Morre Luiz Galvão, fundador do conjunto Novos Baianos, aos 87 anos de idade. Veja as celebridades que nos deixaram em 2022
Relembre os famosos que deixaram os fãs de luto
23/Out/2022
Da Redação

Os fãs de Novos Baianos estão de luto! Luiz Galvão, o fundador do conjunto, morreu na madrugada do dia 23 de outubro aos 87 anos de idade. A notícia foi anunciada por amigos do cantor, como Caetano Veloso e Lúcio Mauro Filho. Luiz estava internado na UTI do Incor, em São Paulo, desde o dia 19 de setembro onde passou por uma cirurgia cardiovascular. O compositor era cardiopata e diabético. Galvão criou e liderou o grupo Novos Baianos, acontecimento que se coloca entre os que mudaram o rumo da história do Brasil. Sendo de Juazeiro, atraiu João Gilberto para a casa coletiva em que viviam os membros do grupo. E isso definiu o caminho rico que se pode resumir no álbum Acabou Chorare. Vamos sentir saudade dele. Tenho a honra de ter sido parceiro em ao menos uma canção, lamentou Caetano. A seguir, veja as celebridades que nos deixaram em 2022.

Segundo informações divulgadas pela BBC, morreu no dia 28 de julho o ator Bernard Cribbins aos 93 anos de idade. O artista contava com oito décadas de carreira no teatro e já era conhecido no entretenimento infantil britânico antes da série que estrelou entre 2007 e 2010. Para quem não sabe, Bernard esteve presente na série Doctor Who e em diversos filmes. A causa da morte do artista ainda não foi divulgada pela família e Russel T Davies, que compartilhou os sets de gravações com Cribbins fez questão de prestar uma homenagem para ele nas redes sociais dizendo: Eu amo este homem. Eu o amo [...] Ele adorava estar em Doctor Who. Ele disse: As crianças estão me chamando de avô na rua! Seu primeiro dia na locação foi com Kylie Minogue, mas todos os olhos, mesmo os de Kylie, estavam em Bernard.

Em 21 de julho a cantora e atriz Shonka Dukyreh foi encontrada morta aos 44 anos de idade. De acordo com a polícia de Nashville, nos Estados Unidos, um de seus filhos a encontrou no apartamento sem vida e a causa da morte da intérprete de Big Mama Thornton no filme Elvis não foi determinada. O corpo passará por uma autópsia e não há suspeita de crime.

No dia 19 de julho um membro da equipe da série Law & Order: Organized Crime foi morto a tiros em Nova York, nos Estados Unidos, no set de filmagem da produção, segundo informações do jornal The New York Times. O rapaz foi identificado pela polícia como Johnny Pizarro, de 31 anos de idade, homem que trabalhava para garantir que a rua estivesse livre para que os veículos ligados à gravação da série pudessem estacionar. Ele estava sentado em um carro quando um bandido se aproximou, abriu a porta do veículo e atirou em sua cabeça e em seu pescoço, disse a polícia. As gravações foram suspensas, mas ninguém foi preso até a tarde do dia da tragédia, nem foi descoberta a motivação do crime, segundo a reportagem. Um homem baixo e magro com um moletom preto com capuz e calças escuras teria sido visto correndo de onde ocorreu o disparo. Ficamos terrivelmente tristes e chocados ao saber que um de nossos membros da equipe foi vítima de um crime esta manhã e morreu como resultado. Estamos trabalhando com a polícia local enquanto eles continuam investigando. Nossos corações estão com sua família e amigos e pedimos que respeitem a privacidade deles durante esse período, disseram a NBC e o estúdio Universal Television, responsáveis pela gravação da série, em comunicado conjunto. Essa é uma série derivada da franquia Law & Order e está na terceira temporada.

O diretor Bob Rafelson nos deixou no dia 23 de julho. Segundo a Variety, ele morreu em paz, cercado por sua família em casa em Aspen, nos Estados Unidos. Apesar da confirmação, o motivo da morte ainda não foi revelado. Rafelson foi responsável pela co-criação da série de comédia Os Monkees, que contava a história de quatro músicos de uma banda de mesmo nome.

Um dos atores mais emblemáticos da série Família Soprano morreu no dia 8 de julho. Tony Sirico ficou conhecido por dar vida ao personagem Paulie. A notícia de sua morte foi confirmada por seu irmão, Robert Sirico, nas redes sociais: É com grande tristeza, mas com incríveis orgulho, amor e muitas memórias carinhosas, que a família de Genaro Anthony ‘Tony’ Sirico deseja informar vocês de sua morte.

Monty Norman, compositor da emblemátima música-tema de James Bond, morreu aos 94 anos de idade. A notícia foi divulgada pela equipe do músico em seu site. O texto dizia: É com tristeza que compartilhamos a notícia de que Monty Norman faleceu em 11 de julho de 2022 após uma curta doença.

No dia 6 de julho, a revista Variety anunciou a morte do guitarrista da banda escocesa Nazareth e produtor das primeiras músicas dos Guns N' Roses, Manny Charlton. O artista estava com 80 anos de idade, mas a causa de sua morte não foi relevada. Ele carrega em seu nome inúmeras músicas de sucesso como Razamanaz e Hair of the Dog.

No dia 2 de julho faleceu a atriz mexicana Susana Dosamantes, aos 74 anos de idade. A artista era mãe da cantora Paulina Rubio. O trabalho mais recente da artista foi na novela mexicana Se nos Deixam, recém transmitida pelo SBT. Nas redes sociais, a filha da artista lamentou a morte de sua mãe com uma linda homenagem: Com o coração na mão e profunda dor quero informar que a minha mãe, a bela Susana Dosamantes, inicia hoje um novo ciclo, em total paz e rodeada pela sua família. Meu exemplo de vida, um ser de luz, uma mulher forte, hoje se junta à vida eterna. Agradecemos imensamente aos médicos, enfermeiros e toda a equipe do hospital por cuidarem tão profissionalmente do meu anjo. Agradecemos infinitamente sua compreensão e respeito neste momento difícil. Pedimos privacidade para sua família e amigos.

Foi anunciado no dia 1º de julho por meio de uma publicação da revista Variety que Joe Turkel teria morrido aos 94 anos de idade. Segundo a publicação, a morte aconteceu mesmo no dia 27 de junho, mas só chegou a notícia publicamente dias depois por meio do representante do ator. A causa da morte ainda não foi informada. Caso você não se lembre, Joe esteve presente nos filmes O Iluminado e em Blade Runner.

No dia 22 de junho, aos 88 anos de idade, a jornalista, escritora e ex-modelo Danuza Leão nos deixou. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e morreu em decorrência do agravamento de um enfisema pulmonar, como contaram seus familiares ao jornal O Dia. Danuza nasceu na cidade de Itaguaçu, no Espírito Santo, mas mudou para o Rio com a família aos dez anos de idade. Irmã da cantora e compositora Nara Leão, iniciou a carreira de modelo aos 17, tornando-se a primeira brasileira a desfilar no exterior.

Paulo Diniz, cantor e compositor pernambucano, morreu na manhã do 22 de junho aos 82 anos de idade. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o artista estavam em sua casa, em Recife. O velório foi restrito a amigos e familiares. Paulo ficou conhecido pelas músicas Pingos de Amor e Bahia Comigo.

Brett Tuggle, tecladista do Fleetwood Mac e um dos fundadores da David Lee Roth Band, morreu no dia 19 de junho, aos 70 anos de idade. De acordo com a revista Rolling Stone, a causa da morte seria complicações decorrentes do câncer.

Maria Lúcia Dahl ficou conhecida por estar presente nas novelas: Anos Dourados e Torre de Babel, estava internada há uma semana em um hospital na Barra da Tijuca, e no dia 15 de junho foi anunciado a morte da atriz. Maria Lúcia estava morando no Retiro dos Artistas e aos 80 anos de idade, estava afastada da profissão. Segundo informações do G1, a morte da artista foi em decorrência de complicações renais, além de que ela também teria sido diagnosticada com Alzheimer.

Aos 90 anos de idade, Philip Baker Hall morreu no dia 11 de junho. O ator era conhecido pelos papéis em Seinfeld e Magnólia, dentre outros. A notícia foi dada pelo jornalista e amigo de Hall, Sam Farmer, através do Twitter: Meu vizinho, amigo e uma das pessoas mais sábias, talentosas e gentis que já conheci, Philip Baker Hall, morreu pacificamente na noite passada. Ele estava cercado por entes queridos.

No dia 22 de junho, Marilu Bueno também nos deixou. Ela deu entrada às pressas em um hospital do Rio de Janeiro no começo de maio com uma suspeita de um tumor no nariz, mas por conta da idade avançada, o quadro de saúde da atriz não teve melhora e ela acabou não resistindo. A direção do Hospital Municipal Miguel Couto lamenta informar que a paciente Maria Luiza Bueno, conhecida como Marilu Bueno, faleceu na tarde desta quarta-feira, 22 de junho. Ela estava internada na unidade desde o final de maio e vinha recebendo todos os cuidados indicados para o quadro, diz comunicado enviado à imprensa.

Aos 65 anos de idade, Julee Cruise morreu em 9 de junho, após um longa batalha contra o lúpus, doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos e órgãos, afetando diversos sistemas do corpo. A cantora era conhecida pela canção Falling, usada na série Twin Peaks. Nas página do Facebook, o marido da artista, Edward Grinnan, escreveu: Ela deixou este reino nos seus próprios termos. Sem arrependimentos. Estava em paz. Toquei Roam [música do B-52] durante a transição dela. Descansa em paz, meu amor.

No dia 5 de junho, a banda Bon Jovi anunciou a morte de seu fundador, o baterista Alec John Such. Ele foi um dos membros originais da banda, em 1983, mas decidiu sair por estar cansado. Nas redes sociais, a banda descreveu o músico como um elo, que construiu um caminho para que todos se encontrassem. O Alec foi sempre selvagem e cheio de vida. Hoje, esses momentos especiais põem-me um sorriso na cara e lágrimas nos olhos. Sentiremos a tua falta, dizia um trecho do comunicado.

Foi anunciado por meio do G1 no dia 4 de junho que a atriz Neila Tavares morreu aos 73 anos de idade. Segundo a publicação que, conseguiu falar com um amigo da artista, Neila havia sido diagnosticada com enfisema pulmonar, em novembro de 2021 e teria até sido internada quatro vezes nos últimos meses para tratar do problema de saúde. No perfil oficial de Neila nas redes sociais, a filha da artista agradeceu as mensagens que recebeu e afirmou que não haveria velório ou enterro para a despedida da artista. Caso você não lembre, Neila começou a carreira em 1968 e na televisão ela participou de novelas como Gabriela e Anjo Mau.

Morreu no dia 30 de maio Milton Gonçalves, aos 88 anos de idade. Segundo informações do G1, o ator morreu em sua casa por consequências de problemas de saúde enfrentados desde que ele teve um AVC em maio de 2020. Na época, Milton ficou internado por 95 dias, passou por uma cirurgia e chegou a ficar ligado a aparelhos para respirar. Em sua trajetória profissional, Milton atuou em mais de 40 novelas, dentre elas os sucessos O Tempo Não Para, Pega Pega e Insensato Coração. Ele também foi indicado a um Emmy Internacional por seu trabalho em Sinhá Moça.

No dia 18 de fevereiro, Brad Johnson morreu por complicações da Covid-19. O astro de Melrose e do clássico de Steven Spielberg, Além da Eternidade, tinha 62 anos de idade. Segundo o Daily Mail, a família do ator, que não havia revelado a morte até o momento, escreveu: Ele era um verdadeiro homem renascentista. Ele não estava apenas interessado em tudo que a vida tinha a oferecer, mas também era talentoso nisso. Embora tenha sido levado muito cedo, ele viveu a vida ao máximo. Ele era exagerado. Brad era amado por muitos. Era um amigo genuíno, colega de confiança e um marido e pai dedicado. Ele nunca será esquecido, e seu legado continuará.

Aos 73 anos de idade, o guitarrista Rick Gardiner, conhecido por tocar com David Bowie e Iggy Pop, morreu em 13 de maio após uma longa batalha contra o Parkinson. A triste notícia foi dada pelo produtor Tony Visconti no Facebook assim que foi informado pela viúva do artista, Virginia Scott. Nas redes sociais, Iggy Pop prestou a última homenagem ao amigo. Querido Ricky, adorável, adorável homem, sem camisa em seu macacão, o cara mais legal que já tocou guitarra. Obrigado pelas memórias e pelas músicas, descanse eterno em paz.

Lee Lawson, conhecida por interpretar Bea Reardon em Guiding Light, morreu no dia 22 de maio, aos 80 anos de idade. A notícia foi dada pela filha da atriz, Leslie Bova, em suas redes sociais. De acordo com a publicação, a protagonista do sucesso dos anos 1980 lutava contra o câncer e a Covid-19: Minha mãe morreu hoje, 22 de maio de 2022. Obrigada por ter dado à luz ao Chris, à mim e ao Gaby, para que mais tarde pudéssemos ter tido a Gianna, Wilder e Sterling. Nós te amamos. Você lutou contra o câncer e a covid como uma campeã. Descanse em paz, mulher brilhante. Obrigada por tudo, mãe, Leslie escreveu.
-
Maria de Fátima disfarça para Ivan, que estranha o fato de Raquel estar dormindo. Confira o que vai rolar nesta segunda-feira em Vale Tudo
-
Abel questiona Samuel sobre seu interesse em Leo. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta segunda-feira
-
Conheça as novelas que, assim como A Viagem, são campeãs de reprises!
-
Juliano se desespera ao encontrar Beatriz no lugar de Clarice na clínica. Saiba o que vai acontecer nesta segunda-feira em Garota Do Momento
-
Mesma pessoa! Relembre os momentos em que Déa Lucia provou ser igual a Dona Hermínia de Minha Mãe é uma Peça