Nostalgia e representatividade marcam o Oscar 2018, saiba tudo o que rolou!
A premiação aconteceu no domingo, dia 4
05/Mar/2018
Da Redação

E mais um Oscar acontece neste domingo, dia 4! Com apresentação de Jimmy Kimmel, a premiação enaltece as melhores produções e artistas do cinema. Após seu discurso de abertura, que arrancou risada da plateia, o comediante chamou a atenção para o caso que domina Hollywood no momento: assédio. Ele cutucou Harvey Weinstein, produtor acusado por diversas atrizes, e ainda citou o caso de Mark Wahlberg e Michelle Williams, que receberam salários diferentes ao atuarem em Todo o Dinheiro do Mundo.

Para quebrar um pouco o clima, Jimmy falou que a premiação é longa e o artista que fizesse o menor discurso de vencedor levaria para casa uma lancha, algo que foi promovido por Hellen Mirren, de cima do palco!

E para apresentar a categoria de melhor ator coadjuvante, o primeiro prêmio da noite, Viola Davis subiu ao palco para anunciar que o vencedor seria Sam Rockwell por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime! Esta é a primeira indicação ao Oscar e a primeira estatueta do astro. Em seu discurso, começou brincando que queria ganhar a lancha de Jimmy e por isso ia acelerar sua fala!

Gal Gadot e Armie Hammer em seguida subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor maquiagem e cabelo. O prêmio foi para a equipe de O Destino de Uma Nação, que traz Gary Oldman com diversos artifícios no rosto, para se tornar Winston Churchill, o primeiro-ministro da Inglaterra.

Após Eva Marie Saint dar a estatueta de melhor figurino para Trama Fantasma, Greta Gerwig e Laura Dern apresentaram juntas o prêmio de melhor documentário de mãos dadas. O prêmio foi para Ícaro, que fala sobre doping no mundo dos esportes, e foi dirigido por Bryan Fogel.

Em seguida, foi a vez de Taraji P. Henson subir ao palco para indicar a primeira grande performance da noite: Mary J. Blige cantando Mighty River do filme Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi. A cantora, aliás, está indicada como melhor atriz coadjuvante pelo filme, assim como melhor canção original, com Mighty River.

Após uma belíssima homenagem aos 90 anos de Oscar, mostrando filmes e artistas de todos os tipos, Ansel Elgort e Eiza González, astros de Em Ritmo de Fuga, subiram ao palco para apresentar melhor edição de som. O prêmio foi para Richard King e Alex Gibson, pelo trabalho em Dunkirk. Em relação à mixagem de som, a estatueta também acabou indo para o filme de Christopher Nolan!

Lupita Nyong’o e Kumail Nanjiani brincaram sobre a pronúncia de seus nomes e falaram sobre o fato de serem imigrantes e os sonhos a serem realizados, não importa de onde você seja. Após darem o prêmio de produção de design para A Forma da Água, foi a vez de mais uma performance: cantando Remember Me, de Coco: A Vida é uma Festa, Gael Garcia Bernal, Miguel e Natalia Lafourcade subiram ao palco juntos.

Após Rita Moreno anunciar o chileno Uma Mulher Fantástica como o vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro, chegou a hora de Mahershala Ali dar a estatueta de melhor atriz coadjuvante. O homenzinho dourado acabou indo para Allison Janney e sua performance em Eu, Tonya! A atriz era a favorita na categoria e essa foi a primeira vez em que ela conquistou o Oscar. Na hora do discurso, ela abriu com uma piada: - Eu fiz tudo sozinha!

Astros de Star Wars: Os Últimos Jedi, Oscar Isaac, Mark Hamill e Kelly Marie Tran, além do querido BB8, subiram ao palco para apresentar a categoria de melhor curta de animação, prêmio que acabou indo para Dear Basketball, de Glen Keane e o jogador de basquete, Kobe Bryant. O quarteto ainda ficou no palco para dar a Coco: A Vida é uma Festa o prêmio de melhor filme de animação!

Indicado na categoria de melhor canção original por Mystery of Love, que faz parte da trilha-sonora de Me Chame Pelo Seu Nome, Sufjan Stevens se apresentou no palco da premiação. O músico foi apresentado por Daniela Vega, estrela de A Mulher Fantástica.

Para falar da categoria de melhores efeitos especiais, Gina Rodriguez e Tom Holland subiram ao palco juntos. A dupla logo anunciou Blade Runner 2049 como o grande vencedor! O quarteto responsável pelo prêmio é formado por John Nelson, Paul Lambert, Richard R. Hoover e Gerd Nefzer.

Em seguida, foi a vez de Matthew McConaughey apresentar sozinho a categoria de melhor edição de filme. O ator, que já ganhou a estatueta como melhor ator em Clube de Compra de Dallas, anunciou que Lee Smith, por seu trabalho em Dunkirk, é o grande vencedor da noite!

Alguns atores como Mark Hamill, Gal Gadot, Emily Blunt, Margot Robbie, Lupita Nyong’o e Armie Hammer, se voluntariaram ao lado de Jimmy Kimmel para surpreender um pessoal que estava assistindo ao Oscar em um cinema ali na frente do local da premiação. A ideia era surpreender o público e dar comida para todos eles. Nem precisa dizer que a ideia foi um sucesso e a reação das pessoas foi puro susto e alegria, não é mesmo?

O diretor e roteirista Dave Chappelle anunciou a terceira apresentação da noite, que ficou por conta de Common e Andra Day, que juntos criaram Stand Up For Something, do filme Marshall, música que concorre na categoria de melhor canção original. O longa conta a história verídica de Thurgood Marshall, o primeiro negro a entrar para a Suprema Corte dos Estados Unidos.

Chadwick Boseman, astro de Pantera Negra, e Margot Robbie, estrela de Eu, Tonya, subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor roteiro adaptado. O vencedor? James Ivory, de Me Chame Pelo Seu Nome! O filme é baseado no livro de André Aciman e conta a história de amor entre Elio e Oliver, interpretados no cinema por Timothée Chalamet e Armie Hammer, respectivamente.

Já a categoria de melhor roteiro original ficou nas mãos de Nicole Kidman. A atriz anunciou que a estatueta iria para Jordan Peele, que escreveu Corra!. Essa é a terceira indicação dele ao Oscar, sendo que ele ainda concorre na categoria de melhor diretor na edição deste ano.

Sandra Bullock subiu ao palco e enalteceu de forma discreta a única mulher, Rachel Morrison, de Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, indicada na categoria do Oscar de melhor fotografia. Porém, quem levou a melhor foi Roger Deakins, por seu trabalho em Blade Runner 2049.

Em seguida, Zendaya, do filme O Rei do Show, anunciou que Keala Settle subiria ao palco para apresentar a música-tema do longa, This Is Me. A performance, emocionante, contou ainda com um coral que acabou indo para a plateia, cantar e dançar entre os artistas.

Após uma breve homenagem a Christopher Walken, o próprio ator subiu ao palco para entregar a Alexandre Desplat, de A Forma da Água, o prêmio de melhor trilha-sonora. O compositor francês já havia ganho nessa mesma categoria por seu trabalho em O Grande Hotel Budapeste, filme de 2015 dirigido por Wes Anderson. Ao todo, já foram oito indicações como melhor trilha-sonora.

Ao lado de Lin-Manuel Miranda, Emily Blunt ajudou a apresentar o prêmio de melhor canção original! Remember Me, de Coco: A Vida é uma Festa acabou levando a melhor. Os autores da canção, Kristen Anderson-Lopeze Robert Lopez, que já ganharam por Let It Go de Frozen, agradeceram pela estatueta.

Para homenagear aqueles que se foram, Eddie Vedder, líder do Pearl Jam, cantou Room At the Top, de Tom Petty. Imagens de atores como Jerry Lewis e John Heard apareceram no telão.

Vencedora da melhor atriz por sua atuação em La La Land no Oscar de 2017, Emma Stone apresentou o prêmio de melhor diretor (e também fez questão de falar que havia uma diretora – Greta Gerwig – dentre os indicados). A estatueta foi para Guillermo Del Toro, por seu trabalho em A Forma da Água. Ele foi indicado quatro vezes ao prêmio, mas essa foi sua primeira vez como o grande vencedor na categoria!

Jane Fonda e Helen Mirren em seguida subiram ao palco para apresentar outro grande prêmio da noite: o de melhor ator! O homenzinho dourado foi para Gary Oldman, por sua atuação em O Destino de Uma Nação. No longa, ele usa diversos artifícios no rosto para dar vida a Winston Churchill, o primeiro-ministro da Inglaterra.

Já para a categoria de melhor atriz, Jodie Foster e Jennifer Lawrence subiram ao palco! Após piadas com Meryl Streep, as duas atrizes, ganhadoras de Oscars, anunciaram que a grande vencedora da noite era Frances McDormand, por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime. Favorita na categoria, este é o segundo Oscar da atriz, que já foi indicada cinco vezes.

Após destacar todas as mulheres da premiação, pedindo para que elas se levantassem, Frances promoveu um abraço dentre as indicadas na categoria de melhor atriz: Meryl Streep, Saoirse Ronan, Margot Robbie e Sally Hawkins deram um abraço emocionadíssimo.

Para a categoria principal da noite, a de melhor filme, claro que Jimmy Kimmel fez piada em relação à confusão envolvendo La La Land e Moonlight no ano passado! Aliás, os mesmos apresentadores subiram ao palco: Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram juntos que A Forma da Água foi eleito o melhor filme de 2018. O que você achou?
-
Maria de Fátima disfarça para Ivan, que estranha o fato de Raquel estar dormindo. Confira o que vai rolar nesta segunda-feira em Vale Tudo
-
Abel questiona Samuel sobre seu interesse em Leo. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta segunda-feira
-
Conheça as novelas que, assim como A Viagem, são campeãs de reprises!
-
Juliano se desespera ao encontrar Beatriz no lugar de Clarice na clínica. Saiba o que vai acontecer nesta segunda-feira em Garota Do Momento
-
Mesma pessoa! Relembre os momentos em que Déa Lucia provou ser igual a Dona Hermínia de Minha Mãe é uma Peça