-
Divulgação De cantor, a embaixador da ONU e Ministro da Cultura! Gilberto Gil é uma das maiores personalidades da música brasileira e tem uma trajetória repleta de premiações e conquistas, inclusive, internacionais. Para saber mais sobre a inesquecível carreira do cantor, que faz aniversário nesta segunda-feira, dia 26, coloque um sucesso dele para tocar e acompanhe a galeria!
-
Divulgação Desde sua infância, Gil já mostrava muito interesse pelo mundo da música e se interessava por sucessos de Orlando Silva e Luiz Gonzaga. Muitos não sabem que depois que concluiu o ensino médio o cantor prestou vestibular para cursar engenharia, mas não foi aprovado e acabou se formando em administração de empresas.
-
Divulgação Sua carreira no mundo da música começou oficialmente em 1962, quando gravou seu primeiro compacto. No ano seguinte, o cantor conheceu Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa. Mais tarde o grupo se juntou a Tom Zé e fez o espetáculo Nós, Por Exemplo, no Teatro Vila Velha, em Salvador. Depois disso, Gil passou a ter uma vida dupla: na parte da manhã se preparava para se tornar diretor de uma empresa e à noite tocava e cantava em bares.
-
Divulgação Gil ganhou destaque depois que apresentou composições Eu Vim da Bahia e Louvação no programa O Fino da Bossa, comandado por Elis Regina. Com o sucesso, o cantor decidiu viver apenas da música e saiu do seu emprego para assinar um contrato com a gravadora Philips Records. Em 1967, ele lançou seu primeiro álbum Louvação.
-
Divulgação Morando no Rio de Janeiro, Gil participou de festivais da Record e da TV Rio e chegou a ter seu próprio programa na TV Excelsior, o Ensaio Geral. No terceiro festival da Record o cantor apresentou Domingo no Parque acompanhada pelos Mutantes, e conquistou o segundo lugar. Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, ficou em quarto lugar e formou, junto com Domingo no Parque, o embrião do movimento tropicalista.
-
Divulgação Domingo no Parque usa ritmos da capoeira nordestina misturados com sons de guitarra, uma característica da cultura norte-americana. Na época, o Brasil passava por uma fase de grande nacionalismo e o uso de instrumentos de outras culturas representava um choque com o governo vigente. Em 1964, o Brasil sofreu um golpe militar e a população perdeu suas liberdades democráticas. Neste contexto, nasce o movimento tropicalista que tinha como objetivo mesclar a cultura popular brasileira com instrumentos modernos.
-
Divulgação O movimento começou a se consolidar na época que Gilberto Gil começou a trabalhar com seu novo álbum solo e mais um projeto ao lado de outros tropicalista, como Caetano, Gal Costa, Tom Zé, Nara Leão, Os Mutantes e Rogério Duprat. Intitulado com seu nome, o álbum lançado pelo cantor tornou-se um dos álbuns fundamentais do tropicalismo. Como a vanguarda representava uma intervenção na cultura do país e uma crítica a política nacional, o governo resolveu reprimir o movimento, prendendo Caetano Veloso e Gilberto Gil no dia 13 de dezembro de 1968.
-
Divulgação Os líderes do movimento foram soltos em fevereiro do ano seguinte e ficaram sob regime de confinamento até julho, mas depois disso foram exilados e se fixaram com suas respectivas esposas em Londres. Caetano e Gil fizeram uma série de apresentações em diversos países da Europa. Depois de ter contato com grandes nomes da música internacional e ser influenciado por ritmos, como o reggae, Gil lançou um álbum somente com canções em inglês.
-
Divulgação Em janeiro de 1962, o cantor retornou ao Brasil e lançou o Expresso 2222 e percorreu as principais capitais do país com o espetáculo Gilberto Gil: Em Concerto, que durou dois anos. Em 1977, após participar do Festival da Nigéria, Gil gravou seu disco mais black, Refavela.
-
Divulgação No álbum Realce, de 1979, ele mostrou o interesse que adquiriu em sua experiência internacional pelo reggae e pelo pop. São dessa fase os LPs Luar, Um Banda Um, Extra, Raça Humanda, Dia Dorim, Noite Néon e Eterno Deus Mu Dança. No início da década de 1980, Gil conhece a atual mulher, Flora.
-
Divulgação De 1989 e 1992, Gil foi vereador na Câmara Municipal de Salvador pelo Partido Verde e 2001 ele foi nomeado como embaixador da ONU para agricultura e alimentação.
-
Divulgação Em 2003, o cantor tomou posse no cargo de Ministro da Cultura, durante o governo Lula, do qual demitiu-se em julho de 2003 para dedicar-se à carreira artística.
-
Divulgação No ano passado Gil foi internado no Hospital Sírio Libanês para realizar uma série de exames clínicos. Poucos dias depois de receber sua alta, o cantor já estava em cima dos palcos para dar continuidade a sua então turnê Dois Amigos e um Século de Música.
-
Divulgação Entre as músicas mais marcantes do cantor estão: Domingo no Parque, Aquele Abraço, Eu Só Quero um Xodó, Preciso Aprender a Só Ser, Se Eu Quiser Falar com Deus, Toda Menina Baiana, Soy Loco por Ti América e Sítio do Pica-pau Amarelo.