Dione Carlos, colaboradora de roteiro de Guerreiros do Sol, revela o que mais a encantou na novela
09/Jun/
Dione Carlos tem uma carreira de sucesso como atriz e dramaturga. Em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO, a premiada roteirista, que é hoje uma das grandes referências do audiovisual e do teatro brasileiro, reflete sobre seu processo de criação, sua visão sobre a arte e o que o espetáculo Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos representa para ela artisticamente.
Dione começa falando sobre a experiência de ter sido colabora de roteiro de Guerreiros do Sol, novela produzida e exibida pelo Globoplay. A obra é escrita por George Moura e Sérgio Goldenberg, com história retratando o cangaço no sertão nordestino das décadas de 1920 e 1930. A produção conta com artistas como Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alice Carvalho, Irandhir Santos, Alinne Moraes e Nathalia Dill no elenco.
- Mergulhamos na pesquisa sobre o cangaço auxiliados por Frederico Pernambuco de Melo, uma autoridade no assunto. O que mais me encantou no projeto, foi o recorte escolhido: o olhar das mulheres sobre o cangaço e o meio no qual estavam inseridas, além dos melodramas envolvendo personagens LGBTQI+. Tudo muito sensível e humanizado.
Ela já revelou que escreve com o ouvido, sendo influenciada e alimentada por tudo o que ouve, transformando sons do cotidiano em matéria-prima para histórias. Sobre seu processo de criação, detalha:
- Acho que escrever pelo ouvido se mantém. O que ouço me alimenta, sejam músicas ou histórias compartilhadas. Acho que tenho uma escuta bem sensível ao entorno. Frases me capturam. Histórias reais me arrebataram. E a música me leva a estados de sensibilidade aguçada nos quais consigo elaborar mais perguntas do que respostas.
Questionada sobre com qual dramaturga gostaria de colaborar, elege Grace Passô, com quem trabalhou no espetáculo O Fim É Uma Outra Coisa.
- Desde sempre. Minha amiga, com quem já trabalhei e quero voltar a criar.
A dramaturga reflete ainda sobre o papel da escrita e da arte na vida das pessoas e na sua própria trajetória:
- A arte tem o poder de nos libertar de um eu pequeno, submetido para um nós inclusivo, onde contribuímos para o todo, o coletivo. Estamos a serviço.
Dione não apenas foi vencedora da categoria de melhor documentário no Festival de Cinema de Nova York pelo trabalho em Elza Infinita, como também é muito reconhecida pelo espetáculo Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos, que foi um marco em sua carreira e lhe rendeu os prêmios Shell e APCA de melhor dramaturgia. No bate-papo, revela o que a peça representa para ela artisticamente:
- Uma imersão nas entranhas do nosso país, nessa mátria chamada Brasil, onde não agradecemos o suficiente às nossas avós, mães. Há uma invisibilidade em curso diante do papel fundamental dessas mulheres e a problematização da ausência paterna.
Por fim, revela se seu olhar para o teatro mudou desde que começou sua trajetória na arte até agora:
- No começo eu me via como alguém em busca de um conhecimento que estava muito distante da minha origem, hoje sei que o poço de água criativa sempre esteve no chão de terra batida onde fui criada. Isso me deu lucidez para escrever escavando, mergulhando e sobrevoando. Universalizando o íntimo. Ocupando espaços nos quais não sou esperada, nem desejada, sem perder a potência das raízes que me erguem.
-
Ana Maria Braga apresenta Mais Você direto de Nova York
-
Não é só a Virginia Fonseca! Conheça os famosos confirmados na Copa do Mundo 2026
-
Veja o antes e depois dos personagens de Cobra Kai
-
Ao lado de amigos famosos e da família, Flávia Alessandra celebra 52 anos de idade
-
Ela dá o que falar! Relembre as polêmicas de Zilu Camargo, ex-esposa de Zezé Di Camargo
-
Veja o antes e depois dos personagens de Cobra Kai
-
Relembre os romances que foram abalados por traições
-
Relembre a polêmica relação entre os irmãos Bruno e Thiago Gagliasso
-
Ela dá o que falar! Relembre as polêmicas de Zilu Camargo, ex-esposa de Zezé Di Camargo
-
Andressa Suita e Gusttavo Lima, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso... Relembre os casais ioiôs que deram certo no mundo dos famosos
