Relembre algumas vezes em que Claudia Rodrigues falou abertamente sobre a Esclerose Múltipla
A atriz foi diagnosticada há 20 anos e não tem vergonha de falar sobre o mal e os impactos dele em sua vida
10/Ago/2022
Da Redação

Dentre os famosos que lutam contra a Esclerose Múltipla, podemos citar Claudia Rodrigues, atriz que ficou famosa com papéis cômicos que interpretou na Globo. Ela chegou na emissora em 1996, onde ficou no ar direto em programas como Caça Talentos, Zorra Total, Sai de Baixo e Escolinha do Professor Raimundo. Porém em 2009, no auge do sucesso com sua própria série, A Diarista, em que vivia Marinete, ela teve que se afastar do trabalho por quase dois anos para tratar uma esclerose múltipla, doença que atinge o Sistema Nervoso Central, diagnosticada em 2000 e revelada ao público em 2006. Atualmente, ela passa por momentos em que precisa ficar internada tratando surtos da doença, e outros em que fica em casa, sob cuidados médicos. Confira tudo que Claudia já disse sobre a doença.

Em 2021, Claudia Rodrigues tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e teve que parar o tratamento contra a esclerose para receber a segunda dose do imunizante. Em agosto do mesmo ano, a representante da atriz trata-se de uma medicação importada dos Estados Unidos, que é usada para controlar os efeitos da esclerose múltipla, e que havia sido suspensa em julho de 2021. Vale lembrar que, nesta mesmao época, Claudia deu um susto e tanto nos seguidores ao ser internada após passar mal em sua casa e correr risco de morte devido a também essa suspensão do medicamento.

Em 2020, completaram 20 anos desde que a atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla. Aos 50 anos de idade, ela falou sobre como foi lidar com a notícia de sua condição a nível profissional, e como as pessoas ao seu redor reagiram a isso: - No início, eu fiquei revoltada, não aceitava, temia a rejeição. As pessoas se afastaram de mim. Eu tinha um programa maravilhoso e perdi. Tudo foi desmoronando, como um castelo de areia. Mas essa doença me trouxe muita fé. Eu me aproximei muito de Deus.

Em dezembro de 2019, Claudia teve que ser internada por conta de fortes dores de cabeça causadas pela degeneração do cérebro - um dos problemas decorrentes da esclerose. Felizmente, ela recebeu alta três dias depois da internação: Vim aqui dividir uma grande alegria com vocês. Tomei a medicação ontem, deu tudo certo, me deram alta e estou indo para casa. Muito obrigada pelas orações que vocês fizeram para mim, a energia positiva que vocês mandam para mim, e que dão muita força.

Claudia também chegou a revelar o que sente mais falta de fazer, já que um dos sintomas da doença é o comprometimento da coordenação motora - Uma coisa que eu sinto muita saudade é de sambar... Dançar, eu até consigo, se segurarem em mim, eu vou. Mas sozinha eu perco o equilíbrio, declarou.

Pouco depois, em janeiro de 2020, a atriz sofreu uma queda causada por uma convulsão. No hospital, foi constatado que Claudia estaria com um edema no cérebro - ou seja, um acúmulo de líquido nos tecidos da região, que teria sido causado pela queda. Por conta disso, ela chegou a ser entubada e colocada em coma induzido, mas teve alta 18 dias após o incidente. No Instagram, sua empresária, Adriane Bonato, comemorou a melhora da atriz: É com muita alegria no coração que comunico a todos que a nossa Claudinha está fora de perigo e muito bem. A atriz e comediante Claudia Rodrigues, teve uma melhora significativa e surpreendeu a todos no hospital, após uma queda da própria altura na clínica Cevisa em engenheiro Coelho, que lhe causou um traumatismo craniano, uma bactéria na bexiga, insuficiência renal e falta de comunicação por dez dias.

Em 2013, já fora do Zorra, Claudia encenou a peça Muito Viva. No mesmo ano, ela teve um surto de esclerose e, dois anos depois, a Globo terminou seu contrato. No Programa Raul Gil, ela desabafou, dizendo que sentiu a demissão como um golpe: - Fiquei decepcionada, porque ia fazer 20 anos de trabalho na emissora.

Apesar disso, a atriz recorreu da decisão da emissora e conseguiu ser recontratada em 2018: Eu fui mandada embora por discriminação. Agora eu estou esperando. Estou à disposição.

Em entrevista ao Domingo Espetacular, em agosto de 2015, ela contou que estava apta a trabalhar, esperando uma oportunidade. Ela revelou também que seus amigos sumiram quando ela passou por sua fase mais difícil, em que teve que abandonar A Diarista, e que até pensou em suicídio: - Tem uma hora que é assim: quando você está muito no sucesso, quando você faz muita coisa para todo mundo, você é o máximo. Mas você sai desse sucesso e ninguém lembra da Claudinha... (...) Pensei [em tirar a minha vida], mas não pensei mais. Foi um momento e aí falei: Caramba, tem a minha filha. Tem a menina, não posso fazer isso com a menina. Pensei até em tirar minha vida, como meu irmão tirou.

À época, ela também contou quando a doença passou a incomodar sua vida cotidiana: - Foi por volta de junho de 2009. Passei a sofrer problemas de memória durante as gravações de A Diarista. Eu nunca tinha problemas para decorar textos. Me passavam em cima da hora, eu ia lá e fazia. Nunca tinha pedido texto no meio da gravação. O esquecimento me abateu. As gravações foram interrompidas. Fiquei chateada. Ela revelou também que começou a se tratar com um medicamento e que estava melhor dos sintomas.

Ao voltar ao trabalho em Sai de Baixo, em 2011, seu último papel nas telinhas, Claudia deu uma entrevista à revista Época, em que revelou como descobriu que sofria da doença: - Estava na peça Monólogos da Vagina, em São Paulo, quando senti uma dormência no braço esquerdo. Achei que fosse cansaço ou algum problema de coluna. O pessoal da produção disse que eu poderia estar infartando, então fui ao hospital. Segunda-feira fui a uma clínica no Rio. Fiz exames, não deu nada. A médica pediu ressonância do cérebro. (...) Perguntei o que eu tinha. Ele entrou e foi bem direto: Esclerose múltipla. O nome não me dizia muita coisa, mas assustou. O médico disse que eu poderia ter uma vida normal e mais para frente poderia sentir alguma coisa. Saí do quarto e me acabei de chorar. Ela perguntou se poderia ter filhos, e o médico disse que sim, o que a tranquilizou. Claudia é mãe de Izabel, nascida em 2002, fruto de um casamento que durou de 2000 a 2004.

Ainda em 2015, ela participou de vários programas após uma internação no hospital causada pela doença, em junho. Meses depois, em dezembro de 2015, ela passou por um transplante de células-tronco. Em janeiro de 2016 ela conversou com Geraldo Luís, no Domingo Show da Record sobre o procedimento e revelou que precisou ficar isolada por meses, enquanto sua imunidade se recuperava.

Em 2017,Claudia foi internada em uma clínica no interior de São Paulo para tratar a esclerose múltipla. Semanas depois, ela teve que sair de lá e foi internada no hospital por uma crise de fundo emocional. Sua empresária revelou, à época, que tinha havia passado por uma cirurgia no útero e no fígado, que a deixou muito debilitada. Ela ficou preocupada, e passou mal. Alguns dias depois, ela retornou à clínica. Em novembro, porém, ela foi internada por uma herpes no olho, que poderia causar cegueira ou afetar o cérebro, o que não aconteceu. Em vídeo, ela tranquilizou os fãs na época: - Quero dizer que meus olhos já estão melhores, já desincharam e já já vão sair essas cascas que eu tenho aqui, das feridas. E, se Deus quiser, eu vou ter alta logo logo. Pode saber que eu vou sair daqui e vou feliz para o Cevisa [Centro Médico de Vida Saudável] e volto para a terapia Bemer.

Em fevereiro de 2018, a atriz também chegou a ser internada e sua empresária informou: Ela começou a ter sintomas de um surto por causa da esclerose, falha na audição e visão e dificuldades de caminhar. Não conseguiu tomar banho sozinha, chegou a falar coisas totalmente desconexas. Por isso foi internada em regime fechado sem previsão de alta.
-
Patrícia Poeta, Mariana Rios, Gil do Vigor... Famosos prestam apoio à Tati Machado após morte do filho
-
Indireta? Deolane posta imagem de palhaço e circo no dia em que a CPI das Bets recebe Virginia Fonseca
-
Preta Gil chega em Washington para iniciar tratamento contra câncer
-
Kim Kardashian depõe sobre assalto que sofreu em 2016 e revela: Absolutamente pensei que ia morrer
-
Virginia Fonseca usa moletom com rosto de Maria Flor para depor na CPI das Bets: - Bora pra cima!