Michael B. Jordan, astro de Pantera Negra, lidera protesto antirracista e faz discurso; veja as celebridades que pediram justiça para George Floyd, morto por policiais nos Estados Unidos
No dia 25 de maio, George Floyd foi imobilizado por um grupo de policiais e acabou morrendo sufocado após ter seu pescoço pressionado
07/Jun/2020
Da Redação

No dia 25 de maio, George Floyd foi imobilizado por um grupo de policiais nos Estados Unidos e acabou morrendo sufocado após ter seu pescoço pressionado contra o chão por um oficial durante vários minutos. Na ocasião, ele estava desarmado e não apresentava perigo iminente. Floyd, que era um ex-segurança e tinha 40 anos de idade, foi detido por supostamente apresentar falsas notas em um supermercado. Enquanto era agredido, Floyd chegou a dizer que não estava conseguindo respirar. Ele foi levado já inconsciente para um hospital, mas foi declarado morto pouco tempo depois. Sua morte fez com que o país norte-americano iniciasse uma onda de protestos contra a violência policial e o racismo - e diversas celebridades se manifestaram sobre o assunto, pedindo justiça. Confira, a seguir, quem se pronunciou publicamente sobre o caso.

Michael B. Jordan usou toda sua influência para liderar o protesto antirracista realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 6 de junho. A manifestação, que pedia justiça para George Floyd, ainda contou com um discurso do ator, que subiu em um palanque e falou sobre o impacto do movimento: - O que estamos fazendo hoje fará com que nossos valores e nossas vozes sejam ouvidos. Temos que continuar agitando as coisas. Não podemos ser complacentes. Não podemos deixar esse momento passar por nós, temos que continuar colocando o pé no pescoço deles. Além disso, o astro de Pantera Negra fez um pedido: - Temos que reconsiderar os nossos negócios. Invistam em funcionários negros. Um grande agente não precisa ser um grande organizador, mas um grande agente pode advogar por relacionamentos com os organizadores.

Angelina Jolie doou 200 mil dólares, aproximadamente um milhão de reais, para ajudar no combate ao racismo nos Estados Unidos. Segundo o site ET Online, a atriz fez a doação à NAACP, uma organização que luta pela justiça racial e que tem auxiliado os manifestantes repreendidos, e declarou: Os direitos não pertencem a nenhum grupo para doar a outro. Discriminação e impunidade não podem ser toleradas, explicadas ou justificadas. Espero que possamos nos unir como americanos para resolver os profundos erros estruturais em nossa sociedade. Eu apoio o Fundo de Defesa Legal da NAACP em sua luta por igualdade racial, justiça social e seu pedido de reforma legislativa urgente.

De acordo com a CNN, Kanye West doou dois milhões de dólares, aproximadamente dez milhões de reais, para as famílias de George Floyd, Ahmaud Arbery e Breonna Taylor - outras vítimas negras que chocaram os Estados Unidos nos últimos dias. Um representante do rapper revelou que o dinheiro será usado para pagar os advogados das famílias e também para criar um plano de educação para pagar os estudos de Giana Floyd, filha de George de seis anos de idade.

O elenco e a equipe da série Brooklyn 99 se uniu para doar 100 mil dólares, o equivalente a mais de 500 mil reais, para um fundo nacional que busca pagar a fiança das pessoas que foram presas protestando. Em seu Instagram, Stephanie Beatriz, que intepreta Rosa Diaz na série policial publicou a seguinte nota: O elenco e a equipe de Brooklyn 99 condenam a morte de George Floyd e apoiam as várias pessoas que estão protestando contra a brutalidade policial por todo o país. Juntos, nós fizemos uma doação de 100 mil dólares para o National Bail Fund Network.

The Weeknd doou 500 mil dólares, cerca de dois milhões e 600 mil reais, para o movimento Black Lives Matter, que em português foi traduzido para Vidas Pretas Importam. O cantor compartilhou em suas redes sociais uma mensagem dizendo: Continue apoiando nossos irmãos e irmãs por aí arriscando tudo para batalhar por mudanças pelas nossas vidas. Estimulando todos com bolsos grandes a contribuírem e contribuírem muito, e se você tiver menos, por favor, doe o que puder, mesmo que seja uma quantia menor. Em seu Instagram Stories, o artista ainda publicou uma série de links para doações.

As estrelas de Grey's Anatomy Ellen Pompeo e T. R. Knight foram filmadas participando de uma manifestação pacífica a favor do Black Lives Matter em West Hollywood, nos Estados Unidos. Os dois apareceram em vídeos se ajoelhando junto com outros manifestantes. E em uma live, Ellen ainda aproveitou a oportunidade para falar sobre a diferença dessa manifestação para outras que participou: - Estive em outros protestos, nunca vi policiais com metralhadoras, nunca vi a Guarda Nacional com metralhadoras. Estamos em uma marcha por vidas negras e estamos aqui para falar sobre o fato de que eles importam, e há metralhadoras grandes e agressões. Os policiais não eram tão agressivos, mas sua posição era agressiva. Eles estão nos telhados, estão em carros, estão em tanques, e eu nunca vi essa demonstração de força. Eu só estou me perguntando: por que isso?

David Schwimmer e sua ex-esposa, Zoe Buckman, se uniram para protestar em Nova York, e o ator publicou um relato em seu Instagram. O Ross de Friends escreveu: Ontem no protesto e na vigília no centro de Nova York. Não somos mais um casal, mas Zoe e eu somos pais de uma criança de nove anos de idade [Cleo] e falamos a favor da justiça social e da reforma. Nós marchamos em homenagem às inúmeras vidas negras perdidas pela violência racial, para nos opor ao racismo institucional e sistêmico contra as comunidades marginalizadas, para mostrar nosso amor e solidariedade aos nossos amigos, colegas de trabalho e familiares, e para pedir um futuro melhor as nossas crianças. Todas as nossas crianças. No clique, o ex-casal aparece usando máscaras e segurando flores em meio à cartazes do movimento Black Lives Matter.

Cole Sprouse revelou por meio de suas redes sociais que também foi preso enquanto protestava pacificamente na Califónia, nos Estados Unidos. O astro de Riverdale ressaltou que não queria ser o foco da questão e, no Instagram, comentou: Eu fui detido enquanto me manifestava em solidariedade, assim como muitos em Santa Monica. Nos deram a opção de ir embora, e fomos informados que, se não saíssemos, seríamos presos. Quando muitos se viraram para sair, encontraram outra fileira de policiais bloqueando nossa rota. Nesse momento, eles começaram a nos prender, disse. Cole ainda fez um alerta, declarando: É preciso ser dito que, como homem branco e heterossexual, e uma figura pública, as consequências institucionais da minha prisão não são nada em comparação a de outros dentro do movimento. Isso não é ABSOLUTAMENTE uma história sobre mim, e eu espero que a mídia não transforme nisso. Este é, e sempre será, um momento sobre manter sua posição junto a outros enquanto uma situação se agrava, fornecendo apoio educado, se manifestar e fazer a coisa certa. Por fim, ele ainda pediu para que as pessoas brancas apoiassem o movimento.

Jaime King foi uma das celebridades detidas durante as manifestações a favor do Black Lives Matter. A atriz deu a notícia em uma série de tweets, e disse que o protesto estava acontecendo de maneira pacífica: No momento, sendo presa por um protesto pacífico. Escrevendo algemada no banco de trás do ônibus [da polícia]. Todos estavam pacíficos. Em seguida, ela continuou, repudiando a forma como estaria sendo tratada pelas autoridades: Estou no ônibus há mais de quatro horas. Nos levaram da 77ª delegacia para San Pedro. Mulheres sem acesso a remédios vitais, banheiros, sangrando pelas calças. Eles estão rindo de nós.

Após se pronunciar no Twitter e Instagram sobre a morte de George Floyd, Halsey também decidiu sair às ruas para protestar em Los Angeles. A cantora foi fotografada prestando assistência médica a outros manifestantes que haviam sido feridos. Não subestime essas balas de borracha porque lhe disseram que elas não são letais. Eu tive que enfaixar um homem que parecia que todo o seu rosto havia explodido, escreveu ela nas redes sociais. Então, antes de dizer, no conforto de sua casa, que estamos exagerando, considere os ferimentos que alguns sofreram, completou.

Blake Lively e Ryan Reynolds também se manifestaram sobre a morte de George Floyd. Segundo o site norte-americano da CNN, o casal fez uma doação no valor de 200 mil dólares, o equivalente a um milhão de reais, para o Fundo de Defesa Legal da NAACP. Em uma publicação no Instagram, eles escreveram: Nós nunca tivemos que nos preocupar em preparar nossos filhos para diferentes regras da lei, ou o que pode acontecer se nosso carro for parado. Nós não sabemos como é experienciar essa vida dia após dia. Não podemos imaginar sentir esse tipo de medo ou raiva. Estamos com vergonha por, no passado, termos nos permitido estar desinformados sobre como o racismo sistêmico está profundamente enraizado. [...] Nós estamos comprometidos em criar nossos filhos para que nunca cresçam alimentando esse padrão insano e, portanto, farão o possível para nunca infligir dor a outro ser, consciente ou inconscientemente. É o mínimo que podemos fazer para honrar não apenas George Floyd, Ahmaud Arbery, Breonna Taylor e Eric Garner, mas todos os homens e mulheres negros que foram mortos quando a câmera não estava ligada.

Jamie Foxx postou em seu Instagram uma montagem de fotos com diversas pessoas negras que acabaram morrendo de forma injusta nos Estados Unidos. Na legenda, o ator e diretor escreveu: Nós não podemos mais ficar calados... Temos que mudar a política quando se trata de brutalidade policial… Estaremos indo amanhã a São Francisco [1º de junho] para nos encontrarmos com a prefeita London Breed para pressioná-la por mudanças reais! Não podemos decepcionar todo esse povo negro... #vidaspretasimportam.

Beyoncé compartilhou um vídeo importante em suas redes sociais: - Precisamos de justiça para George Floyd. Todos nós testemunhamos seu assassinato em plena luz do dia. Estamos indignados e com nojo. Não podemos normalizar essa dor. Não falo apenas com pessoas de cor. Se você é branco, preto, marrom ou qualquer outra coisa, tenho certeza de que você se sente desesperado com o racismo que está acontecendo nos Estados Unidos no momento. Chega de assassinatos sem sentido de seres humanos. Chega de ver as pessoas de cor como menos que humanas. Não podemos mais desviar o olhar. George era toda a nossa família e humanidade. Ele é nossa família porque é um compatriota. Houve muitas vezes que vimos esses assassinatos violentos e sem consequências. Sim, alguém foi acusado [citando o fato de que o policial Derek Chauvin, identificado como a pessoa que estava com o joelho no pescoço de Floyd, foi acusado de homicídio culposo e assassinato em terceiro grau], mas a justiça está longe de ser alcançada.

A atriz Viola Davis também protestou no Instagram: É isso que significa ser negro na América do Norte: Julgado, condenado, morto por ser negro. Somos ditados por centenas de anos de políticas que restringiram nossa existência e ainda precisam continuar enfrentando linchamentos modernos. É isso... Os Estados Unidos nunca serão ótimos até que possamos descobrir uma maneira de trabalhar para TODOS! Eu defino conexão como a energia que existe entre as pessoas quando elas se sentem vistas, ouvidas e valorizadas... Descanse em paz, George Floyd.

Kim Kardashian escreveu um texto sobre o assunto e o compartilhou em suas redes sociais: Durante anos, com todo assassinato horrível de um homem, mulher ou criança negra inocente, sempre tentei encontrar as palavras certas para expressar minhas condolências e indignação, mas o privilégio que me é concedido pela cor da minha pele muitas vezes me deixa sentir que isso não é uma luta que eu possa realmente enfrentar sozinha. Hoje não, não mais. Como muitos de vocês, estou com raiva. Eu estou mais do que brava. Estou enfurecida e com nojo. Estou exausta pelo desgosto que sinto ao ver mães, pais, irmãs, irmãos e filhos sofrendo porque seu ente querido foi assassinado ou preso injustamente por ser negro. Mesmo que eu nunca conheça a dor e o sofrimento que eles sofreram, ou como é tentar sobreviver em um mundo atormentado pelo racismo sistêmico, sei que posso usar minha própria voz para ajudar a amplificar as vozes que foram abafadas também.

A irmã de Kim, Kylie Jenner, foi outra a dar sua opinião: Desde que assisti ao vídeo mais devastador e completamente comovente que mostra o assassinato de George Floyd no início dessa semana, não consegui tirar o rosto e as palavras dele da minha mente. Nunca sentirei pessoalmente a dor e o medo que muitos negros de todo o país passam todos os dias, mas sei que ninguém deveria viver com medo e ninguém merece uma morte como a de George Floyd e de muitos outros. No momento, estamos lidando com duas pandemias horríveis em nosso país e não podemos ficar de fora e ignorar o fato de que o racismo é uma delas. Temo pela minha filha e espero um futuro melhor para ela. Meu coração se parte pela família e pelos amigos de George Floyd. Não deixe seu nome ser esquecido. Continue compartilhando, continue assistindo, continue falando, porque é a única maneira de nos unirmos para ajudar a trazer essa mudança e conscientização tão necessárias. Descanse em paz, George Floyd.

Nos últimos dias, a magnitude da devastação, raiva e tristeza que senti foi esmagadora, para dizer o mínimo! Observar meu povo ser assassinado e linchado dia após dia deixou um lugar pesado no meu coração! A ponto de ficar longe das redes sociais, apenas para evitar ouvir novamente a agonia de gelar o sangue na voz de George Floyd, implorando repetidamente por sua vida! O olhar de sedução, a pura alegria e o clímax no rosto desse fanático, assassino, bandido, porco, vagabundo, Derek Chauvin [policial identificado como principal agressor], me assombra! Eu não posso deixar isso passar! Não consigo esquecer a ambulância que estava parada, o paramédico verificando o pulso, sem remover exatamente o que está atrapalhando! Isso é normal? Se ASSASSINATO intencional é a consequência adequada para drogas ou resistir à prisão... então qual é a consequência adequada para ASSASSINATO?!, desabafou a cantora Rihanna.

Segundo a revista norte-americana People, Oprah Winfrey fez um desabafo sobre o caso durante seu programa online Oprah’s Your Life in Focus: A Vision Forward — Live Virtual Experience: - Aqueles que têm a capacidade de serem vistos ou ouvidos em nossas vidas - sejam negros ou brancos, asiáticos ou latinos -; cabe a todos nós não ficarmos apenas indignados quando vemos injustiça. Não basta dizer É tão terrível. Não podemos tolerar crimes de ódio cometidos pelas autoridades deste país. Precisamos falar e dizer Isso não vai acontecer na minha frente. Vamos fazer o trabalho necessário para acabar com isso à nossa maneira.

Eu não tenho palavras. Estou enojada e cansada disso, cansada de ficar triste por nosso povo morrer desnecessariamente. Assediado e humilhado... Nestes tempos difíceis, pensei que poderíamos nos unir, mas parece que esse coronavírus escancarou mais racismo, de uma maneira importante... Onde termina? Sou negra e tenho orgulho de pedir #JUSTIÇAPARAFLOYD. Que ele possa descansar em paz, escreveu a modelo Naomi Campbell.

Jennifer Lopez manifestou sua indignação: Meus lindos amigos... Isso é uma questão de humanidade! De bondade, e bondade humana básica, e decência! Meu coração está partido. Tantas pessoas estão sofrendo agora. Como alguém pode dizer que ama esse país e não faz algo quando vê vidas encurtadas por causa da cor de sua pele? Precisamos apagar o medo e o ódio que existem. Não apagar pessoas. Somos todos filhos de Deus. Precisamos amar e apreciar todas as coisas bonitas que cada pessoa é. Há mais de nós que vivemos uma vida de amor e aceitação do que aqueles que vivem com raiva e ódio. Não deixe a vitória com raiva e ódio! Diga algo. Faça alguma coisa. Vamos construir pontes para não queimá-las. Nos perdemos nos últimos anos, mas podemos encontrar o caminho de volta. Precisamos falar e falar de amor. Toda chance que temos... precisamos invadir as urnas em novembro e VOTAR... precisamos mudar! Algo tem que mudar!

Lady Gaga também não ficou quieta: Meu coração se parte por George Floyd, sua família e pelo povo de Minneapolis. Assassinato é assassinato. Os policiais também são cidadãos, as mesmas regras devem ser aplicadas a eles. Isso é absolutamente horrível e, se o prefeito e a promotoria pública não avançarem, isso é um péssimo exemplo para todo o país. E todos sabemos que essa não é a primeira vez que o país fala sobre essa atividade corrupta e inaceitável.

Celine Dion usou o Instagram para se pronunciar: É difícil encontrar palavras... A tragédia, a injustiça, partem meu coração. Eu nem consigo imaginar o que a família de George Floyd está passando. Como muitos já disseram, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista. A mudança está atrasada. O racismo e a brutalidade devem terminar. É problema de todos, luta de todos. E rezo para que juntos possamos encontrar paz.

O ator John Cusack fez outra acusação contra a polícia dos Estados Unidos ao afirmar, em seu Twitter, que foi ameaçado com bastões durante um dos protestos em apoio a George Floyd: A polícia não gostou que eu estava filmando um carro em chamas, então eles vieram até mim com cassetetes. Bateram na minha bicicleta. [...] Tenham em mente que eu não deveria ser a manchete ou a história importante aqui. Eu não tenho importância. Eu era apenas uma testemunha do que estava acontecendo em Chicago.

Cardi B se mostrou indignada nas redes sociais: Já é o suficiente! O que mais será preciso? Uma guerra civil? Um novo presidente? Motins violentos? Estou cansada! O país está cansado! Você não coloca medo nas pessoas quando faz isso, apenas mostra como você é covarde! E como a América realmente não é a terra da liberdade!

Dwayne The Rock Johnson também deu sua declaração sobre o assunto: Nos últimos dias, fiquei surpreso ao tentar entender a morte de George Floyd, o vídeo, o pedido para respirar, a resposta insensível, o racismo, a matança. Essa é a nossa doença em curso. Eu tive policiais na minha família. Bons homens. E há um código policial, concedendo a você a autoridade para usar a força se sua vida estiver em perigo. Mas quando um homem está algemado no chão, não é mais uma ameaça. Com seus irmãos com os braços levantados, assistindo, e ele luta para dizer: Por favor, eu não consigo respirar, quando o joelho de um policial está no pescoço dele... não nas costas dele, mas no pescoço - cortando seu ar. O código policial deve se tornar código moral. Código de ética. Código de HUMANIDADE. Sabendo que se você não se acalmar, esse homem vai morrer. Então, quando você decide não relaxar, sua intenção é matar. E é isso que aconteceu... Sinto muito pela família Floyd. Meu coração está partido por vocês. Deixe o processo começar agora.

Isso não é certo. E não vai parar até que todos façam sua parte. Especialmente pessoas brancas. Falei recentemente e vou repetir: não deixe que seu desconforto em relação às questões sociais o impeça de defender os que estão em perigo. E a realidade é que, até isso parar completamente, a comunidade negra continuará a viver em perigo. FAÇA SUA PARTE. Isso envolve você também. George, espero que você descanse em paz, porque não é justo que muitos não tenham feito a parte deles para garantir que você viva em paz, escreveu Demi Lovato.

Selena Gomez também usou o Instagram para se manifestar: Passei as últimas 24 horas tentando processar tudo isso. Nada que alguém diga pode recuperar o que aconteceu. Mas todos podemos e devemos nos certificar de agir. Muitas vidas negras foram tiradas de nós por muito tempo. Eles merecem mais. Eles merecem ser ouvidos. Todos nós precisamos fazer melhor e não ficar em silêncio enquanto essa injustiça continua.

Shawn Mendes escreveu um texto e o compartilhou na web: Eu venho tentando encontrar as palavras certas há dias. Sinto-me mal do estômago. Ouvir o som de sua voz clamando por ajuda é arrepiante e arrebenta meu coração. Sinto muito que essa injustiça continue acontecendo. Não consigo imaginar como é a vida lidando com o racismo tão frequentemente. Como pessoa branca, não apenas reconheço que isso é um problema, mas também faço parte do problema. Já faz tempo que não basta apenas não aceitamos o racismo, mas também que precisamos nos tornar antirracistas. Que todos nós, que somos maioria, não podemos mais ficar ociosos enquanto a minoria está sofrendo. O cantor e a namorada Camila Cabello ainda estiveram presentes em manifestações.

Ariana Grande foi outra a falar sobre o assunto: Peço aos meus seguidores que, por favor, continuem assinando essas petições, fazendo doações, se puderem, continuem conversando com familiares e amigos sobre racismo (manifesto e secreto) e sobre os atos sem sentido de assassinato que acontecem com frequência no país. Por favor, leia, siga algumas contas aqui (vou recomendar algumas!) para se manter atualizado e aprendendo, e compartilhando links e recursos. Nossos amigos negros precisam que a gente apareça e que sejamos melhores, e levantemos suas vozes. Agora mais do que nunca. Conectados. Offline ainda mais, disse ela, que também compareceu em protestos.

Faço as coisas todos os dias sem medo porque sou privilegiado, e sou privilegiado todos os dias porque sou branco. Não ser racista não é suficiente, devemos ser antirracistas. A mudança social é promulgada quando uma sociedade se mobiliza. Eu sou solidário com todos os que protestam. Estou doando para ajudar a pagar fiança para os organizadores presos. Olhe para dentro, eduque-se e aos outros. OUÇA, LEIA, COMPARTILHE, DOE e VOTE. JÁ É SUFICIENTE. A VIDA PRETA IMPORTA, afirmou o cantor Harry Styles que, ao lado de outros artistas, se comprometeu a pagar a fiança das pessoas que estão sendo presas durante os protestos.
-
Confira as mulheres que provam que o sertanejo também é para elas!
-
Odete e Martin se desentendem. Confira o que vai rolar neste sábado em Vale Tudo
-
Relembre como foram os últimos 12 meses nas vidas profissional e pessoal de Nicolas Prattes
-
Heloísa Périssé, Marcos Palmeira e a família estrelada de Chico Anysio
-
Gretchen se irrita com colegas no Power Couple Brasil por disputa de comida: Questão de resp...
-
Marcus Buaiz mostra local do casamento com Isis Valverde e se declara: Tudo valeu a pena
-
Marcello Novaes lamenta morte do pai: Te amei e vou continuar te amando até o nosso reencontro
-
Relembre como foram os últimos 12 meses nas vidas profissional e pessoal de Nicolas Prattes
-
Heloísa Périssé, Marcos Palmeira e a família estrelada de Chico Anysio
-
Um Power Couple de sucesso! Confira os momentos mais fofos de Rafa Brites e Felipe Andreoli