No dia do velório de Pelé, Pedro Bial faz homenagem ao ex-atleta. Veja alguns famosos que lamentaram a morte do Rei do Futebol!
O ex-atleta morreu aos 82 anos de idade por conta de falência múltipla dos órgãos
02/Jan/2023
Da Redação

No dia 29, o Brasil ficou de luto pela morte de Pelé aos 82 anos de idade. Edson Arantes do Nascimento não estava mais respondendo à quimioterapia e, segundo a TV Globo, teve falência múltipla dos órgãos. O velório do ex-atleta foi realizado no dia 2 de janeiro de 2023. Nas redes sociais, celebridades de diversas áreas do entretenimento, do futebol e do jornalismo homenagearam o eterno Rei do Futebol. A seguir, confira alguns textos de despedida.

No dia da cerimônia de despedida de Pelé, Pedro Bial exibiu um registro do craque no Instagram e escreveu uma belíssima homenagem: Nem sempre Edson chamou Pelé de outro. Gente estranhava esse uso que fazia da terceira pessoa, em vez de eu, dizia, ele, o Pelé. Foi a maneira saudável que encontrou de encarnar o impossível, o sublime. Ninguém seguraria a barra sobre-humana de ser Pelé, muito mais que o maior dos maiores jogadores, muito mais que atleta do século; como bem disse o gênio húngaro Puskas: O maior jogador do mundo foi o argentino Di Stéfano. Eu me recuso a classificar Pelé como jogador. Ele estava acima disso. Impossível ser Pelé, Edson estava certo em chamar-se de outro. Só Deus pode criar tanta beleza, fazer milagres, atender a expectativa de um mundo. Beatles foram quatro pra chegar perto de fazer um Pelé. O homem mais famoso do mundo, o rosto mais reconhecido, como disse Reagan: Eu sou o presidente dos Estados Unidos da América. Você não precisa se apresentar, todo mundo sabe quem é Pelé. Edson também sabia quem era Pelé, acordou com ele por 82 anos. Tinha nascido num país invisível como uma bola num campo do tamanho do mundo. Ao se fazer maior que o Brasil, Pelé fez o Brasil maior, pôs a gente no mapa. E, quer saber? Ele foi modesto. Nunca usou o plural majestático, nós, o rei. Sábio, dizia, ele, o Rei. Mas nem sempre Edson chamou Pelé de outro. Quando fez vinte e um anos, em 1961, publicou sua auto-biografia, auxiliado por um jovem jornalista, um certo Benedito Ruy Barbosa. Falava então na primeira pessoa. Ainda não tinha conhecido a dimensão de Pelé. No último parágrafo, seus planos para o futuro eram ser profissional só até 1965, depois... jogar só por prazer de jogar, pela alegria de ser útil à pátria e porque gosto do Santos. Serei capaz, até, de voltar a peladas de rua, em Bauru, sem dar importância aos comentários. Vou viver, enfim eram as últimas palavras do livro chamado: Eu sou Pelé.

No mesmo dia, Ticiane Pinheiro vestiu uma camisa da Seleção brasileira autografada por Pelé para declarar: Para sempre, Pelé.


Ronaldo Fenômeno não mediu esforços para elogiar Pelé nas redes sociais: Único. Genial. Técnico. Criativo. Perfeito. Inigualável. Aonde Pelé chegou, ficou. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa hoje. O rei do futebol - um só. O maior de todos os tempos. O mundo de luto. A tristeza da despedida misturada ao orgulho imenso da história escrita. Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você. Obrigado, Pelé. Descanse em paz.

Xuxa Meneghel que já viveu no passado um affair com Pelé, foi até as redes sociais e postou uma foto em que todos os filhos do Rei do futebol estão segurando a mão dele e disse: Marcia, Kelly, Edinho, Jennifer, Josué, Celeste e outros (filhos do coração), netos, sobrinhos, Lúcia... e a todos que estiveram do lado do Dico, meu abraço carinhoso e que a dor da perda se transforme em boas lembranças para serem menos pesadas... Márcia que Deus te dê o colo que você precisa.

Além de compartilhar fotos, Tássia Camargo também fez questão de desabafar na legenda de alguns vídeos sobre a vida de Pelé e revelou que o ex-jogador até a ajudou a superar uma morte: O que falar do Rei Pelé? Assusti muitos jogos do Pelé em preto e branco na TV. NUNCA imaginei um dia ser sua amiga. Falar tanto...Não só o rei do futebol, mas como amigo que ajudou-me muito psicologicamente na morte da minha filha Maria Júlia. Disse-me: Pratique futebol feminino. Foi o que fiz. Um dia, numa partida no meu condomínio no condomínio NOVA Ipanema, na Barra da Tijuca, estava lá ele a assistir. Apenas para dar-me força. Tenho uma carta dele escrita à mão que não vou postar porque está no Brasil ainda guardada. Ajudou-me com um espetáculo meu chamado Josmarina. Um monólogo. Tinha uma empresa chamada PELÉ PRODUÇÕES ARTISTAS. Vão achar que tivermos algo... Enganam-se, pois era só empatia. Conheci uma família dele no edifício CHOPIN. No dia desse video presenciei a gravação, como no dia em que foi no campo do Chico e deixou a marca de seus pés no campo do Politheama. Falávamos muito quando morava em New York pelo telefone. Ele nunca fez o que muitos fazem hoje. Exibir o seu dinheiro e seus carros. Pelé era simples e manteve esse legado apesar do dinheiro que tinha. Sempre teve juízo. Pena muitos não terem seguido esse legado. Agradeço por tudo, pelos ensinamentos, pelo futebol ímpar. Os meus sentimentos aos filhos, família, amigos em comuns e fãs. Mestre descanse em paz e até já.

Usain Bolt a maior lenda do atletismo mundial, fez questão de postar uma homenagem para Edson Arantes do Nascimento: Uma lenda do esporte. Descanse em paz Rei Pelé

Sylvester Stallone foi um dos artistas internacionais que também fez questão de parar um pouquinho e publicar uma homenagem para Pelé nas redes sociais: PELE O GRANDE! Descanse em paz! Este era um bom homem.

Luciano Camargo postou uma foto super antiga dele bem novinho ao lado de Pelé e de Zezé Di Camargo, e escreveu: Meus sentimentos a todos da família Arantes Nascimento. Descanse em paz Pelé.

Elton John que é Inglês decidiu fazer uma homenagem para o Rei do futebol: O maior de todos. Ninguém chega perto. Majestoso e elegante, e lindo de se ver. E esse sorriso... O maior embaixador do Brasil e do futebol.

Lewis Hamilton que agora é um cidadão brasileiro sempre deixou bem claro que tem uma enorme admiração pelo povo brasileiro e por Ayrton Senna, mas na morte de Pelé o piloto de Fórmula 1 fez questão de postar alguns Stories exaltando a importância do Rei do futebol para o esporte.

Rafael Nadal que é um dos nomes mais conhecidos do tênis resolveu postar uma foto de Pelé e escreveu: Hoje se despede um grande esporte mundial. Um dia triste para o mundo do futebol, para o mundo do esporte. Seu legado sempre estará conosco. Não o vi jogar, não tive tanta sorte, mas sempre me ensinaram e me disseram que ele era o Rei do futebol. Descansa em paz! Oh Rei!

Zilu Camargo também teve o privilégio de posar ao lado do Rei. O dom que só Deus nos dá, eterniza aqueles que foram escolhidos para brilhar!!! O artista morre, o craque morre, a celebridade morre... mas sua arte é imortal e perpetuará para sempre na história! E assim, meu amigo @pele foi eternizado! Ninguém no mundo conquistou três Copas! Ninguém no mundo -até hoje- fez história no futebol como ele! E nós, brasileiros do país do futebol, perdemos o maior jogador da história do país e do mundo! Mas o Rei dos Reis, nosso Deus maravilhoso, que deu esse dom da bola ao Pelé, ganhou no céu o Rei do Futebol!! Siga em paz, meu querido, Pelé. Que os anjos te acompanhem e que você desfrute da eternidade como merece!!! Meus sinceros sentimentos e orações à toda família, filhos, netos e amigos!!!

David Beckham postou uma foto sozinho ao lado do Rei e também compartilhou uma em que os filhos estão pegando na mão de Pelé, na legenda, ele escreveu: Foi o jogo lindo DELE. Obrigado e adeus, descansa em paz meu amigo.

Tiago Leifert fez questão de não poupar elogios na hora de homenagear o Rei do futebol: Somos o país do futebol porque graças a Deus você nasceu aqui. Todos nós jornalistas esportivos devemos nossa carreira ao dia que você resolveu jogar bola e a partir dali inspirou gerações e gerações de fãs e jogadores. Obrigado ao menino que desde os 17 anos só nos deu alegrias e hoje, pela primeira vez, nos faz chorar. De orgulho. Obrigado, Majestade. O Rei está morto, vida longa ao Rei.

Zico compartilhou algumas fotos ao lado de Pelé e na legenda da publicação, escreveu: Deus levou para perto dele nosso Rei. Que descanse em paz. Muito obrigado por tudo. Os grandes momentos como torcedor, como adversário no inicio de minha carreira e de felicidade por jogar junto alguns minutos. Quanto aprendizado como jogador, atleta e profissional. Você é eterno. Que Deus conforte os familiares e amigos.

Will Smith que é um grande admirador do futebol já teria encontrado anteriormente com Pelé presencialmente e os dois até posaram para algumas fotos no celular do ator. No Instagram, Will postou as fotos e escreveu: O mairo de todos os tempos. Descanse em paz, Rei Pelé

Todo mundo já sabia que Pelé era apaixonado pelo futebol e pela música, e Roberto Carlos fez questão de relembrar isso ao postar nas redes sociais um registro dos dois tocando violão, e escreveu na legenda: Tive o privilégio de conhecer Pelé pessoalmente e estar com ele algumas vezes, inclusive na sua participação no Especial de 1977 e até cantamos juntos. Pelé é alegria e orgulho pra mim e para todos nós brasileiros. É emocionante quando estamos em qualquer parte do mundo e alguém diz: Ah, do Brasil de Pelé. E aí pensamos e até falamos: É, o maior jogador de futebol do mundo, de todos os tempos. Eleito mundialmente como o atleta do século ele é o brasileiro mais famoso do mundo por seu talento e emoção que nos causa em cada partida de futebol. Digo isso tudo no presente porque Pelé é e será tudo isso SEMPRE, eternamente nos corações e na história do Brasil. Que o nosso Deus de bondade o proteja, o ilumine cada vez mais e o abençoe sempre. Amém, amém, amém

César Cielo também tirou alguns minutinhos de seu dia para postar uma foto de Pelé e escreveu: Ao eterno REI do Futebol: MUITO OBRIGADO. Descanse em paz.

A Rainha do futebol, Marta Silva apareceu em alguns programas esportivos para falar sobre a morte de Pelé e em suas redes sociais fez questão de compartilhar alguns momentos com o ex-jogador de futebol: Meu Rei, Nosso Rei…! Muito Obrigada!!! Você mostrou, ou melhor, ensinou com arte e maestria, ao mundo, o poder, ÚNICO, e de escala GLOBAL, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão AMADO esporte!! Pelo seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua Arte!! TE AMO REI!! Descanse em Paz!

Neymar Jr. se emocionou ao falar do eterno craque: Antes de Pelé, 10 era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é eterno!.

Outro jogador de futebol que não deixou de prestar suas condolências foi Cristiano Ronaldo: Os meus profundos sentimentos a todo o Brasil, e em particular a família do senhor Edson Arantes do Nascimento. Um mero adeus ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre. O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé.

O ex-jogador de futebol Cafu lamentou: Hoje perdi meu irmão. Como cristão católico, sei que é morrendo que se nasce para a vida eterna. Teremos toda a eternidade para estarmos juntos na casa do Pai. Ele apenas deixou o mundo das coisas que tem fim e foi para o mundo das coisas que não tem fim. Até um dia, Pelé.

Lionel Messi, um dos maiores destaques da Copa do Mundo do Qatar 2022, desejou que Pelé descanse em paz.

Já Sandra Annenberg disse: Morreu nosso Rei. Estamos de Luto. Seremos pra sempre seus súditos. Pelé foi e será pra sempre o melhor. Jamais será reposto. Obrigada por tudo.

O Rei do futebol se foi hoje no dia em que costumamos homenagear o passado. Meu #tbt de hoje é do Pelé, o atleta do século XX, o maior embaixador do Brasil. Em qualquer lugar do mundo, ele era reverenciado. Como jogador, foi tricampeão com a seleção brasileira. Tive a chance de trabalhar com ele na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Não vou me esquecer da reverência de quem estava no estádio Rose Bowl quando ele chegou à cabine de transmissão da TV Globo. Um orgulho ver um homem preto brasileiro tão adorado e tão respeitado. Meus sentimentos à família, aos amantes do futebol e a todos os brasileiros que hoje estão de luto, lamentou Fátima Bernardes.

Lucio Mauro Filho escreveu: Pelé Eterno não é apenas o título de uma cinebiografia, mas sim a definição de um legado, de tudo que representa esse cara para história. Dia desses, minha amada Fafy Siqueira postou um trecho de entrevista do Engenheiro Ozires Silva, em que ele comentava que ao encontrar em um jantar alguns membros do comitê do Prêmio Nobel, lhes perguntou por que nenhuma personalidade brasileira havia sido laureada, como já aconteceu com argentinos, chilenos e venezuelanos. Um deles respondeu: - Porque vocês são destruidores de heróis. Toda vez que aparece um candidato brasileiro, todo mundo do Brasil joga pedra. Não tem apoio da população. O brasileiro ou desconfia do outro, ou tem inveja do outro. Me lembro também de Tom Jobim, que costumava dizer que o sucesso no Brasil era uma ofensa. Eu confesso que não sei de onde vem esse ranço. Talvez da nossa educação escolar, da nossa história que transformou tanta gente cruel e mesquinha em herói, que sequer sabemos quem de verdade merece tal honraria. Mas o que Pelé fez é de conhecimento universal. Ele revolucionou o futebol e para os mais jovens, nada melhor que aquele vídeo que circula pelas redes em que é possível vê-lo executar todos os lances eternizados por craques como Zidane, Cruiff, Maradona, Ronaldo e tantos outros, com anos de antecedência. Quando foi eleito Atleta do Século, Pelé concorreu não só com jogadores de futebol, mas com atletas de todas as modalidades, incluindo o mítico Jesse Owens. Mesmo assim, quando lhe fiz uma homenagem em seus 80 anos, muita gente veio esculhamba-lo por aqui. Pelé é um ser humano, como todos nós. Com qualidades e defeitos. Estamos todos nesse plano para aprender. Mas como atleta, esse homem foi, é e sempre será um herói! Meus sentimentos à família, amigos e admiradores deste grande atleta! Descansa em paz, Rei Pelé!

Luciano Huck declarou: Rei Pelé se foi. Ficam capítulos importantes da história do esporte mundial, com as sementes do nosso futebol arte. Permanecem as lembranças deste protagonista da história de amor de um país inteiro pelo futebol. Nós, seus súditos, seguiremos contando suas façanhas. Deixando vivo seu legado, como fizeram nossos pais

Angelica completou: Descanse em paz, Rei! Obrigada por tanto em nosso futebol e também para nosso país. Meus sentimentos para todos os familiares e amigos. Pelé sempre será lembrado e seu legado continuará sendo seguido por aqueles que te amam!

É meio inacreditável falar: O Pelé morreu. Tanta alegria, tanta vida, tantas comemorações. Não combina. Ele nasceu para a bola. E a bola nasceu para ele. Um talento inigualável que o fez ser o maior jogador da história. Adeus, rei. Meus sentimentos a toda família., disse Ana Maria Braga.

Dia triste para o Brasil. Pelé nos deixou hoje. Em seu livro, escreveu sobre a canção Love Love Love, que fiz inspirado nas palavras dele: Fiz um discurso em campo e finalizei pronunciando estas palavras em inglês: - Love! Love! Love. [Amor! Amor! Amor!] E Pelé disse: - Love, love, love. De todas as canções inspiradas em mim, acho que essa é a que mais me emociona., disparou Caetano Veloso.

Paulo Ricardo lamentou: Pelé eterno, o maior de todos os tempos, herói, guerreiro, rei, o mundo chora…

Pelé! Que vida extraordinária! Que Deus conforte a família e amigos. Que benção ter uma vida como essa! Legado eterno, escreveu Marcos Mion no Twitter.

O time Santos Futebol Clube emitiu o seguinte comunicado oficial: É com imensa tristeza e pesar que o Clube decretou luto oficial de sete dias e a bandeira foi hasteada à meio mastro. Nossos sentimentos à mãe dona Celeste, à esposa Márcia Aoki, filhos e netos e para todos os apaixonados pelo esporte, como nós, súditos do Rei, para sempre. Já a filha do ex-craque, Kelly Nascimento, escreveu: Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz

Mauricio de Sousa escreveu: Pelé, nosso Pelé! Toda vez que uma criança brincar com uma bola lembraremos dele. O amigo, o grande atleta, a personalidade brasileira que amamos está vivo em nossos corações.

Péricles agradeceu: Muito obrigado por seu futebol ímpar e brilhante encher nosso Brasil de alegrias

Pra sempre Rei, Pelé!, disse Sabrina Sato

Obrigado, Pelé! Por tanta alegria que você nos proporcionou! , completou Zeca Pagodinho

Sempre tive o Pelé na parede de casa, como uma benção. Uma expressão pura do talento, da arte, do Brasil, declarou Dan Stulbach.


Emicida não deixou de prestar a homenagem ao ex-atleta e esperou que ele descanse em paz.

-
Terceiro dia de programa tem primeira votação e climão entre casal. Veja tudo que rolou na...
-
Davi Brito revela transformação após lipoaspiração: O pai tá lipado!
-
Camila Pitanga fala sobre retorno à Globo após quatro anos do fim do contrato
-
Sabrina Sato ganha buquê de flores de Nicolas Prattes em lançamento de novo reality show
-
Famosos marcam presença na renovação de votos de Ana Paula Siebert e Roberto Justus
-
Um mês após a morte do pai, Vitor Kley lamenta saudade e relembra ensinamentos
-
Morre Jill Sobule, cantora da trilha sonora de As Patricinhas de Beverly Hills, em incêndio doméstico. Veja quem são os famosos que nos deixaram em 2025
-
Terceiro dia de programa tem primeira votação e climão entre casal. Veja tudo que rolou na noite do Power Couple Brasil
-
Bolo de 10 andares da festa de Ana Paula Siebert e Roberto Justus não foi servido, diz confeiteira
-
Atriz mirim Millena Brandão é internada após sofrer sete paradas cardíacas