-
A família de alguns famosos conta com crianças com necessidades especiais, como é o caso de Isabel Fillardis. A atriz é uma mãezona e tanto! Isabel já era mãe de uma menina, Analuz, quando engravidou de seu segundo filho, Jamal Anuar, que ainda pequeno foi diagnosticado com Síndrome de West, uma forma de epilepsia que se inicia na infância. Em 2003, a atriz fundou a ONG Força do Bem, visando ajudar famílias que lidam com deficiências. - Durante dois anos, eu vi as dificuldades que qualquer mãe passa neste país quando tem uma criança com deficiência, disse ela em entrevista à apresentadora Ana Hickmann, em participação no programa Hoje em Dia, em junho de 2015. - A primeira vez que ele gargalhou foi muito especial. Foi legal, contou a atriz, indo às lágrimas. No aniversário de 16 anos de Jamal, em 2019, a atriz ainda revelou no Instagram que o garoto excedeu as expectativas dos médicos, e comemorou: O Jamal melhorou muito, progrediu, mas não tem mais para onde ir aos olhos dos médicos. Digo sempre isso porque houveram aqueles que disseram que ele ia viver apenas até os sete [anos de idade], e ele já está com 16. A atriz tem ainda um terceiro filho, Kamel, nascido em 2013. Para celebrar o Dia da Criança Especial, comemorado no dia 9 de dezembro, veja a seguir mais celebridades que são pais de crianças com necessidades especiais - e que não têm problemas em falar sobre isso.
Divulgação
1
-
Outro exemplo é a modelo da Victoria's Secret Lais Ribeiro, que deu uma entrevista ao jornal O Globo e abriu o coração a respeito de como se sentiu ao descobrir que seu filho, Alexandre, é autista: - Foi um baque. Não sabia o nível do comprometimento, chorei bastante. Hoje me sinto abençoada por ter um filho com uma visão de mundo tão especial. Ele me ensina tanto. A piauiense, que engravidou de Alexandre aos 17 anos de idade, também revelou que o filho frequenta uma escola para crianças com necessidades especiais em Nova York, nos Estados Unidos, onde mora: - O pai do Alexandre mora no Piauí, mas minha mãe e minha irmã vivem comigo em Nova York e me ajudam muito. Além delas, tenho uma babá paraibana que faz uma comidinha brasileira que ele adora.
Divulgação
2
-
Henrique Fogaça aproveitou o Dia dos Pais para fazer uma homenagem para sua filha, Olivia. Apesar da condição especial da pequena ainda não ter sido totalmente descoberta e avaliada, o jurado do MasterChef Brasil já havia dito que ela precisava de uma sonda para se alimentar. Em seu recente texto, ele escreveu: Está chegando o Dia dos Pais e gostaria de compartilhar com vocês como é ser pai da Olivia, uma menina dócil, frágil e ao mesmo tempo forte como uma rocha... E ainda mais agora com a alimentação que está fazendo ela está bem, saudável, feliz, expressiva, gordinha e nunca mais teve convulsão. Vocês não sabem como nós da família estamos felizes com a melhora dela. Só tenho a agradecer a Deus a cada dia pelo que ela me ensina com os pequenos valores da vida, como um sorriso, um silêncio, o amor, o cuidado e a esperança... Te amo, meu amor.
Divulgação
3
-
Romeo, filho mais velho de Marcos Mion, foi diagnosticado no espectro autista e o apresentador sempre defende o filho com unhas e dentes. Certa vez, em seu Facebook, ele fez uma declaração emocionante sobre o pequeno: Demorou algum tempo para termos essa certeza porque ele não se encaixa em nenhum diagnóstico e segue evoluindo e aprendendo no seu ritmo. Todos os especialistas dizem que ele não é autista, não é Asperger, enfim, que ele não é nada além de uma criança que se encaixa na sigla NOS - Not Otherwise Specified, que significa Sem Outras Especificações, mas que faz parte do spectrum autista. E por que é bom ele não se encaixar em nenhum diagnóstico? Porque ele pode ser ele! Com todo seu potencial, seu jeito único, suas características, vitórias e limitações, e não o que um especialista determine que ele seja (...) Qualquer criança que pertence ao spectrum, seja qual for a especificação, tem uma luz única, diferente e seu caminho é ilimitado! Peço, de coração, para que os pais nunca parem de acreditar, independente de um rótulo, e estimulem sempre seus filhos especiais, pois eles têm muito a nos ensinar. Eles só precisam de amor e de apoio. Mion se dedica tanto ao filho que até escreveu um livro, chamado A escova de dentes azul, sobre a vivência com ele.
Divulgação
4
-
O ex-cantor da boyband N'Sync, Joe Fatone, recebeu a filha Kloey, de apenas sete anos de idade, no programa Big Star Little Star. Segundo informações do site ET, o astro desabafou na atração sobre a doença da filha, que está inserida no espectro autista: - Isso nos testou muito. Ela tem um espectro autista e existem tipos diferentes, então todos lidam com suas crianças de maneiras diferentes, mas nós lidamos como conseguimos, como a maioria dos pais. Tive que usar uma abordagem diferente com Kloey para explicar as coisas mais simples. Ela me vê na televisão e pensa que eu fui viajar para outro planeta. Ela não entende. Apesar dos desafios e do auto grau de autismo da menina, a família de Fatone é muito unida, como você pode ver pela foto acima.
Divulgação
5
-
Silvia Abravanel usou o Instagram para se declarar para a filha, Luana, que é portadora de galactosemia. A apresentadora do SBT publicou uma selfie com a garota e escreveu: Cuidar de você é um aprendizado constante e a cada dia venho aprendendo mais. Farei sempre tudo que está ao meu alcance para que sua vida seja extraordinária, pois você merece todo o amor desse mundo. Eu lhe dei a vida, mas você deu significado e felicidade à minha. Te amo, minha filha!. Além da doença que consiste na deficiência do organismo em processar o açúcar presente no leite, Luana também possui um déficit neurológico por causa de um atraso na hora do parto.
Divulgação
6
-
John Travolta teve Jett, fruto de seu relacionamento com Kelly Preston, e por muitos anos foi porta-voz do autismo, já que seu filho possuía o transtorno neurológico. O ator, no entanto, sofreu quando o filho morreu vítima da síndrome de Kawasaki, que causa convulsões. Em seu site pessoal, o ator falou sobre a perda do filho. Jett era o mais maravilhoso filho que dois pais poderiam querer e iluminou as vidas de todos que ele encontrou. Estamos arrasados que nosso tempo com ele tenha sido tão curto. Nós vamos lembrar dos momentos que estivemos com ele pelo resto de nossas vidas. Nós recebemos muitas mensagens de condolência vindas de todo o mundo e queremos agradecer cada um pelas orações e suporte. Isso significa muito para nós, escreveu no comunicado.
Divulgação
7
-
Chris Pratt é o mais novo queridinho de Hollywood e um dos motivos foi o quão passional ele se mostrou quando contou sobre as dificuldades que seu filho, Jack, enfrentou, por nascer prematuro: - Ele ficava ligado nesses monitores e, para nós, a máquina começava a apitar porque ele tinha parado de respirar. Uma das incríveis enfermeiras vinha, sacudia ele um pouco, acho que para lembrá-lo que ele estava vivo [...] Fazíamos o que eles chamam de pele na pele, que é a melhor sensação que já tive. Meu garotinho ficava deitado no meu peito e no meu pescoço, sentindo o meu amor e meu coração bater. Eu tocava música country para ele, cantava e fazia promessas - naquele momento eu sabia que tipo de pai queria ser e rezava para que ele ficasse aqui por tempo o bastante para eu poder ficar com ele, contou ele em um evento, segundo a Us Weekly.
Divulgação
8
-
Flávio Henrique Silvino, filho do ator Paulo Silvino, também tinha uma carreira de sucesso pela frente, quando em novembro de 1993 sofreu um acidente de carro. Após permanecer três meses e meio em coma, praticamente em estado vegetativo, ele se recuperou aos poucos e foi reaprendendo a falar, andar e voltar a trabalhar. Em depoimento emocionado ao Fantástico, Paulo Silvino, que morreu em 2017, falou sobre o acidente do filho. - Quando eu vi o Flávio naquele estado, era de madrugada, eu sentei ali na praça, olhei para o céu, estava um céu estrelado, bonito... Eu olhei para o céu e disse para Deus: Você não vai ter como não levantá-lo, porque é o Brasil inteiro orando e pedindo. Então, se o Brasil inteiro está pedindo para levantar o Flávio, se você não levantá-lo, você vai ficar desacreditado, vão dizer que você não existe. Ao mesmo tempo, se você levantar o Flávio, vai ser para você um marketing maravilhoso porque o Flávio está morto. Aí ele vai levantar e o povo vai dizer: Milagre, milagre! E foi isso que aconteceu, contou na época.
Montagem-Divulgação
9
-
Em entrevista ao programa Encontro com Fátima Bernardes, Bel Kutner falou sobre o filho, Davi, que é autista e portador de esclerose tuberosa. Ela explicou que o filho tem um grau severo e uma das características da esclerose tuberosa é que ele fica no espectro autista. Além disso, Bel afirmou que já sabia quando ele estava na barriga. - A gente quer o bem-estar dos nossos filhos e quer que todas as crianças que passam dificuldades tenham acesso também. Uma ajuda dos pais também é muito importante... As pessoas terem esse apoio, porque quem tem uma família unida está mais forte.
Divulgação-TV Globo
10
-
Quando Sylvester Stallone percebeu, em 1985, que seu filho Seargeoh, de três anos de idade, estava tendo problemas para se comunicar, ele e sua esposa na época, Sasha Czack, procuraram ajuda e descobriram que o menino sofria de autismo. Após ficarem devastados, Sylvester e Sasha resolveram assumir toda a responsabilidade, ignorando a ideia de colocar o filho em uma instituição. - Eu sabia que Sly não poderia ficar tão envolvido por causa do trabalho. Nós fizemos o que tínhamos que fazer. Então eu apenas disse: Me dê o dinheiro, que eu vou cuidar disso, contou ele à People. E foi isso que aconteceu. - Eu uso meus filmes para ter première que arrecade dinheiro para o fundo, disse Stallone, se referindo ao fundo de pesquisa criado pelo casal para estudar crianças e adultos com autismo. A luta pelas pesquisas sobre autismo continuou até mesmo na morte do filho mais velho do casal, Sage, que faleceu em 2012 (e que está na foto acima). No velório, Sasha pediu para que as pessoas fizessem doações para uma entidade que ajuda pessoas com autismo ao invés de comprarem flores.
Divulgação
11
-
Luiza Valdetaro passou por dias difíceis ao ter que presenciar a luta de sua filha, Maria Luiza, contra a Leucemia Linfoide Aguda (LLA), diagnosticada em fevereiro de 2012, quando a menina tinha apenas quatro anos de idade. Em entrevista ao jornal Extra, ela contou qual foi a sua sensação quando descobriu a doença da filha: - Não tem como explicar. É ficar sem chão, é desesperador! Não desejo isso nem para a pessoa que me fez o pior mal. Se alguém me falasse que eu passaria por isso, diria: Não vou aguentar, vou morrer, vou entrar em depressão. Mas a gente se aproxima muito de Deus. Ele dá a provação, mas também dá força para superar, contou na época. Mais de um ano depois, Malu, como a pequena é conhecida, já estava curada e a atriz inclusive comemorou a volta da menina às aulas, retornando para sua vida normal.
Divulgação
12
-
Roberto Justus resolveu abrir o jogo sobre a filha, Rafaella, três anos depois dela nascer. Na época, em entrevista à Folha de S. Paulo, Justus desabafou após muitos rumores apontando que a pequena tinha os mais diversos distúrbios, mas negou todos: - Minha filha teve uma coisa que se chama estenose crânio-facial. Uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia e com o uso de aparelho ortodôntico (...). Esse tipo de disfunção pode atrapalhar um pouco a respiração. Era preciso também ajustar a oclusão do maxilar, a mordida (...). Rafa é uma criança absolutamente normal. Fizemos testes motores e de inteligência. Ela é acima da média, afirmou o empresário, na época. Ticiane Pinheiro, ex-esposa do empresário e mamãe da pequena, já tinha lidado com problemas em sua família anteriormente.
Divulgação
13
-
Falando em Ticiane, em entrevista à Veja S. Paulo, a apresentadora falou do relacionamento com César Tralli e explicou que uma das coisas que os dois têm em comum é um irmão com necessidades especiais. O âncora do SPTV tinha uma irmã, Gabriela, que nasceu com uma síndrome rara, e morreu aos 40 anos de idade, tendo convivido com Tici. Já Fernando, irmão da apresentadora da Record TV, sofreu uma bronquiolite aos três meses de idade que impediu a oxigenação do seu cérebro, comprometendo seu desenvolvimento cognitivo: - Meu filho joga futebol, mas não consegue transmitir um recado passado por alguém ao telefone, explicou Helô Pinheiro, mãe de Tici, na época.
Divulgação
14
-
Robert De Niro revelou ao mundo, por meio de um comunicado em 2016, que o seu filho Elliot tem autismo. Segundo informações da People, ele informou: Grace e eu temos um filho com autismo e nós acreditamos que é fundamental que todas as questões relacionadas com as causas do autismo sejam discutidas abertamente e examinadas. A declaração do astro foi feita por causa de um documentário, chamado Vaxxed, que visa a defender a não-vacinação de crianças, alegando que se o bebê é vacinado ele pode eventualmente adquirir algum tipo de doença, como o autismo.
Divulgação
15