-
Getty Images E mais um Oscar acontece neste domingo, dia 4! Com apresentação de Jimmy Kimmel, a premiação enaltece as melhores produções e artistas do cinema. Após seu discurso de abertura, que arrancou risada da plateia, o comediante chamou a atenção para o caso que domina Hollywood no momento: assédio. Ele cutucou Harvey Weinstein, produtor acusado por diversas atrizes, e ainda citou o caso de Mark Wahlberg e Michelle Williams, que receberam salários diferentes ao atuarem em Todo o Dinheiro do Mundo.
-
Getty Images Para quebrar um pouco o clima, Jimmy falou que a premiação é longa e o artista que fizesse o menor discurso de vencedor levaria para casa uma lancha, algo que foi promovido por Hellen Mirren, de cima do palco!
-
Reuters E para apresentar a categoria de melhor ator coadjuvante, o primeiro prêmio da noite, Viola Davis subiu ao palco para anunciar que o vencedor seria Sam Rockwell por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime! Esta é a primeira indicação ao Oscar e a primeira estatueta do astro. Em seu discurso, começou brincando que queria ganhar a lancha de Jimmy e por isso ia acelerar sua fala!
-
Getty Images Gal Gadot e Armie Hammer em seguida subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor maquiagem e cabelo. O prêmio foi para a equipe de O Destino de Uma Nação, que traz Gary Oldman com diversos artifícios no rosto, para se tornar Winston Churchill, o primeiro-ministro da Inglaterra.
-
Getty Images Após Eva Marie Saint dar a estatueta de melhor figurino para Trama Fantasma, Greta Gerwig e Laura Dern apresentaram juntas o prêmio de melhor documentário de mãos dadas. O prêmio foi para Ícaro, que fala sobre doping no mundo dos esportes, e foi dirigido por Bryan Fogel.
-
Getty Images Em seguida, foi a vez de Taraji P. Henson subir ao palco para indicar a primeira grande performance da noite: Mary J. Blige cantando Mighty River do filme Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi. A cantora, aliás, está indicada como melhor atriz coadjuvante pelo filme, assim como melhor canção original, com Mighty River.
-
Getty Images Após uma belíssima homenagem aos 90 anos de Oscar, mostrando filmes e artistas de todos os tipos, Ansel Elgort e Eiza González, astros de Em Ritmo de Fuga, subiram ao palco para apresentar melhor edição de som. O prêmio foi para Richard King e Alex Gibson, pelo trabalho em Dunkirk. Em relação à mixagem de som, a estatueta também acabou indo para o filme de Christopher Nolan!
-
Getty Images Lupita Nyong’o e Kumail Nanjiani brincaram sobre a pronúncia de seus nomes e falaram sobre o fato de serem imigrantes e os sonhos a serem realizados, não importa de onde você seja. Após darem o prêmio de produção de design para A Forma da Água, foi a vez de mais uma performance: cantando Remember Me, de Coco: A Vida é uma Festa, Gael Garcia Bernal, Miguel e Natalia Lafourcade subiram ao palco juntos.
-
Reuters Após Rita Moreno anunciar o chileno Uma Mulher Fantástica como o vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro, chegou a hora de Mahershala Ali dar a estatueta de melhor atriz coadjuvante. O homenzinho dourado acabou indo para Allison Janney e sua performance em Eu, Tonya! A atriz era a favorita na categoria e essa foi a primeira vez em que ela conquistou o Oscar. Na hora do discurso, ela abriu com uma piada: - Eu fiz tudo sozinha!
-
Getty Images Astros de Star Wars: Os Últimos Jedi, Oscar Isaac, Mark Hamill e Kelly Marie Tran, além do querido BB8, subiram ao palco para apresentar a categoria de melhor curta de animação, prêmio que acabou indo para Dear Basketball, de Glen Keane e o jogador de basquete, Kobe Bryant. O quarteto ainda ficou no palco para dar a Coco: A Vida é uma Festa o prêmio de melhor filme de animação!
-
Reuters Indicado na categoria de melhor canção original por Mystery of Love, que faz parte da trilha-sonora de Me Chame Pelo Seu Nome, Sufjan Stevens se apresentou no palco da premiação. O músico foi apresentado por Daniela Vega, estrela de A Mulher Fantástica.
-
Reuters Para falar da categoria de melhores efeitos especiais, Gina Rodriguez e Tom Holland subiram ao palco juntos. A dupla logo anunciou Blade Runner 2049 como o grande vencedor! O quarteto responsável pelo prêmio é formado por John Nelson, Paul Lambert, Richard R. Hoover e Gerd Nefzer.
-
Reuters Em seguida, foi a vez de Matthew McConaughey apresentar sozinho a categoria de melhor edição de filme. O ator, que já ganhou a estatueta como melhor ator em Clube de Compra de Dallas, anunciou que Lee Smith, por seu trabalho em Dunkirk, é o grande vencedor da noite!
-
Reuters Alguns atores como Mark Hamill, Gal Gadot, Emily Blunt, Margot Robbie, Lupita Nyong’o e Armie Hammer, se voluntariaram ao lado de Jimmy Kimmel para surpreender um pessoal que estava assistindo ao Oscar em um cinema ali na frente do local da premiação. A ideia era surpreender o público e dar comida para todos eles. Nem precisa dizer que a ideia foi um sucesso e a reação das pessoas foi puro susto e alegria, não é mesmo?
-
Montagem-Reuters O diretor e roteirista Dave Chappelle anunciou a terceira apresentação da noite, que ficou por conta de Common e Andra Day, que juntos criaram Stand Up For Something, do filme Marshall, música que concorre na categoria de melhor canção original. O longa conta a história verídica de Thurgood Marshall, o primeiro negro a entrar para a Suprema Corte dos Estados Unidos.
-
Getty Images Chadwick Boseman, astro de Pantera Negra, e Margot Robbie, estrela de Eu, Tonya, subiram ao palco para apresentar o prêmio de melhor roteiro adaptado. O vencedor? James Ivory, de Me Chame Pelo Seu Nome! O filme é baseado no livro de André Aciman e conta a história de amor entre Elio e Oliver, interpretados no cinema por Timothée Chalamet e Armie Hammer, respectivamente.
-
Reuters Já a categoria de melhor roteiro original ficou nas mãos de Nicole Kidman. A atriz anunciou que a estatueta iria para Jordan Peele, que escreveu Corra!. Essa é a terceira indicação dele ao Oscar, sendo que ele ainda concorre na categoria de melhor diretor na edição deste ano.
-
Reuters Sandra Bullock subiu ao palco e enalteceu de forma discreta a única mulher, Rachel Morrison, de Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi, indicada na categoria do Oscar de melhor fotografia. Porém, quem levou a melhor foi Roger Deakins, por seu trabalho em Blade Runner 2049.
-
Reuters Em seguida, Zendaya, do filme O Rei do Show, anunciou que Keala Settle subiria ao palco para apresentar a música-tema do longa, This Is Me. A performance, emocionante, contou ainda com um coral que acabou indo para a plateia, cantar e dançar entre os artistas.
-
Reuters Após uma breve homenagem a Christopher Walken, o próprio ator subiu ao palco para entregar a Alexandre Desplat, de A Forma da Água, o prêmio de melhor trilha-sonora. O compositor francês já havia ganho nessa mesma categoria por seu trabalho em O Grande Hotel Budapeste, filme de 2015 dirigido por Wes Anderson. Ao todo, já foram oito indicações como melhor trilha-sonora.
-
Getty Images Ao lado de Lin-Manuel Miranda, Emily Blunt ajudou a apresentar o prêmio de melhor canção original! Remember Me, de Coco: A Vida é uma Festa acabou levando a melhor. Os autores da canção, Kristen Anderson-Lopeze Robert Lopez, que já ganharam por Let It Go de Frozen, agradeceram pela estatueta.
-
Getty Images Para homenagear aqueles que se foram, Eddie Vedder, líder do Pearl Jam, cantou Room At the Top, de Tom Petty. Imagens de atores como Jerry Lewis e John Heard apareceram no telão.
-
Reuters Vencedora da melhor atriz por sua atuação em La La Land no Oscar de 2017, Emma Stone apresentou o prêmio de melhor diretor (e também fez questão de falar que havia uma diretora – Greta Gerwig – dentre os indicados). A estatueta foi para Guillermo Del Toro, por seu trabalho em A Forma da Água. Ele foi indicado quatro vezes ao prêmio, mas essa foi sua primeira vez como o grande vencedor na categoria!
-
Reuters Jane Fonda e Helen Mirren em seguida subiram ao palco para apresentar outro grande prêmio da noite: o de melhor ator! O homenzinho dourado foi para Gary Oldman, por sua atuação em O Destino de Uma Nação. No longa, ele usa diversos artifícios no rosto para dar vida a Winston Churchill, o primeiro-ministro da Inglaterra.
-
Reuters Já para a categoria de melhor atriz, Jodie Foster e Jennifer Lawrence subiram ao palco! Após piadas com Meryl Streep, as duas atrizes, ganhadoras de Oscars, anunciaram que a grande vencedora da noite era Frances McDormand, por sua atuação em Três Anúncios Para um Crime. Favorita na categoria, este é o segundo Oscar da atriz, que já foi indicada cinco vezes.
-
Reuters Após destacar todas as mulheres da premiação, pedindo para que elas se levantassem, Frances promoveu um abraço dentre as indicadas na categoria de melhor atriz: Meryl Streep, Saoirse Ronan, Margot Robbie e Sally Hawkins deram um abraço emocionadíssimo.
-
Reuters Para a categoria principal da noite, a de melhor filme, claro que Jimmy Kimmel fez piada em relação à confusão envolvendo La La Land e Moonlight no ano passado! Aliás, os mesmos apresentadores subiram ao palco: Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram juntos que A Forma da Água foi eleito o melhor filme de 2018. O que você achou?