-
O Brasil parou na manhã do dia 17 de agosto de 2024 depois de ser anunciada a morte de Silvio Santos, aos 93 anos de idade. Uma das maiores personalidades do Brasil e grande comunicador, ele nos deixou às 04h50 da madrugada, em decorrência de uma broncopneumonia. Certamente um dos rostos mais conhecidos do país, o Dono do Baú, como também era conhecido, era carismático e muito popular, chegando, até, a quase se candidatar à presidência. E além de todo o talento na TV brasileira, ele também foi um dos mais talentosos empreendedores da história do país, explorando a economia popular e dos meios de comunicação de massa para criar um império empresarial que vai muito além do SBT. Era casado com Íris Abravanel e teve seis filhas, sendo que quatro delas, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata, foram fruto do casamento do apresentador com sua última esposa. As duas filhas mais velhas, Cíntia e Silvia, eram do primeiro relacionamento do empresário, com Maria Aparecida Vieira, conhecida como Cidinha. A seguir, relembre a trajetória de Silvio Santos.
Divulgação-SBT
1
-
Filho de dois imigrantes judeus, Alberto e Rebecca, Senor Abravanel era seu nome de batismo. Ele nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Tinha cinco irmãos, mas se dava melhor com Leon, seu irmão mais novo, com que chegou a empreender quando era pequeno. Nas eleições de 1946, quando ainda tinha 14 anos de idade, ele fez seu primeiro gesto como empreendedor. Viu um homem que vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro e decidiu fazer o mesmo. Como a repressão da polícia ao comércio ambulante, ele e Leon vendiam seus produtos na rua por apenas 45 minutos por dia, que era o tempo de almoço dos guardas.
Divulgação-SBT
2
-
Com uma voz que já chamava atenção desde pequeno, Silvio foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara quando ainda fazia suas vendas ao lado do irmão. Surpreendentemente, ele passou em primeiro lugar, tendo superado nomes como Chico Anysio, mas, pouco tempo depois, voltou a ser ambulante porque faturava mais. Aos 18 anos de idade, no entanto, foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas. Sem conseguir seguir como camelô, ele voltou a ser locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra. Aos 20 anos de idade, decidiu tentar a vida em São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios em caravanas de artistas, e acabou se formando como técnico em contabilidade, mas seguiu na carreira artística, conseguindo uma nova vaga como locutor de rádio da Rádio Nacional de São Paulo.
Divulgação-SBT
3
-
Em 1958, seu amigo e também radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês, mas Nóbrega havia vendido muitos carnês, e estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda de Silvio para resolver a situação antes de fechar a empresa. Mas Silvio Santos viu no Baú da Felicidade uma oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo Silvio Santos.
Divulgação-SBT
4
-
O apresentador manteve o sistema de crediário, mas expandiu o negócio, criando lojas em que as pessoas poderiam trocar os carnês quitados tanto por brinquedos quanto eletrodomésticos. Além disso, em 1961, Silvio Santos estreou seu primeiro programa na TV, chamado Vamos Brincar de Forca, que mais tarde se tornaria o Programa Silvio Santos, onde passou a fazer propaganda do Baú da Felicidade. Com o tempo, o Baú passou a distribuir não só brinquedos e eletrodomésticos e, em 1969, ele fundou a Baú Financeira, embrião do que 21 anos depois se transformaria no Banco PanAmericano. Em 1975, a divisão financeira do Grupo Silvio Santos ganharia ainda o reforço da Liderança Capitalização, que em 1991 passou a comercializar a TeleSena.
Divulgação-SBT
5
-
Na década de 1970, Silvio começou a pensar em ter sua própria emissora de TV. O sonho foi concretizado em 1975, quando venceu a concorrência para o Canal 11, do Rio de Janeiro. Em 1981, ele ganhou a concessão de mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT. Toda sua popularidade à frente das câmeras rendeu, inclusive, convites para que ele entrasse no mundo da política, o que quase aconteceu nas eleições presidenciais de 1989. Ele chegou a lançar campanha na televisão, mas a candidatura foi barrada na Justiça porque ele era dono de uma concessionária de TV.
AgNews
6
-
Nos anos 2000, fundou a Jequiti cosméticos e, em 2007, inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá. Mas o Grupo Silvio Santos passou por uma situação delicada no final de 2010, quando foi descoberto um rombo de mais de quatro bilhões no Banco PanAmericano, o que levou o empresário a cogitar vender todo o seu império e ir morar nos Estados Unidos. Mas ele empenhou várias de suas empresas para quitar a dívida e apostou suas fichas na Jequiti. Passados os anos da crise, o Grupo Silvio Santos segue firme graças ao talento para os negócios de seu proprietário, que nos deixa em agosto de 2024, e que deixou suas filhas no comando da emissora e de seus negócios.
Divulgação-SBT
7