Confira 17 declarações feministas encorajadoras das famosas!
Algumas celebridades já deram show de empoderamento feminino ao falar sobre igualdade de gênero
08/Mar/2021
Da Redação

Samara Felippo dá o que falar, principalmente quando o assunto é feminismo! A atriz inspirou suas seguidoras ao postar uma foto segurando sua filha e demonstrando força. Mais inspirador ainda foi o texto que ela colocou na legenda da foto: É isso que a gente é. A gente cria junto, a gente cria separado (Mais separado do que junto né? O abandono paterno é uma epidemia). A gente é forte, equilibrada. Depois falou sobre o livre arbítrio da mulher poder ser o que ela quiser, ou não, ser: A gente alimenta, amamenta. E se não amamenta o problema não é seu. A gente trabalha. Trabalha em casa, trabalha na rua. A gente não é louca, não é indecisa e não é problemática. A gente vai ser feliz com o corpo que quisermos ter. Vai se vestir com a roupa que nos deixe mais confortável. E não será você nem ninguém que vai julgar, culpar, sexualizar. A gente terá filho se quiser. Escolherá o parceiro que tiver vontade. Amaremos quem a gente quiser. No final do texto, Samara agradece as mulheres que começaram a luta por direitos iguais: Agradeço as mulheres que no passado lutaram por mim, para que hoje eu possa ser livre e ter orgulho da mulher que me tornei. Aproveitando que no dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher, confira a seguir outros discursos encorajadores do mundo das famosas!

Lena Dunham não poderia ficar de fora, afinal, após o sucesso da série Girls seu trabalho diário na luta pela igualdade entre homens e mulheres ficou ainda mais claro. Além de participar de marchas, escrever livros e artigos, Lena vez ou outra faz um discurso inspirando outras mulheres, sempre tentando quebrar os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Uma fã abordou Busy Philipps em um evento e comentou que seu rosto estava mais fino após ela ter perdido peso. Segundo informações do site norte-americano People, a fã fez o comentário de uma forma gentil, mas Busy se sentiu incomodada da mesma forma. Depois, a atriz desabafou sobre esse tipo de situação: - Sabe quando você é mulher e às vezes as pessoas sentem que têm o direito de comentar sobre o seu corpo o tempo todo ou fazer regras sobre o seu corpo? Bom, quando você é uma atriz ou qualquer mulher na mídia, as pessoas fazem isso o tempo todo. Sempre. A quantidade de gente nos meus 20 anos de carreira que me pararam para falar sobre meu peso... Acho que seria bom se as pessoas não falassem do corpo dos outros a menos que eles falem sobre isso primeiro ou querem falar sobre seus corpos.

Maria Casadevall deixa bem clara a sua posição quando o assunto é feminismo! A atriz, que postou uma capa da revista Le Monde sobre o tema, recebeu um comentário considerado machista: Novinha, preparada para fazer visita íntima? Sem deixar barato, ela expôs o homem nas redes sociais e rebateu: Um comentário violento que ofende, que agride, que expõe, que é machista, que com um riso cínico procura descredibilizar a minha opinião política através da minha condição de gênero que aliás, ao contrário do que sugere o agressor, só me agigante. Intenso, né?

Após Samara Felippo ter feito um post falando sobre o sexismo dos brinquedos, ela postou uma captura de tela destacando a frase de Thiago Dottori, que falava sobre o feminismo não ser um exagero. Na legenda, Samara disparou: É o exagero e o mimimi que vira TUMTUMTUM... Obrigada @thiagodottori por compartilhar #feminismo #mulheres #maternidade #machismo. Uau, hein? Poderosa!

Madonna, recentemente, deu show ao falar sobre sexismo e misoginia ao receber o prêmio de Mulher do Ano pela revista Billboard. No longo discurso, Madonna falou sobre o feminismo, as dificuldades que enfrentou na carreira por causa do machismo e agradeceu algumas mulheres que a inspiraram: - Estou aqui em frente a vocês como um capacho. Quer dizer, como uma artista feminina. Obrigada por reconhecerem minha habilidade de dar continuidade à minha carreira por 34 anos diante do sexismo e da misoginia gritante e do bullying e abuso constante.. (...) O que eu gostaria de dizer para todas as mulheres que estão aqui hoje é: mulheres têm sido oprimidas por tanto tempo que elas acreditam no que os homens falam sobre elas. Elas acreditam que elas precisam apoiar um homem. E há alguns homens bons e dignos de serem apoiados, mas não por serem homens, mas porque eles valem a pena. Como mulheres, nós temos que começar a apreciar nosso próprio mérito. Procurem mulheres fortes para que sejam amigas, para que sejam aliadas, para aprender com elas, para que as inspirem, apoiem e instruam. Estou aqui mais porque quero agradecer do que para receber esse prêmio. Agradecer não apenas a todas as mulheres que me amaram e me apoiaram ao longo do caminho; vocês não têm ideia de quanto o apoio de vocês significa. Mas para aqueles que duvidam e para todos que me disseram que eu não poderia, que eu não iria e que eu não deveria, sua resistência me fez mais forte, me fez insistir ainda mais, me fez a lutadora que sou hoje. Me fez a mulher que sou hoje. Então, obrigada.

Lady Gaga também está na lista de mulheres que encorajam outras mulheres e principalmente fãs a encararem o machismo na atualidade. Após o discurso de Madonna, a cantora mostrou-se orgulhosa: - Madonna, seu discurso do Billboard Music Awards foi inspirador. Você é tão corajosa e forte. Obrigada por ser isso para nós garotas. Nós precisamos disso. A loira também mostra que é preciso muita sororidade no entretenimento para enfrentar as dificuldades das mulheres. Gaga já saiu em defensa de Kesha após a cantora acusar seu produtor de agressão e sempre se defende das críticas que recebe sobre seu corpo, incentivando meninas a não se sentirem mal com a própria aparência: -Não importa quem você é ou o que você faz. Eu poderia dar-lhe um milhão de razões pelas quais você não precisa atender a ninguém ou a qualquer coisa para ter sucesso. Seja você, e seja impecavelmente você. Isso é coisa de campeões. E muito obrigada a todos por me apoiarem. Eu amo vocês! Beijos, Gaga.

Pink é realmente um exemplo a ser seguido dentro da indústria da música, já que possui diversas canções que promovem a força da mulher e a igualdade entre todos. E no VMA de 2017 ela fez um lindo discurso empoderador, como você pode ver a seguir: - Eu estava levando minha filha para a escola e ela disse do nada: Eu sou a garota mais feia que eu conheço. E ela disse: É, eu pareço um menino com cabelo comprido. E eu fiquei: De onde está vindo isso, você tem apenas seis anos de idade. E então, eu fiz uma apresentação em casa para ela, no Power Point. Eu coloquei diversas fotos de grandes rock stars, de artistas andrógenos e pessoas que vivem a verdade deles, mesmo que as pessoas tirem sarro delas todos os dias e eles continuam levantando a bandeira deles sem ligar para isso, como Michael Jackson, George Michael, Elton John... e os olhos dela brilharam! A cantora disse que ainda explicou para a filha que ela não deveria se sentir assim, pois não se deve mudar por causa das criticas, mas levar isso em consideração e se transformar em pérola, se tornando mais forte e ajudando outras pessoas a mudarem, para que elas enxerguem todo o tipo de beleza: - E você, minha filha querida, é linda e eu te amo, disse ao final do discurso para a filha que estava na plateia. Que mensagem mais linda, não acha?

Kate Beckinsale já ouviu muitos comentários machistas sobre seu corpo por ser mulher e não quer que a filha passe pela mesma situação. No programa Chelsea da apresentadora Chelsea Handler, a atriz compartilhou o conselho que dá para a sua filha, Lily, de 18 anos: - Existe um momento em que, politicamente, a mulher dá grandes passos, e parece sempre que a moda dita regras de um tipo de corpo totalmente inalcançável. E isso é um modo de controlar as mulheres e distraí-las de seu próprio ser. Normalmente você precisa ter seios grandes e uma cintura finíssima, mas enquanto isso, tem muita coisa acontecendo lá fora. Arrasou, hein?

Anitta também tem deixado bem claro em seus shows que, apesar de ser do funk e rebolar muito no palco, não quer dizer que está afim de ouvir atitudes machistas e críticas sobre a exibição do seu corpo. No palco, ela frequentemente tem falado sobre empoderamento e deixado bem claro que dança porque quer, mostra o corpo porque quer e não há quem irá fazer com que ela pare tão cedo! Em um dos shows, ela contou uma situação que viveu e pediu respeito pelas mulheres: - Um dia, gente, eu prometo para vocês que eu vou fazer o nosso funk carioca ser respeitado no nosso país. Porque o nosso funk nasceu aqui, foi feito aqui e ele merece ser respeitado sim. Uma vez eu peguei um cara que falou assim pra mim: Se tu fosse minha mulher, a primeira coisa que ia mudar é se rebolar aí na frente dos outros. Aí eu falei: Ah, entendi, pra me pegar é legal; pra ser tua mulher não dá. Hipocrisia é que não dá, sabe por quê? Eu prefiro ficar sozinha do que ser subordinada.

Titi Müller deu aula de feminismo para as apresentadoras que ainda estão com medo de colocar sua opinião na televisão ao detonar o DJ israelense Borgore, que se apresentou no Lollapalooza 2017. Durante transmissão ao vivo pelo canal Bis, a apresentadora teceu críticas às produções do DJ: - Na medida que ganhou visibilidade, as letras compostas por ele, totalmente machistas, misóginas, babacas, foram ganhando visibilidade e muitas críticas. Teve muita gente que foi em defesa. A própria NERVO [dupla de DJ's] - que vai tocar aqui hoje e não autorizou nossa transmissão -, falou que apesar de compor letras tipo: aja como uma vadia mas antes lave louça, isso é só um personagem. Querido, na próxima encarnação, invente um personagem melhor. Eu gostaria de falar machistas não passarão, mas vai passar nesse canal agora. É isso aí, Borgore. Vai que é tua, querido. A transmissão, no entanto, não acabou indo ao ar e Titi Müller voltou após uma breve exibição do DJ no palco informando que a apresentação dele poderia ser vista no site do canal pago Multishow e comemorou por não ter que mostrar o tal show.

A estrela de Harry Potter e de A Bela e A Fera, está entre as jovens garotas declaradas feministas que fazem discursos de cair o queixo. Certa vez, a atriz declarou durante discurso na ONU ao falar sobre seu ativismo pelo feminismo: - A onda de resposta que temos recebido em apoio para HeForShe nos diz que estamos de acordo com o que o mundo quer: ser uma parte da mudança. Precisamos de toda a liderança do país, bem como a de centenas de universidades e empresas a seguir o programa IMPACT 10x10x10 de HeForShe, de modo a por fim às desigualdades persistentes enfrentadas pelas mulheres e meninas no mundo todo. Isso vai trazer fim às desigualdades.

Apresentadora do Amor & Sexo, Fernanda Lima já quebra um baita tabu ao falar sobre assuntos tão polêmicos, principalmente tachados proibidos para o universo feminino. Em sua décima temporada no ar, a esposa de Rodrigo Hilbert veio com uma artilharia de peso para falar sobre igualdade de gênero e defender as minorias. Durante sua estreia ela declarou: - A gente acredita na igualdade de direitos entre homens e mulheres. Para quem não sabe, isso é feminismo. Chega de mimimi machista.

Viola Davis também já falou sobre feminismo, principalmente relacionado à mulheres negras. Ao ganhar o prêmio See Her, que reconhece o empenho de atrizes que fazem a diferença na forma como as mulheres são retratadas em produções cinematográficas e televisivas, no Critic's Choice Awards, a atriz falou: - Eu realmente acredito que o privilégio de uma vida inteira é ser quem você é, e eu recentemente só abracei isto aos 51 [anos de idade]. Já no Emmy Awards, a atriz foi ainda mais enfática e emocionou: - A única coisa que separa uma mulher negra de qualquer outra pessoa é a oportunidade.

Em seu discurso no Oscar de 2015, Patricia Arquette também mostrou ser feminista. A atriz, que ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante, discursou em prol da igualdade de gêneros, especialmente para que homens e mulheres tenham o mesmo salário, ganhando aplausos de todos os presentes, inclusive de celebridades com Meryl Streep e Jennifer Lopez. - Dedico a todos os cidadãos que já lutaram pela igualdade de diretos. É hora de garantir a igualdade de pagamento de uma vez por todas nos Estados Unidos, disse em sua fala.

Rihanna precisou mostrar que é uma mulher forte na marra. Para quem não se lembra, o seu namoro com Chris Brown terminou após ela ter sido agredida fisicamente, o que levou à prisão do rapper e uma polêmica jamais esquecida pelo mundo do entretenimento. Após o episódio, Rihanna não baixou a cabeça e passou a fazer ainda mais sucesso em anos de muito trabalho. Em entrevista à Vogue, a cantora já falou sobre empoderamento feminino e a importância da luta pela igualdade existir: - Mulheres se sentem empoderadas quando elas podem fazer as coisas que supostamente são permitidas só para os homens. O empoderamento quebra limites e fronteiras, é libertador quando você se sente tipo Nossa, também posso fazer aquilo. Apesar de se manter discreta, em suas músicas e até mesmo em seu comportamento, Rihanna já mostrou que é uma girl power e tanto e até negou os rumores de rivalidade com Beyoncé, mostrando que não há motivo para mulheres serem rivais: - É o seguinte: essas pessoas que criam rivalidades só se excitam com coisas negativas, coisas competitivas. Eu não levanto da cama todos os dias para fazer isso, pois só eu posso fazer o que eu faço. Ninguém mais é capaz disso. Já em entrevista à Vanity Fair, Riri também falou sobre as agressões que mulheres sofrem: - Muitas mulheres e jovens meninas ainda passam por isso […] Não é um tema para esconder embaixo do tapete, então eu não posso simplesmente ignorá-lo como se fosse nada ou que eu não o leve a sério.

Jennifer Lawrence também já fez declarações sobre a diferença entre salários de homens e mulheres. Em carta, ela falou: Eu não queria ficar lutando por alguns milhões de dólares que - depois de ter estrelado duas franquias [X-Men e Jogos Vorazes] - eu realmente não precisava... Cansei de tentar encontrar a maneira fofa de marcar minha opinião e continuar sendo simpática. Jeremy Renner, Christian Bale e Bradley Cooper todos lutaram e conseguiram negociar bons contratos para si. No mínimo eles foram elogiados por serem duros e estratégicos, enquanto eu estava preocupada em parecer uma fedelha sem conseguir o que era justo. E ainda relembrou o caso do vazamento de dados da Sony: Quando aconteceu o vazamento da Sony e eu soube como estava ganhando menos que os caras com pintos, não me irritei com a Sony. Eu me irritei comigo mesma. Eu falhei na negociação porque desisti muito cedo. Não queria brigar por milhões de dólares que, francamente, graças a duas franquias eu não preciso. Para a Vanity Fair, a atriz também desabafou sobre o caso de fotos íntimas suas terem sido divulgadas na internet: - Só porque eu sou uma figura pública, só porque eu sou uma atriz, não significa que eu pedi por isso (…) É o meu corpo, e deveria ser uma escolha minha, e o fato de que isso não foi escolhido por mim é absolutamente nojento. Eu não consigo acreditar que nós vivemos em um mundo como esse.
-
Deslumbrante! Confira o vestido de Isis Valverde para o casamento com Marcus Buaiz
-
Renata Sorrah abre o jogo sobre os memes dela: Viajou o mundo inteiro, é uma delícia
-
Neymar Jr. posta foto com Mavie e Bruna Biancardi após elas retornarem ao Brasil: Elas chega...
-
Davi Brito exibe abdômen e se compara com Leo Santana: Concorrência está chegando
-
Brunna Gonçalves comemora oito anos com Ludmilla: Muito orgulho da nossa história