Gabriel Dietrich relata experiência de dirigir videoclipe junto com Manu Gavassi: Foi especial e muito significativo
O diretor deu detalhes do processo de criação em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO
23/Out/2021
Thaisi Carvalho
Manu Gavassi e Gabriel Dietrich dirigiram juntos o videoclipe de sub.ver.si.va - música que foi lançada em setembro de 2021 e faz parte do quarto álbum cantora, previsto para ser lançado em novembro deste ano.
Em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO, Gabriel deu detalhes do processo de criação do vídeo - que foi filmado em película 35 milímetros, como nas primeiras experiências do cinema, e teve como cenário o Real Gabinete Português de Leitura, biblioteca localizada no centro do Rio de Janeiro.
Quando falamos a primeira vez sobre o clipe no começo do ano, já sabíamos que teria que ser em uma biblioteca. Quando a Manu viu as fotos do Real Gabinete, não ficaram dúvidas que seria ali: o lugar tem elementos icônicos das suas influências do universo Disney, é lúdico e rico visualmente, uma locação com direção de arte pronta. A experiência foi especial e muito significativa. Uma conexão com a história do Rio de Janeiro e do Brasil.
Gabriel também revelou quais foram as inspirações para desenvolver este trabalho ao lado da cantora:
A Manu tinha a ideia clara de que nesse clipe ela seria sugada para dentro de um livro chamado Gracinha. Onde, e como isso seria, estava em aberto. Mas rapidamente chegamos nessa locação no Rio de Janeiro, uma biblioteca maravilhosa que já foi filmada de várias maneiras. Para fazermos algo único e especial, escolhemos brincar com um storytelling visual; o clipe começa parecendo uma produção indie em estúdio, mas aos poucos vamos revelando que se trata de algo maior.
O diretor da O2 Filmes ainda explica:
Aos poucos o clipe vira uma festa, refletindo a ideia da Manu de celebrarmos esse momento em que podemos voltar a sair de casa, mesmo que timidamente. E na sequência final, o clipe vira história, se conectando com a nova fase da Manu. O livro Gracinha deixa um mistério que está prestes a ser revelado. Brincamos que o clipe é uma mistura de Harry Potter com A Bela e A Fera, com Aladdin (o tapete no início), em um show ao vivo.
Além disso, Gabriel, que já foi indicado ao Grammy Latino, explicou a escolha de filmar em 35 milímetros:
Uma locação histórica, arranjos orquestrados, figurinos atemporais... Tudo isso começou a soar muito clássico para ser filmado em digital. Eu e o diretor de fotografia Nicholas Bluff tínhamos feito um trabalho em 16mm esse ano, e quando ele sugeriu filmar em 35mm o clipe de Subversiva, a atitude em si pareceu fazer homenagem ao título da música. Filmar em 35mm em pleno 2021 no Brasil é algo bem subversivo. Sabíamos que o resultado teria um aspecto atemporal. A Manu amou a ideia e lá fomos nós, cheios de coragem, ensaiar mil vezes antes de rodar.
Por fim, o diretor contou uma curiosidade dos bastidores do clipe:
A locação da sequência em que a câmera está em contra-plongeé mostrando um teto lindo, vermelho, na verdade é um auditório cheio de poltronas, que são impossíveis de serem removidas. Como era uma locação muito icônica e eu queria usar de qualquer jeito, construímos uma estrutura para a Manu e os bailarinos por cima das cadeiras para podermos usar o espaço e conseguirmos esse resultado visual único. Em algum momento do clipe é até possível notar o tablado, que ficou bonito e acabou incorporado à direção de arte.
Assista, a seguir, o videoclipe de sub.ver.si.va:

Confira a evolução de Manu Gavassi desde o início da carreira!
-
Maiara, dupla de Maraisa, abre coração sobre queda de cabelo e uso de lace. Conheça celebr...
-
Neymar Jr. presenteia família com rosas e mensagem carinhosa
-
Sarah Andrade reage a eliminação de Brigido: - Deu um nó na minha cabeça. Saiba como foi ...
-
Joana Sanz revela nome de filha com Daniel Alves e declara: Você está aqui para nunca mais ...
-
Confira os feitos inéditos de Ana Paula Renault, única participante expulsa a ganhar discurso de despedida do BBB
-
Após ser eliminado do BBB26, Brigido revela que sabia que Ana Paula seria uma figura chave no reality show
-
Vanessa Lopes relata acidente após cair em montanha: Fiquei horas me tremendo na neve
-
Reflexões, citações, questionamentos... Confira algumas das melhores mensagens de Sergio Marone
-
Daniel e a esposa, Aline de Pádua, celebram quatro anos de idade da filha Olívia

















