Miss Brasil, atriz de novela e cinema...Relembre a carreira da Vera Fischer
A atriz participou de cerca de 30 novelas na Rede Globo
28/Abr/2025
Da Redação

Vera Fischer é dona de uma trajetória brilhante na televisão brasileira. Ela participou de cerca de 30 novelas na Rede Globo e foi protagonista em várias delas! Confira, a seguir, como foram os principais trabalhos da trajetória dessa atriz veterana, nascida em 27 de novembro de 1951. Aliás, você sabia que Vera começou em concursos de beleza? Pois é, ela foi eleita Miss Brasil e concorreu ao Miss Universo. Também ganhou Miss Blumenau e Miss Santa Catarina.

Na década de 1970, Vera fez filmes como Intimidade em que vivia uma personagem que mostrava a vida lotada de uma mulher que vivia no olho da mídia, mas em sua intimidade vive uma vida sem glamour - ela se comparou à personagem anos depois, em conversa com Ana Maria Braga.

Entrou para o cinema em pornochanchadas icônicas até hoje, como Sinal Vermelho - as Fêmeas, de 1972.

Em 1972, se casou com o diretor Perry Salles, e expandiu sua carreira.

Depois, ela fez participações em programas com Ronald Golias, no júri do programa de Flavio Cavalcanti (foto) e mais pequenas pontas na televisão.

Em 1973, ela fez A Superfêmea em que era protagonista - uma modelo que é contratada para fazer propaganda de pílula anticoncepcional masculina, o que assusta os homens.

Em 1974, Fischer protagonizou, também no cinema, As Delícias da Vida.

No mesmo ano, ela viveu Lígia no longa Essa Gostosa Brincadeira a Dois, ao lado do ator Carlo Mossy.

A novela Espelho Mágico, de 1977, foi a primeira de Vera, e ela contracenava com Tarcísio Meira e Carlos Eduardo Dolabella.

Ela também brilhou como a protagonista de Brilhante, em 1981.

Anjo Loiro, do mesmo ano, foi o longa que a consagrou como atriz.

Também em 1981, a artista viveu Ritinha em Bonitinha, mas Ordinária ou Otto Lara Resende, baseado na obra de Nelson Rodrigues e estrelado por Lucélia Santos.

Em 1990, ela protagonizou a minissérie Desejo, que contava a história real sobre a morte de Euclides da Cunha. Na trama, ela fez de novo par com Tarcísio Meira.

Vera protagonizou, em 1992, a novela Perigosas Peruas, que estrelou com Sílvia Pfeifer e Mario Gomes.

Em Pátria Minha, de 1995, ela viveu Lídia, e contracenou com seu então marido Felipe Camargo, que vivia Inácio. Segundo o jornal Folha de São Paulo, no meio da trama, a Globo dispensou Vera que, supostamente, se atrasava muito. Felipe também foi afastado, como conta o jornal: Os problemas com Vera começaram quando ela quebrou o braço, supostamente em uma briga com o marido. A situação dela se complicou quando começou a chegar atrasada e a faltar em gravações. Camargo não vinha causando muitos problemas às gravações, mas pesou para a decisão de afastá-lo uma gravação de quarta-feira da semana passada. Com um hematoma no rosto, que teria sido causado em mais uma briga com Vera, Camargo não pôde gravar. Vera tem um histórico com abuso de substâncias ilícitas e foi internada três vezes por conta da dependência - a última delas em 2011.

Em 1996, passado o mal-estar com a emissora, ela viveu Nena Mezenga na primeira fase de O Rei do Gado.

Em 1997, ela participou do longa Navalha na Carne, grande sucesso baseado na peça de Plínio Marcos.

Em 1998, participou de um capítulo do inesquecível Você Decide, chamado Amor e Traição.

Também em 1998 fez a segunda versão do sucesso Pecado Capital.

Em 2000, Vera viveu talvez a mais inesquecível das Helenas de Manoel Carlos, em Laços de Família.

Já em 2001, deu à luz os gêmeos de O Clone, como Yvete.

Em Senhora do Destino, de 2004, ela viveu a Sra. Vera Robinson.

Na novela Duas Caras, de 2007, a artista viveu a moderna fotógrafa Dolores.

Vera viveu Chiara em uma participação especial em Caminho das Índias, de 2009.

Em 2012, ela participou de Salve Jorge, e, segundo a Veja, ficou chateada com a emissora por conta de sua pouca projeção como Irina na trama. Isso teria deixado os chefões da Globo também chateados, e ela ficou na geladeira por anos.

Fischer falou sobre um de seus pares mais frequentes, com Tarcísio Meira, no Mais Você, em 2016: - Nós dois conversamos um dia, ele me contou que fui mais vezes par romântico dele do que a Glória [Menezes]. Desde a primeira, Espelho Mágico.

Após seis anos afastada das telinhas, em 2018 ela voltou para Espelho da Vida. No cinema, ela esteve em Quase Alguém, em 2019.

Vera costuma sempre falar sobre sua trajetória de maneira sincera e, no Altas Horas em 2019, revelou: - Quando eu tinha 20 anos de idade, tinha um teste para fazer uma peça de teatro. Fui lá, toda bonitona, o nome do diretor não vou dizer. Bati na porta, tímida, ele falou: tá bom. Fica em pé aí, vai pegar um táxi, faz de conta que vai pegar um táxi. Ele falou, vai pega um táxi. Você nunca vai ser atriz, pode ir embora. Olha só como a vida é!. Já em 2021 ela fez uma participação especial em O Labirinto do Sexo, Série produzida pela CNN Brasil, como ela mesma, e de Meu amigo Bussunda, produção da Globoplay, também como ela mesma.
-
Linn da Quebrada rebate vídeo polêmico e abre coração sobre internação em clínica de reabilitação
-
Taís Araújo relembra apoio da mãe durante fase difícil de Viver à Vida e recebe declaração da filha: Muito especial para mim
-
Maria de Fátima disfarça para Ivan, que estranha o fato de Raquel estar dormindo. Confira o que vai rolar nesta segunda-feira em Vale Tudo
-
Abel questiona Samuel sobre seu interesse em Leo. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta segunda-feira
-
Conheça as novelas que, assim como A Viagem, são campeãs de reprises!