X

NOTÍCIAS

Publicada em 22/06/2022 às 17:30 | Atualizada em 22/06/2022 às 17:34

Após diagnóstico de esclerose múltipla, Guta Stresser recebe recado de Claudia Rodrigues

Atriz gravou um vídeo e mandou para colega de profissão através das redes sociais

Da Redação

Montagem - Divulgação

Como você vem acompanhando aqui no ESTRELANDO, Guta Stresser foi diagnosticada com esclerose múltipla. A atriz tem falado abertamente sobre seu estado de saúde, e também recebendo muitas mensagens de carinho. Uma delas, inclusive, de Claudia Rodrigues, que convive com a doença desde 2000. 

Nas redes sociais, Claudia gravou um vídeo para a colega de profissão. Na legenda, ela escreveu:

Eu quero te dizer que a doença é uma merda, é uma doença degenerativa que vai acabando com a gente, é muito complicado isso. Só que assim tem que confiar em Deus, tem que ter muita fé mesmo, e lutar muito fazer tudo que precisa ser feito. E se você tiver a sorte de ter uma Adriane Bonato na sua vida, você vai ter muitos anos de vida e com qualidade de vida, caso contrário, infelizmente vai ser muito difícil, como já foi pra mim um dia sem ela. Mas nunca desista tenha fé, acredite você vai vencer como eu estou vencendo. Se cuida Deus te abençoe! E conte comigo e com a Dri também sempre.

Em entrevista ao jornal Extra, Guta revelou que precisa tomar um medicamento super caro. Para fazer o tratamento, a atriz teria que gastar cerca de seis mil reais por mês. Felizmente, ela conseguiu receber todos os remédios de que precisa através do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

Estou super fechada com a farmácia do SUS. Esse mecanismo de acesso a medicamentos funciona muito bem. Isso sem falar que o remédio que uso é bem caro e não dá para encontrar em todo lugar. Quando se fala de esclerose múltipla, é preciso lembrar que existem vários tipos da doença e vários tipos de medicamento para tratá-la, e nem toda pessoa se adapta ao mesmo remédio. No começo, por exemplo, tive uma reação e fiquei com a pele muito vermelha, sentindo calor. Minha médica falou para insistir e, com o tempo, fui me adaptando.

Por indicação dos médicos, Stresser também tem usado óleo de canabidiol, substância encontrada no caule e na folha da maconha. 

O canadibiol entra mais como um amigo. Acredito muito na potência da Cannabis na redução de determinados problemas. Ouço muitos relatos de pessoas que sentem o mesmo com o uso do canadibio, explica a atriz. 

Após receber o diagnóstico, em 2021, Guta ficou muito reclusa, e apenas contou para familiares. A primeira amiga que recebeu a notícia foi a atriz Ana Breatriz Nogueira, que também sofre com a mesma doença. 

Ainda existe muito desconhecimento e preconceito com a doença. E foi muito importante me abrir com a Ana. Na hora em que contei, ela me fez rir tanto no telefone... Foi maravilhoso! Ela pediu para eu ver a sigla da minha doença e confirmou que tínhamos o mesmo tipo. E aí falou: Lembra que eu andava lá nos bastidores de Malhação com uma bolsa térmica cheia de refrigerante geladinho? Então, é porque o calor, para gente, é um negócio horrível.

A atriz ainda conta que mudou alguns detalhes em sua rotina, para se preparar melhor fisicamente e mentalmente. 

Há horas em que o corpo parece enferrujar e o músculo endurece. Então precisamos estar em movimento. Isso mexe com uma questão estrutural, já que preciso, sim, fazer ginástica, fisioterapia e uma autoanálise diária. Práticas que precisam ser feitas com o lado direito e esquerdo do corpo, alternadamente, são boas, porque exercitam também o cérebro. Voltei a ler com mais afinco. Não paro mais um livro na metade, para treinar o foco. Para mim, realmente as dores e todos os sintomas aumentam no verão, quando está quente. Com a Ana (Beatriz Nogueira), fui aprendendo muita coisa. Ela tem muito conhecimento sobre a doença e me acolheu muito e me fez tranquila quanto à questão profissional. Ana me dizia, nesse período: Você não vê que estou sempre trabalhando, menina?

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual festa dos famosos é a que mais agita as redes sociais?

Obrigado! Seu voto foi enviado.