-
Divulgação Se tem uma série que faz sucesso, essa produção é The Crown! Tratando a vida da realeza, a atração da Netflix conta com cinco temporadas e mostra curiosidades sobre a família real britânica. Mas será mesmo que as histórias ali retratadas são verídicas? Confira, a seguir!
-
Divulgação Um momento que provavelmente não aconteceu é logo no início da série, quando Philip, interpretado por Matt Smith, nascido em 28 de outubro de 1982, se recusa a ajoelhar perante Elizabeth em sua coroação. Especialista em constituição britânica, Cristopher Wilson disse ao Daily Mail: - Duvido que o príncipe Philip tenha dito essas palavras para sua mulher, porque ele veio de uma casa real que tinha pego muito de seus rituais e protocolos da família real britânica. Ele sabia o que era esperado dele em público, e estava preparado para seguir aquilo.
-
Divulgação Apesar de ter sido uma boa cena, não existe evidência de que a princesa Margareth tentou impedir o casamento da princesa Diana com Charles. Na verdade, tudo isso foi ideia da atriz Helena Bonham Carter.
-
Divulgação O casamento de Diana e Charles foi complicado em diversos aspectos, mas ela realmente surpreendeu o marido com uma coreografia de Uptown Girl em 1985. Na época, ela contratou o grande coreógrafo Wayne Sleep para ajudá-la nesse presente. O momento durou três minutos e contou com passos de jazz e balé. Mas a intenção de Lady Di não foi reconhecida pelo filho da rainha: - Foi um presente que saiu pela culatra. Ela o fez como uma homenagem a Charles. Charles não ficou muito impressionado. Ele pensou que ela estava se exibindo, analisou o especialista Richard Kay à revista People.
-
Divulgação Sim, Charles se envolveu em uma avalanche mortal que tirou a vida de seu amigo, o major Hugh Lindsay, no resort suíço de Klosters em 1988. Apesar de não ter ficado ferido no acidente, ele supostamente se juntou a outros membros do grupo em um esforço frenético para desenterrar Lindsay. Testemunhas disseram que o príncipe parecia perturbado e que estava chorando quando um helicóptero chegou para buscá-lo. Enquanto na série Diana recebe a notícia em Londres, na verdade, ela estava nesta viagem de esqui com o marido. Porém, Lady Di não estava no local naquele dia, já que tinha ficado no chalé alugado pela realeza com a esposa do príncipe Andrew, Sarah Ferguson, que estava grávida na época.
-
Divulgação Apesar de terem a mesma idade e serem mulheres em posições de prestígio em um universo dominado por homens, a Rainha Elizabeth II e a Primeira-Ministra Margaret Thatcher realmente não se davam bem. As duas viveram diversos embates ao longo dos anos, mas a relação delas foi melhorando no final do mandato de Thatcher. A rainha até honrou Thatcher com a Ordem do Mérito apenas duas semanas depois de ela renunciar.
-
Divulgação Infelizmente, é fato que a princesa Diana tinha um distúrbio alimentar. A própria confirmou isso durante entrevista ao programa Panorama, de 1995: - Era um sintoma do que estava acontecendo no meu casamento. Eu estava gritando por ajuda, mas dava os sinais errados, e as pessoas estavam usando minha bulimia como um casaco no cabide. Eles decidiram que era esse o problema: Diana era instável. A causa foi a situação em que meu marido e eu tínhamos que manter porque não queríamos decepcionar o público e, ainda assim, obviamente havia muita ansiedade acontecendo dentro de nossas quatro paredes.
-
Divulgação Uma das maiores polêmicas dessa família é o fato da Rainha Elizabeth II e a princesa Margareth terem primas secretas que foram internados em uma instituição de saúde mental. As meninas nasceram em uma época em que crianças com deficiência eram o segredo vergonhoso de uma família. Por isso, todas foram internadas em instituições e acabaram morrendo. A rainha nunca comentou sobre o assunto publicamente.
-
Divulgação Sim, a Rainha Elizabeth II realmente teve que lidar com um intruso em seu quarto! Um homem chamado Michael Fagan invadiu a privacidade da monarca e o momento ficou registrado como uma das maiores falhas de segurança dos funcionários da família real britânica. Em 2012, o próprio Fagan deu uma entrevista sobre o ocorrido ao jornal The Independent on Sunday: - Eu estava mais assustado do que jamais estive em minha vida. Então ela se comunica, e é como se fosse o vidro mais fino que você consegue imaginar se quebrando. [Ela diz] O que você está fazendo aqui? Ela passou por mim e saiu correndo da sala; seus pezinhos descalços correndo pelo chão.
-
Divulgação O Lorde Mountbatten realmente escrevia cartas para Charles. Os dois se consideravam avô e neto, mas não se sabe se o lorde realmente enviou um recado ao príncipe no dia de sua morte. Provavelmente não. Também não se sabe o conteúdo dessa carta, se é que ela realmente existia.
-
Montagem-Divulgação A terceira temporada traz Olivia Colman interpretando a monarca após Claire Foy dar vida à personagem nas duas primeiras temporadas, que retratavam a rainha quando mais nova. Ou seja, a idade da personagem tenta seguir fielmente a idade da própria monarca ao longo dos acontecimentos mostrados na série!
-
Divulgação Aqui vai uma verdade: após Elizabeth se casar com Philip, por tradição, a moça deveria adotar o sobrenome do marido. Mas ao perceber isso, sua avó, a rainha Mary, logo procurou o então Primeiro-Ministro da Inglaterra, Winston Chuchill, para evitar que isso acontecesse, pois acabaria com a tradicional Casa de Windsor. Seguindo conselhos de Churchill, Elizabeth então anunciou que ela e seus filhos usariam o nome Windsor, algo que enfureceu Philip e gerou diversas discussões.
-
Montagem-Divulgação Agora, uma coisa que a série arrasa na hora de fazer a adaptação são os looks. Em diversos eventos dentro da trama, os produtores buscaram recriar a roupa usada não só por Elizabeth na vida real, como também por diversos outros personagens. O resultado, como você pode ver, é incrível - e a semelhança surpreende!
-
Montagem-Divulgação A primeira mensagem de Natal de Elizabeth II televisionada também é verdadeira - e está até disponível na internet para quem quiser ver (é só pesquisar por The Christmas Broadcast, 1957 e você poderá comparar a versão original com a da Netflix). Mas só de compararmos as fotos acima já dá para notar que a produção fez um ótimo trabalho, não é mesmo?
-
Divulgação O grande nevoeiro. Ok, de fato ele aconteceu, mas não foi bem da forma como a série mostrou. Segundo a People, demorou semanas, até mesmo anos, para os cidadãos sentirem os efeitos do nevoeiro. Os primeiros números de mortes causadas por ele só foram surgir depois que ele já havia se dissipado, diferente do que é mostrado na série, que deixa um estado de calamidade e desespero por parte da população durante o ocorrido.
-
Divulgação Para finalizar, uma mentira: na série, Winston Churchill tem uma secretária chamada Venetia Scott, que se apaixona por ele após ler sua biografia. Venetia deixou os fãs na expectativa de ver Churchill tendo um caso com a moça, mas ela acabou morrendo atropelada por um ônibus durante o famoso grande nevoeiro. O fato é que a moça não passa de uma personagem criada dentro da trama e não há registros de que ela tenha existido na vida real.