-
Sassaricando, sucesso de 1987, foi a 39ª novela das sete da Rede Globo e conquistou o público brasileiro com a história do avarento Aparício Varella, que fez de tudo por dinheiro mas, no fim, reatou o relacionamento com seu verdadeiro amor, a estilista Rebeca. Mas esses não foram os únicos personagens marcantes do enredo! Como esquecer de Leonora, vivida por Irene Ravache? A atriz era uma das mulheres com quem Aparício, personagem de Paulo Autran, se envolveu no folhetim. Seu último papel nas telinhas foi em Éramos Seis. Aproveitando que a novela volta a ser transmitida no Globoplay, veja, a seguir, o antes e o depois do elenco da trama, que em 2016 ganhou um reboot com a novela Haja Coração.
Montagem-Divulgação-TV Globo
1
-
Paulo Autran viveu o protagonista Aparício Varella na trama, mas já era bem conhecido por seu papel na novela Gabriela, Cravo e Canela, além de também compor o elenco de Guerra dos Sexos. Seus últimos trabalhos foram no longa O Passado e na peça de teatro O Avarento, ambas em 2007. Paulo morreu em outubro de 2007, aos 85 anos de idade, depois de sofrer um enfisema pulmonar ao enfrentar o câncer de pulmão.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
Já Rebeca foi interpretada pela atriz Tônia Carrero, que também tinha uma carreira de sucesso antes de Sassaricando, tendo feito as novelas Cara a Cara e O Amor É Nosso. Depois, ela atuou em Senhora do Destino e Sob Nova Direção. Seu último papel foi na peça de teatro Um Barco Para O Sonho, em 2007, e no longa Chega de Saudade, em 2008. Tônia morreu em 2018 durante uma cirurgia, vítima de uma parada cardíaca, depois de conviver por anos com a hidrocefalia.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Nascida em 23 de dezembro de 1966, Claudia Raia despontou em Sassaricando com a ingênua Tancinha, que não sabia nem falar direito. Anos depois a atriz é amplamente conhecida, participando de um sucesso seguido de outro. Seu último trabalho nas novelas da Globo foi em Verão 90, além de ter sido jurada do Show dos Famosos, no Domingão do Faustão.
Montagem-Divulgação
4
-
Dona Aldonza, a mãe de Tancinha, era Lolita Rodrigues, que não faz uma personagem nas telinhas desde Viver a Vida, em 2009, quando viveu Noêmia.
Montagem-Divulgação
5
-
Já o namorado de Tancinha era Alexandre Frota, que deu vida ao Apolo. Depois disso, o ator fez parte de algumas produções, sendo a A Praça é Nossa sua última participação nas telinhas. O ex-ator chegou a apresentar alguns programas próprios, mas hoje se dedica a vida política.
Montagem-Divulgação
6
-
Marcos Frota também fazia parte do elenco da trama. Dando vida ao Beto, ele era apaixonado por Tancinha e passou por poucas e boas por conta da morena. Os trabalhos mais recentes do ator são a novela Sol Nascente e uma participação no longa Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood.
Montagem-Divulgação
7
-
Edson Celulari é outro grande ator que fazia parte do elenco da novela. Ele deu vida ao Guel, um bonitão que fazia muita menininha suspirar. Recentemente, Edson compôs o elenco de O Tempo Não Para e Malhação: Vidas Brasileiras, além de participar do filme Contra a Parede.
Montagem-Divulgação
8
-
Eva Wilma também era uma das mulheres de Aparício, interpretando a personagem Penélope. E, por conta disso, ela não ia muito com a cara de Leonora. Infelizmente a atriz nos deixou em 2021 ao morrer em decorrência de um câncer.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Já Teodora era o papel da incrível Jandira Martini. Seu último papel nas novelas da Globo foi em Salve Jorge, quando viveu Farid, mas a atriz também participou da série Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis, produção nacional realizada pela Warner.
Montagem-Divulgação
10
-
Diogo Vilela viveu Leonardo Raposo. Olha só como ele era novinho no folhetim! Ele participou de Pé na Cova e também de Prata da Casa, uma série nacional da Warner, além de entrar para o elenco do extinto programa humorístico Zorra.
Montagem-Divulgação
11
-
Cristina Pereira era seu par romântico na trama, fazendo a mimada Fedora. Seu último papel nas telinhas foi na novela Salve-se Quem Puder, além de ter feito parte do elenco dos longas De Pernas Pro Ar 3 e Depois a Louca Sou Eu.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12