com Aladdin (o tapete no início), em um show ao vivo.

Além disso, Gabriel, que já foi indicado ao Grammy Latino, explicou a escolha de filmar em 35 milímetros:

Uma locação histórica, arranjos orquestrados, figurinos atemporais... Tudo isso começou a soar muito clássico para ser filmado em digital. Eu e o diretor de fotografia Nicholas Bluff tínhamos feito um trabalho em 16mm esse ano, e quando ele sugeriu filmar em 35mm o clipe de Subversiva, a atitude em si pareceu fazer homenagem ao título da música. Filmar em 35mm em pleno 2021 no Brasil é algo bem subversivo. Sabíamos que o resultado teria um aspecto atemporal. A Manu amou a ideia e lá fomos nós, cheios de coragem, ensaiar mil vezes antes de rodar.

Por fim, o diretor contou uma curiosidade dos bastidores do clipe:

A locação da sequência em que a câmera está em contra-plongeé mostrando um teto lindo, vermelho, na verdade é um auditório cheio de poltronas, que são impossíveis de serem removidas. Como era uma locação muito icônica e eu queria usar de qualquer jeito, construímos uma estrutura para a Manu e os bailarinos por cima das cadeiras para podermos usar o espaço e conseguirmos esse resultado visual único. Em algum momento do clipe é até possível notar o tablado, que ficou bonito e acabou incorporado à direção de arte.

Assista, a seguir, o videoclipe de sub.ver.si.va:


Confira a evolução de Manu Gavassi desde o início da carreira!


De acordo com o colunista Fefito, Manu embolsou 500 mil reais só para ficar loira para o trabalho! Apesar disso, ela confessou para Faustão que a avó não gostou de vê-la com os fios platinados, mandando um recado sincero para a neta. Diante de todo sucesso que tem feito, ela foi recebida pelo apresentador do Domingão no programa e ainda chamou a atenção por dizer que ele era um erro da astrologia, já que seu signo não casava com a personalidade dele. Por enquanto, ela segue loira e arrasando por aí. Quer um exemplo disso? Ela é a mais nova contratada da Netflix!

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

O que você achou de Marco Pigossi assumindo o relacionamento com um diretor italiano?

Obrigado! Seu voto foi enviado.