-
Uma delegada de São Paulo usou as redes sociais para informar que abriu um boletim de ocorrência contra Deolane Bezerra pelos crimes de injúria e calúnia. Segundo informações Oliveira, Maria Aparecida Rezende Corsato foi quem apreendeu dois carros de luxo da influenciadora. Em um vídeo publicado no Instagram, ela conta que fez a denúncia e tomar providências legais após ser acusada de mentir e divulgar informações falsas: - Eu entendi que fui vítima de injúria e calúnia. Foi feito um boletim de ocorrência tipificando esses crimes. Ainda tomei outra providência jurídica. Descobri que a Adélia [Soares] me encaminhou uma carta de retratação, falando que Deolane não sabia que ela estava me notificando para excluir um conteúdo que era público, notório e fato verdadeiro. Óbvio que não exclui o conteúdo e fiz um boletim de ocorrência em cima da Deolane. Na hora que fui chamada de mentirosa, me senti injuriada. Quando ela disse que o conteúdo causou má fama à influenciadora, me senti caluniada, porque me acusou de cometer o crime de difamação contra a cliente dela. Em seguida, Maria Corsato relatou que, ao analisar com mais calma a procuração que acompanhava a notificação recebida por ela, notou que a assinatura de Deolane não parecia natural e tinha indícios de que teria sido copiada e colada. Por conta disso, decidiu denunciar mais um crime: - Quando chegou a carta de retratação, achei estranho. Ela notificou sem a cliente saber [...] Fui olhar com cuidado, a procuração parecia ter sido assinada pela influenciadora e notei que em torno da assinatura uma granulação acinzentada. Percebi que a assinatura que constava na procuração que acompanhou minha notificação não era natural, mas um recorte aposto na procuração. Foi colado. Isso e mais o fato da Adélia [Soares] ter dito que foi uma decisão dela, do escritório dela, sem a cliente saber, entendi que houve outro crime e também comuniquei o delegado. A seguir, veja o que mais sabemos sobre o caso:
Divulgação
1
-
No dia 4 de setembro, Deolane foi surpreendida ao ser presa em Recife, em Pernambuco, quando visitava a família, em uma investigação da polícia sobre lavagem de dinheiro envolvendo jogos de apostas. No dia 13 de setembro, um novo pedido de habeas corpus da influenciadora foi negado pelo Supremo Tribunal Judicial. Segundo o desembargador Otávio de Almeida Toledo, o pedido foi negado por questões processuais, já que, segundo ele, o caso não deveria estar no STJ. Com isso, a influenciadora seguirá presa na penitenciária de Buíque, no Agreste de Pernambuco.
AgNews
2
-
Através das redes sociais, Deolane escreveu uma carta a mão lamentando a situação, inclusive, de sua mãe, que também foi presa na operação. Hoje não teve boa tarde, Brasil! Mas estou passando aqui para tranquilizá-los e afirmar mais uma vez que estou sofrendo uma grande injustiça. É notório o preconceito e a perseguição contra minha pessoa e minha família, mas isso tudo servirá para provar mais uma vez para lodos voas que não prático e nunca pratiquei crimes. Peço orações para todos vocês. Obrigada pelo carinho. Já, já estou aqui de novo. Esquece que a mãe está enjaulada. Só para descontrair. E lembrando todos: os impostos estão PAGOS, escreveu ela.
AgNews
3
-
Enquanto isso, na porta da delegacia, fãs de Deolane começaram a se reunir e manifestar contra a prisão. No dia 8 de setembro, ela voltou a escrever uma carta a mão, que dizia: Olha eu aqui de novo, tá demorando, né? Sim, as coisas para mim sempre foram mais difíceis, mas como operadora do direito, sigo aguardando os prazos. Sou filha do Altíssimo e tenho certeza que tudo que venho passando é para firmar a minha fé naquele que sempre me colocou de pé. Não é fácil uma mulher nordestina, mãe solo, criada por mãe solo, vinda de comunidade, chegar onde cheguei. As provações são gigantes e irei passar por todas elas. Agradeço imensamente o carinho e apoio de todos, tenham certeza que não irão se arrepender. Afirmo com todo o respeito que tenho por vocês, sou inocente e não há uma prova sequer.
AgNews
4
-
De volta ao dia 4 de setembro... Em São Paulo, onde ela mora, sua mansão também foi alvo das autoridades, e a influenciadora teve alguns bens apreendidos. De acordo com o Extra, a Polícia Civil de Pernambuco divulgou que ela foi levada até o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais. A operação foi nomeada pelas autoridades de Integration, e foi iniciada em abril de 2023. Ao todo, foram expedidos 18 mandados de prisão, e 24 de busca e apreensão, localizados em Recife, Campina Grande, Barueri, Cascavel, Curitiba e Goiânia.
AgNews
5
-
Até que na segunda-feira, dia 9, Deolane foi liberada com um habeas corpus para prisão domiciliar, já que esse privilégio pode ser concedido às mães de crianças menores de 12 anos de idade, como é o seu caso. No entanto, a mãe dela, Solange Bezerra, continuou presa. Ao sair, a influenciadora foi carregada pelas mãos dos fãs, que ainda estavam na porta do local.
AgNews
6
-
Mas não foi só a Deolane que teve o
habeas corpus negado. Segundo a coluna da Fábia Oliveira,
Solange, que foi presa junto com a filha, também teve seu pedido negado pela justiça e não poderá sair da prisão. Além disso, ela também foi acusada de ter envolvimento com tráfico de drogas e sonegação fiscal. Isso porque ela informava uma renda mensal de 10 mil reais, mas movimentou mais de 478 mil reais em apenas um mês, o que chamou a atenção das autoridades.
7
-
No entanto, a prisão domiciliar, que seria cumprida em São Paulo, foi revogada após Deolane não cumprir as medidas cautelares. Para poder responder o processo em liberdade, a influenciadora não poderia se manifestar sobre o assunto nem usando as redes sociais, muito menos dando entrevistas para a imprensa, o que ela acabou eventualmente fazendo. No dia 10 de setembro, ela foi notificada ao chegar no Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, de que a prisão domiciliar seria revogada.
AgNews
8
-
Ainda na noite do dia 10 de setembro, quando foi presa, sua equipe jurídica entrou com um pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal de Justiça.
Divulgação
9
-
No entanto, o pedido foi negado pela Justiça pernambucana. O responsável em desempatar a votação argumentou e criticou a postura de
Deolane em relação a sua filha, Valentina, de oito anos de idade, já que a advogada descumpriu as ordens para permanecer em prisão domiciliar. Segundo o portal
LeoDias, o desembargador disse:
Lastimo que a Paciente não tenha tido para com a sua filha a mesma prioridade, atenção e cuidado que a Justiça brasileira teve, mas diante da gravidade dos fatos, tenho que agiu acertadamente a MM Juíza quando decretou a prisão preventiva da paciente, medida que diante das circunstâncias fáticas acima apresentadas se mostra totalmente proporcional.
10
-
Presa, novamente, ela passou a madrugada do dia 11 de setembro em uma cela reserva das outras detentas na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste de Pernambuco.
Divulgação
11
-
Daniele Bezerra, filha de Solange Bezerra, caiu no choro após notícias de sua mãe estar envolvida com tráfico de drogas. Nos
Stories do
Instagram, a irmã de Deolane Bezerra, postou diversos vídeos chorando e pedindo ajuda aos seguidores:
- Isso é um absurdo muito grande. Quem está aqui falando não é mais a Dra. Daniele, é a Daniele, mãe, filha e irmã, quem está aqui falando para vocês é uma pessoa desesperada que sabe que já errou de gritar demais e falar muito, porque só quem tem uma mãe presa sabe. Minha mãe está presa e é inocente. Agora ainda sai matéria falando uma coisa dessas de tráfico de drogas. Desesperada, ela suplicou:
- Parem, por favor, parem, a gente não aguenta mais. Se um dia vocês tiverem uma mãe presa, vocês vão gritar, vão falar coisas que não queriam pelo desespero de ter uma mãe presa, ainda mais com uma notícia dessas. Minha mãe é uma pobre coitada que com 20 anos tinha três filhas, saiu do interior de Pernambuco e trabalhou de faxineira, arrumadeira, vendedora, tudo que era possível para criar nós três, não para acontecer o que está acontecendo. Me perdoem se me excedi, é minha mãe que está presa.
12
-
No dia 17 de setembro, de acordo com o Portal Leo Dias, os advogados de Deolane Bezerra entraram com um segundo pedido de Habeas Corpus no Superior Tribunal de Justiça. A influenciadora segue presa na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco. O primeiro pedido foi negado pelo STJ no dia 13 de outubro, o desembargador Otávio de Almeida Toledo alegou que questões processuais não permitiram a aceitação.
AgNews
13
-
O Supremo Tribunal de Justiça supostamente negou o novo pedido de Habeas Corpus feito pelos advogados de Deolane Bezerra, que está detida na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, desde o dia 10 de setembro. Segundo informações do jornal Metrópoles, a defesa da influenciadora havia contestado a medida cautelar que proibia a manifestação em redes sociais, imprensa e outros meios. Eles argumentaram que essa medida é ilegal e pediram a revogação da prisão preventiva. No entanto, o desembargador Otávio de Almeida Toledo teria negado o pedido após não reconhecer os argumentos. Leo Dias noticia que Deolane supostamente tem ficado a ala mais afastada das demais enquanto continua em prisão preventiva. Ela ainda teria optado em não fazer muito contato com outras encarceradas e estaria na mesma ala em que se encontra o berçário. Sábado seria o dia em que as visitas são permitidas.
Divulgação
14
-
As investigações da operação que prendeu Deolane Bezerra e sua mãe chegaram ao fim. Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, a Polícia Civil informou, no dia 18 de setembro, que havia concluído a operação, nomeada de Integration, e que teve início em abril de 2023. Com isso, o inquérito deve ser levado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que será o responsável por decidir o futuro dos investigados. Ou seja, se irá denunciá-los a Justiça para que seja dado continuação ao processo.
15