-
1
Divulgação Vai dizer que você nunca fez (ou tentou fazer) um moonwalk ou deu um dos famosos rodopios de Michael Jackson? As coreografias criadas por ele, que completaria 59 anos de idade nesta terça-feira, dia 29, são suas verdadeiras marcas registradas. Após sua morte, milhares de fãs o homenagearam gravando o maior moonwalk de todos, onde cada um fazia o passo em um vídeo editado. Uma curiosidade: o passo da Lua foi feito pela primeira vez em 1983, durante uma apresentação da música Billie Jean.
-
2
Divulgação Michael Jackson foi o cantor mais jovem a chegas nas paradas americanas. Com apenas 11 anos de idade ele já tinha emplacado quatro sucessos seguidos em primeiro lugar enquanto estava na banda Jackson 5 ao lado de seus irmãos.
-
3
Divulgação Os artistas têm à frente um recorde difícil de bater: a vendagem mundial de Thriller, lançado em 1982. Segundo o site da MTV norte-americana, estima-se que o disco teve cerca de 110 milhões de cópias vendidas. Aliás, recorde é o que não falta para este trabalho: ele também é o disco com maior número de singles em primeiro lugar.
-
4
Divulgação Falando em Thriller, não dá para deixar de citar o famoso videoclipe e sua coreografia. Com 14 minutos e uma produção de cinema, a história é considerada como a grande responsável pela mudança conceitual dos clipes. A importância de Thriller é tamanha que ele faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, a maior do mundo em número de arquivos e materiais para pesquisa.
-
5
Divulgação No ínicio de suas transmissões, a MTV norte-americana praticamente não exibia clipes de cantores negros (ou os exibia se eles tivessem uma pegada mais rock) até que o então diretor da gravadora CBS, Walter Yetnikoff, disse que ou o vídeo de Billie Jean entrava na programação ou acusaria a emissora de racismo, conforme o próprio declarou à revista Blender. O clipe fez muito sucesso e abriu portas para outros artistas do mesmo estilo musical, popularizando a emissora.
-
6
Divulgação Além de Thriller, outros videoclipes do astro também entraram para a história. É o caso de Black or White, do álbum Dangerous, lançado em 1987. O clipe foi exibido em 27 países e assistido por mais de 500 milhões de pessoas simultaneamente, um recorde de audiência até hoje.
-
7
Divulgação Outro vídeo que deu o que falar foi They Don't Care About Us, dirigido por Spike Lee e filmado no Brasil, no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, e no Pelourinho, em Salvador, e feito em parceria com o grupo baiano Olodum. Mesmo com as polêmicas de sua produção, a passagem do Rei do Pop tornou o Morro Dona Marta famoso entre outras celebridades. Madonna, Hugh Jackman, Beyoncé e Alicia Keys já visitaram o lugar, inclusive Alicia também gravou um videoclipe lá, da música Put It in a Love Song.
-
8
Divulgação As performances e os shows grandiosos mexeram com o cenário musical da época. Por este e outros motivos, Michael recebeu o apelido de Rei do Pop. Em entrevista ao The Sun, Madonna questionou qual artista não se sentiu inspirado por Jackson. Liza Minnelli endossou o coro dizendo à AP, afirmando que Michael revolucionou o showbusiness. Já Lady Gaga confessou que Jacko é seu modelo de celebridade. Alguém questiona?
-
9
Divulgação O astro também lidera as listas de artistas com mais admiradores espalhados pelo mundo, desde 1990. Colocando em números, estima-se que um terço da população mundial seja fã de Michael Jackson, de acordo com a MTV.
-
10
Divulgação O álbum Invincible, lançado em 2001, é o disco com os maiores gastos da história. Foram gastos aproximadamente 15 milhões de dólares na época, valor esse gasto entre as gravações do álbum, que se estenderam de 1998 a 2001, e a produção do disco.