-
Reuters O marido de Rainha Elizabeth II, Príncipe Philip, deu um susto em muita gente quando foi noticiado em fevereiro de 2021 que ele foi internado em um hospital após passar mal e que, por estar com 99 anos de idade, ainda está recebendo cuidados médicos como forma de precaução. Mas você sabia que ele possui uma história incrível e que vai além do fato de ele estar casado com a principal figura política da Inglaterra? Que tal conhecer um pouco mais sobre ele? A começar com seus dados básicos: Philip nasceu na ilha de Corfu, na Grécia, no dia 10 de junho de 1921. Com sangue real, ele é sobrinho do Rei Constatine I, da Grécia. Porém, ele e sua família foram banidos do país, um ano depois de seu nascimento, quando o monarca foi obrigado a abdicar do trono. Por isso, Philip eventualmente foi morar na França, na Alemanha e na Grã-Bretanha.
-
Reuters Sua carreira de sucesso se deu devido ao fato de ter entrado na marinha, área a qual serviu, como soldado, na Segunda Guerra Mundial. Em 1952, ele passou a apoiar a esposa integralmente, a partir do momento em que ela se tornou rainha.
-
Reuters Philip também é patrono de mais de 800 organizações, além do prêmio criado por ele. Dentre as que apoia, há instituições em áreas como esporte, exército, engenharia, além de ciência, tecnologia e meio-ambiente.
-
Divulgação Conhecido também por suas opiniões e frases polêmicas, Philip já opinou, certa vez, sobre a imprensa: - Eu sou frequentemente interpretado de forma errado. Eu não odeio a imprensa. Eu acho isso bem desagradável. Mas se esta é forma que eles querem se comportar, bem...
-
Divulgação Além de trabalhar lado a lado com a rainha, Philip tem interesses nas áreas de engenharia, você sabia? Além disso, ele ajudou a criar o prêmio Duque de Edimburgo, em 1956, que premia adolescentes e jovens adultos que completam exercícios modelados e propostos por Kurt Hahn em Six Declines of Modern Youth, que vão desde exercícios físicos, até imaginação, locomoção e compaixão.
-
Divulgação O marido de Elizabeth é Capitão-General da Marinha Real, além de ser Coronel de diversos regimentos estrangeiros. E quer saber como o casal real se conheceu? Em 1939, o Rei George VI e a Rainha Elizabeth, pais de Elizabeth, foram a um evento na faculdade na marinha, onde Philip estudava. Ele, inclusive, acompanhou Elizabeth e sua irmã, Margaret. E aos 13 anos de idade, a futura rainha demonstrou sentimentos por aquele que viria ser seu marido! Depois desse encontro, ambos passaram a trocar cartas, algo que durou anos.
-
Reuters E foi no verão de 1946 que Philip pediu a mão de Elizabeth em casamento para o Rei George, que concordou com o pedido! O noivado aconteceu e foi, inclusive, atrasado, para que Elizabeth completasse 21 anos de idade. O casamento foi no dia 20 de novembro, de 1947, na Abadia de Westminster. Hoje em dia nós temos transmissão pela televisão, fotos em tempo real e as redes sociais. Naquela época, as pessoas acompanharam o grande evento por meio de uma transmissão no rádio! Com o casamento vieram os filhos: Charles, que aparece ao lado da mãe na foto acima, Anne, Andrew e Edward.
-
Divulgação Quando o Rei George morreu, no dia 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth se tornou a principal herdeira. A grande questão que tomou a Inglaterra era quem iria assumir o trono. Seguindo o conselho do então primeiro-ministro, Winston Churchill, Elizabeth proclamou que a monarquia continuaria sob o domínio da Casa de Windsor, sobrenome de seu avô, George V, e assim, se tornou Rainha Elizabeth II.
-
Divulgação Philip jogou pólo até 1971 e também competiu em corridas de carruagem e de barco. Ele também gosta muito de pilotar aviões, de pinturas à óleo e de colecionar arte. E algo polêmico, e que até hoje se fala sobre, é o fato de Philip e Elizabeth não apoiarem o relacionamento de Charles com Diana. Em 1981, ele pressionou o filho para ou se casar ou terminar com ela, mas ambos acabaram se casando. Quando Diana morreu em um acidente de carro em 1997, o enterro foi conturbado: Mohamed Al Fayed, o pai de Dodi Fayed, que estava no veículo com a ex-esposa de Charles, acusou Philip de ter planejado o acidente. Porém, essa teoria nunca foi efetivamente provada.