Confira os melhores momentos de Marcos Mion com o filho Romeo!
O apresentador faz questão de compartilhar com os fãs as histórias mais apaixonantes que vive ao lado do primogênito
20/Jun/2024
Da Redação

O filho mais velho de Marcos Mion e Suzana Gullo, Romeo, foi diagnosticado dentro do Transtorno do Espectro Autista, e como o próprio apresentador já declarou diversas vezes, se tornou uma das maiores referências no Brasil quando a condição é falada publicamente. Isso aconteceu após ele mesmo começar a compartilhar com os fãs como é o dia a dia ao lado do garoto. Ele chegou, até, a dançar no Caldeirão com Mion no programa de fim de ano de 2023, fazendo muita gente se emocionar. Veja os momentos do apresentador com o filho!

No Instagram, são inúmeras as publicações em que Mion fala sobre a família. Entre as postagens, estão relatos de viagens, momentos inusitados, histórias engraçadas e grandes aprendizados, como ter que aprender a lidar com as limitações de Romeo. Mion é daqueles que compartilha textão na web e frisa o quanto a família é prioridade em sua vida, emocionando o público, principalmente quando fala de Romeo. Em meio às comemorações de aniversário do primogênito, Marcos Mion fez questão de compartilhar a festinha de Romeo. Com uma foto de antes e depois, o apresentador escreveu: Um dia o amor cansou. Mesmo sendo o mais importante e poderoso de todos sentimentos, cansou. Cansou de ser apenas uma sensação amorfa e decidiu usar seu poder para incorporar a forma humana. Virar uma pessoa. Ele queria ter pernas, braços, ele queria falar, correr, dançar, abraçar, cantar, ele queria saber como era ser um coração ao invés de ser somente a força que o faz bater. Se essa história fosse verídica, eu só posso imaginar o amor se transformando numa pessoa que toca, ilumina, emociona e ensina qualquer um com quem tenha contato. Eu só posso imaginar pessoas se emocionado com um simples abraço, mesmo sem nunca ter visto aquela pessoa, sem saber que aquilo era o amor personificado. Imagino que pessoas iam se sentir atraídas sem entender direito o porque. Agradeceriam à Deus pela oportunidade de terem conhecido, abraçado ou apenas terem dado risada juntos. Pode ser uma história fictícia, mas tudo que descrevi é o que vejo acontecer TODOS os dias com as pessoas que conhecem ou chegam perto do Romeo, meu filho! É inexplicável. É lindo. Muita gente, muita mesmo, se emociona só de falar dele quando me encontra na rua. Ele nem está. Faltam palavras porque eu não sei explicar o tamanho do privilégio de ser pai de um ser humano como o Romeo. Que mexe com tanta gente, que inspira e guia e, acima de tudo, espalha AMOR constantemente. Sem parar! Pode parecer mitologia, mas para mim, essa história descrita acima é verdade e essa pessoa é o meu filho Romeo! Não tenho outra forma de explicar. De todos os prêmios que já tive o privilégio de ganhar na vida, ser seu pai é, de longe, o melhor! Te amo, meu anjo, meu príncipe, meu maior amor da vida! A cola que junta toda nossa família! O centro de tudo! O núcleo da nossa célula! Romeo. Feliz 17 anos mudando a vida de todos que te conhecem ou tem a oportunidade de conviver com você!

Em maio de 2022, o primogênito teve mais uma grande conquista em sua vida e o papai-coruja, é claro, aproveitou para comemorar. Aos 16 anos de idade, o adolescente participou do bat-mitzvá de Vicky, filha de Mariana Kupfer, e usou terno pela primeira vez em uma festa. Na legenda do clique, Mion escreveu: Essa foto que tirei agora é pra registrar o momento mágico de ver meu anjo Romeo chegando pela primeira vez numa festa de terno de veludo e gola cacharel! O cara mais lindo da festa, chamando toda atenção por todos os melhores motivos. Mas não consigo desviar do sorriso de missão cumprida e olhar que transborda orgulho desses pais que lutam incansavelmente pela inclusão e aceitação deste moleque único e inacreditavelmente especial e que já chegaram em tantas outras festas ao longo destes 16 anos chamando toda atenção pelos piores motivos (preconceito, olhares de desprezo, cochichos, rejeição, isolamento…) Parabéns Romeozão, você hoje é o centro das atenções, o cara mais disputado do salão! E parabéns Nena, we did it. We fucking did it. Obrigado por nunca soltar minha mão. Nossa mão. Conseguimos.. Fofos, né?!

Mion também já mostrou na web a égua da família, que ajuda no tratamento do primogênito. Essa é a Lolla! Claro que minha égua tinha que vir sabendo fazer careta, né? Ela veio pra criar laços com as crianças e, principalmente, com Romeo. Vai ser preparada pra ele montar e iniciar uma equoterapia. #FamilyFirst, escreveu ele na legenda. Legal, né?

Além de usar seu espaço para falar sobre o autismo, Mion também luta pela causa, e no início de 2020, dividiu com seus seguidores uma vitória: a sanção da lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O apresentador repostou uma manchete de jornal e escreveu: Eu não sou de dar repost, mas tenho 40 anos e quando um jornal dá a notícia é porque é importante! E nesse caso é a notícia mais importante da minha vida - até agora né? Porque o melhor sempre está por vir.

Como você já deve ter visto, Marcos Mion mostrou toda a sua empolgação por estar na Rede Globo realizando o seu grande sonho. E é claro que seus três filhos estariam ao seu lado nesse momento especial, não é? Em entrevista ao programa Fantástico, Suzana Gullo, esposa do apresentador, falou sobre o apego de Mion às crianças: - Ele sempre foi aquele pai muito ativo e muito presente, declarou. Na mesma reportagem, o artista fez questão de exaltar o primogênito, Romeo, que cada vez mais encanta os fãs de Mion nas redes sociais: - Deus me presenteou com o Romeu, meu filho mais velho, que faz parte do espectro autista. E essa é a nossa causa, ser porta-voz do meu filho e dos mais de dois milhões de autistas que existem no nosso país. Lindo, não é?

No dia em que Romeo completou 15 anos de idade, Mion postou: Que trajetória. Que travessia, meu filho... tão jovem e já representa TANTO para milhões de pessoas. Já tem lei com seu nome e já mudou a vida de milhões... Que emoção para sua mãe e eu! Quando poderia imaginar que aquele bebezinho me mostraria que, nada mais sou, do que seu mensageiro, seu porta-voz. E que juntos lutaríamos pelos direitos e reconhecimento de milhões de pessoas como você: autistas. Pessoas incríveis, evoluídas, agentes de mudança em todos. Anjos na Terra. Desde adolescente sempre pedi a Deus para ser pai, mas Deus sabe de tudo e me mostrou que meu pedido estava errado. Eu não queria apenas ser pai, eu queria ser pai de uma criança autista! E se eu tivesse agora a chance de tirar o autismo de você, eu recusaria. Escolheria você, do jeito que você é, que Deus te fez, todas as vezes. TODAS. Você é perfeito, meu filho. Nós somos uma dupla perfeita, dentro de um quinteto perfeito. Como sempre falo: que seu anjo da guarda te cuide lá de cima porque aqui embaixo cuido eu! Que honra pra mim ser seu pai. Obrigado Romeo, meu Romeo.

Marcos Mion também arrancou lágrimas de seus seguidores ao publicar uma foto do antes e depois de Romeo, e se derreter pelo filho na legenda, quando relembrou a época em que o primogênito era bebê: Se existir um julgamento final e Deus me perguntar o que fiz da minha vida, vou responder com o maior orgulho do mundo que eu a dediquei a você, meu anjo Romeo. E que jornada está sendo! Se fechar os olhos lembro até do seu cheirinho quando recém nascido. De como você teve como meio de locomoção principal, por anos, o meu colo, do quanto amava te colocar peladinho no meu peito...eita, essa lista pode ir por tempo indeterminado! Eu era um moleque segurando uma vida na palma da mão. Sim, parece impossível te vendo hoje, mas você era do tamanho da palma da minha mão! E hoje eu sou um homem segurando um moleque pré adolescente nos braços! Quanta experiência você me dá, meu filho. Sem você eu teria passado essa vida sem conhecer o autismo, sem achar meu propósito e, sem dúvida, não seria uma sombra do homem que sou. Você é a maior força motora da minha vida, sem você eu não estaria ajudando milhões de famílias, não estaria batalhando tanto por milhões de pessoas autistas que nunca nem vamos conhecer pessoalmente, mas que dividem tanta coisa conosco! Me agradecem muito, todos os dias, e internamente, pelo vento, eu mando esses agradecimentos pra quem merece: você. Quando poderia imaginar que quando te levava no colo, na foto em cima, de 2006, estava levando meu maior mestre. A pessoa que me ensinou mais do que qualquer livro ou aula. Obrigado Deus por ter melhorado meu pedido na adolescência! Afinal, eu pedia muito pra ser pai, mas não poderia imaginar ainda que o que me completaria, o que realizaria meu desejo em sua totalidade, era ser pai de um autista.

Mion citou a importância de trazer a música para a vida dos filhos, principalmente de Romeo. Ele publicou um vídeo do primogênito dançando e pediu para que as pessoas nunca parassem de acreditar em seus filhos autistas: Se você tem um filho autista, experimente rechear a vida dele de música. Uma pra cada ocasião! Pode ajudá-lo a entender a rotina, identificar a atividade e, dependendo da música, acalmá-lo. Num mundo ideal, como aconteceu com a gente, ela vira a comunicação que descrevi acima! Mas lembre, não é na primeira vez. Pelo contrário, talvez ele nem demonstre que entende ou gosta, mas se você acredita no poder da música e da conexão pode apostar que vai estar funcionando. Tudo no autismo se resume à intuição dos pais: se você acha que faz bem pra criança, repita. Eles precisam de repetição. O tempo todo. Constância e consistência. Mas faço um apelo a todos os pais: NUNCA PARE DE ACREDITAR NO SEU FILHO(A) COM AUTISMO. N U N C A.

Neste clique acima, Mion aparece ganhando um abração do filho. Dentro desse abraço é sua casa, meu filho! O lugar mais seguro desse mundo!, escreveu em trecho da legenda. Sempre tentando conscientizar os fãs sobre a condição do filho, ele ainda comentou: Se a humanidade evoluir corretamente ou se, pelo menos evoluir, a genética autista terá uma presença muito maior entre as pessoas, todas as pessoas. Assim o mundo seria um lugar mais puro, bondoso, verdadeiro e honesto. Além de caridoso, generoso e preocupado com o próximo. Viva a genética autista!! Quem convive sabe do que estou falando! Somos nossa melhor versão 24 horas por dia por causa deles! Não precisamos de cura, mas sim, de compreensão e respeito. Apenas isso!.

Marcos Mion também divertiu a internet ao publicar um vídeo dançando com Romeo - e, na legenda, mostrou seu orgulho por ter uma família autista: Meu tipo de feriado perfeito. Sim, a gente dança engraçado. Sim, a gente pula. Sim, a gente faz ÁU imitando o Michael Jackson. Sim, somos felizes. E bota feliz nisso! Aí eu lembro de tantas pessoas consideradas “normais” que não chegam ao dedo do pé desta felicidade. Somos uma família autista com muito orgulho e honra. Ele também disse estar feliz pelo filho, que é adolescente, não ter vergonha de dançar com o pai: Mas não é o autista que tem problemas para se relacionar? A grande maioria de crianças da idade do Romeo, os “normais”, teriam vergonha de se relacionar e dançar assim com o pai. Que benção poder viver com um serzinho que não poderia ligar menos para convenções sociais ou o que os outros vão pensar... eu quero dançar, danço! Eu quero pular, pulo. Eu quero fazer ÁU, faço. Afinal uma das lições que aprendi com meu filho autista é faça o que seu coração manda. Não se preocupe em ter que se encaixar onde outras pessoas, que não tem ideia de quem você é, acham que é o aceitável, o correto. O certo. No caso dele, realmente ele não registra que alguém pode pensar alguma coisa sobre a vida do outro. Julgar? Ele não sabe nem o que é! Não é o máximo isso? A atenção está toda no que ele tá sentindo! Não é evolução na sua forma mais linda?

Em outro clique, o apresentador falou sobre a importância de que pais de crianças autistas participem das brincadeiras com os filhos: Achei essa foto que tiraram de uma festa lá em casa onde eu, nitidamente, estava sendo a voz e o gesto do Romeo, meu filho autista, para ele participar da brincadeira. Pais, não ache que seu filho autista não quer brincar só porque não consegue se jogar na brincadeira como uma criança neurotípica. Crianças são crianças! Diversão é diversão. Em todo lugar do mundo independente de condições neurais! Eles querem brincar! Eles querem uma vida comum, mas precisam de um porto seguro para lidarem com emoções que não controlam. Esse Porto Seguro são vocês! Não tenha vergonha de entrar na brincadeira pelo seu filho! Não tenha vergonha de se expor, de se jogar, dançar, rastejar, pular, correr, agachar, cantar ao lado do seu filho autista! Você, pai e mãe, são a confiança dele, o que permite que ele não se sinta sozinho, excluído e motivado a entrar na brincadeira. Vocês são o caminho para eles serem felizes e superarem a barreira da interação social.

O apresentador também usou o seu espaço na mídia para lançar um livro sobre o autismo, chamado A Escova de Dentes Azul. Para a revista Trip, ele falou sobre a importância do projeto: O primeiro foi o Escova de dentes azul, que escrevi explicando o autismo para as crianças. Percebi que quando a criança cresce com qualquer condição extraordinária por perto, ela cresce mais tolerante, de forma mais nobre e digna. Via as cartinhas que os amigos do Romeo escreviam para ele e pensava que eles seriam adultos legais, que sabem respeitar as diferenças. E vi que não tinha que escrever livro para adulto, mas para criança. Então, esse meu primeiro livro é pelo Romeo e pelos mais de dois milhões de crianças diagnosticadas com autismo. Essa é a missão. E não foi só isso...

... Na mesma entrevista, Mion disse que sua grande motivação na carreira sempre foi dar uma boa vida para Romeo e conscientizar o máximo de pessoas possível sobre o autismo: Ele foi a grande sorte da minha vida, minha maior benção, porque aquele moleque, naquele momento... Ele nasceu prematuro... Você tem noção do que é segurar uma vida humana na palma da mão? Se a sua vida não muda nesse momento, meu amigo, não vai mudar nunca mais. E, por conta do Romeo ter vindo primeiro, isso me moldou. Cara, eu sou muito elogiado pela forma que crio meus outros dois filhos, mas é que, para mim, a primeira experiência foi sob a ótica do autismo para todas as situações, e isso te dá muita casca. Aliás, acho que tudo o que construí na minha carreira, que me fez ter visibilidade e o poder do microfone, tenho certeza de que foi para poder dar voz ao meu filho e ao autismo. De arrepiar, né?

Durante a viagem da família para a Itália, Romeo também encantou ao posar em frente ao Davi, de Michelangelo. Lindos, né?

Quando Romeo completou 14 anos de idade, Mion emocionou todos os seus seguidores ao postar uma linda e longa declaração de amor ao filho. Ele escreveu: 14 anos que minha vida ganhou seu maior propósito: me tornar pai. Apenas alguns anos depois entenderia que não tinha tido apenas um filho, eu e Suzana Gullo tínhamos sido escolhidos por Deus, assim como milhares de outras famílias, para cuidarmos de um anjo enviado à Terra. Ora, como não é um anjo?! Se ele consegue mudar a vida de todos os que o cercam com amor e encantamento? E essas pessoas passam adiante o amor e sabedoria que recebem dele numa corrente de tolerância, aceitação e respeito sem fim? Anjos não iluminam e protegem as pessoas? Então, é exatamente isso que o Romeo faz. Ilumina nossa vida com amor, valores verdadeiros, sinceridade e elevação de espírito e nos protege de nos tornarmos pessoas intolerantes, egoístas, desrespeitosas e insensíveis. Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir aos seus seguidores que não tenham preconceito contra pessoas autistas: Quando sonhava em ter minha família, não poderia imaginar que seria escolhido e presenteado por Deus com um bebê autista! Deus me iluminou como sempre e me deu uma família muito mais perfeita do que eu jamais poderia ter sonhado. Obrigado meu filho por me transformar no homem que sou hoje. As lições que você me deu, com sua sabedoria e evolução me colocaram na posição que estou hoje, onde tantas pessoas anseiam em me ouvir ou ler. Para todos vocês eu tenho uma mensagem: se vocês gostam do que eu penso, escrevo, falo, da forma que encaro minha vida e crio minha família, então saiba que você sente tudo isso por uma família autista! Porque foi um autista que me transformou nisso. Então respeite TODAS PESSOAS COM AUTISMO! Admire TODAS de todos os graus e não apenas meu filho. Sem você, filho, eu nunca conheceria esse mundo de sentimentos puros, sinceros e mais intensos que tudo que existe. TE AMO.

Donatella e Stefano, filhos mais novos de Mion, também são super parceiros de Romeu, como o apresentador já mostrou em diversas ocasiões. Certo dia, por exemplo, o apresentador publicou um vídeo de Romeo e Donatella em uma montanha-russa na Disney, nos Estados Unidos, e se derreteu pela forma como a garota trata o irmão: Quem me segue há muitos anos vai lembrar que a primeira vez que Romeo juntou coragem para ir numa montanha-russa foi porque a Doninha pegou ele pela mão e disse: Romeozão, eu vou com você e de mãos dadas fizeram todo o processo. Foi nessa mesma montanha-russa, quatro anos atrás. Agora assista de novo ao vídeo de hoje e veja com quem Romeo está no primeiro carrinho! E perceba a mão da Doninha em cima da mão dele! Dizendo pra ele que está lá pra ele, com ele e que tudo vai ficar bem! No segundo momento o braço dela está entrelaçado com o dele e sua atenção não está no seu divertimento, mas fixa no irmão. Não existe a ilusão de que apenas por nascer num lar autista a criança se torna tolerante e empática. Não, existem muitos caminhos que a criança pode tomar numa situação como essa e é aí que entra o exemplo paterno para guiar o caminho. Nada preenche mais meu coração do que ver Doninha ou Tefo cuidando do Romeo. Sei que não estarei fisicamente aqui pra cuidar do Romeo até o fim da vida dele, vou cuidar até o fim da minha e ter a tranquilidade de, como pai poder morrer, é saber que passei os valores certos para Doninha e Tefo cuidarem do Romeo e ajudarem o máximo de pessoas que eles conseguirem. Seguindo meu exemplo. Que amor!

Mion não segurou a emoção ao ver o filho todo arrumado, prestes a se apresentar no musical de uma escola de teatro em São Paulo. Além de dividir o momento nas redes sociais, o apresentador também se derreteu pelo primogênito ao falar sobre as dificuldades que ele tem superado: Quem disse que sonhos não se realizam? Quando Romeo era pequeno, durante as apresentações da escola, eu ficava com ele no segundo andar olhando pela fresta da janela as crianças se apresentarem na quadra. Abraçava ele, que tremia de tanto pavor que sentia em se apresentar, apesar de sentir que, por dentro, ele tinha muita vontade... Corta para quase 10 anos de idade depois e ali está ele subindo no palco de um dos maiores teatros de São Paulo, o Teatro Alfa, lotado de gente que ele não conhece, para se apresentar sozinho! Com a Mari, sua professora de dança, claro! Isso só foi possível graças ao trabalho e dedicação desses 10 anos. De toda nossa família e dos profissionais que trabalham com Romeo... Se seu filho autista tem uma vontade, um interesse, um hiperfoco, apoie ele. Na verdade esse conselho não é apenas para pais de autistas, mas sei de muitos pais que cortam o hiperfoco por não aguentarem mais meu filho só falando disso, só assistindo isso! Nunca esqueçam que foi graças a esse pensamento em algoritmos e o super poder do hiperfoco que nossa tecnologia evoluiu tanto. Lembro de uma história sobre um menino que tinha hiperfoco em aspirador de pó. Sabia tudo sobre todos modelos. Pode parecer, para os desavisados, um interesse banal ou inútil, mas ele, dentro dessa indústria, pode ser uma peça muito valiosa. Pode ser responsável por uma evolução ou reviravolta, de um eletrodoméstico que todo mundo usa, por pensar nisso mais que qualquer outra pessoa. Resumindo: autismo não é doença, é uma forma diferente de funcionamento, e o que faz alguém diferente é o que lhe faz bonito! Autismo não é incapacidade, pelo contrário, se conseguir trabalhar nas terapias e fazer o autista se desenvolver, ele pode ser uma luz, uma inspiração, uma benção para milhares de pessoas. Romeo, meu anjo, se não fosse por você... se não fosse por você... eu não sei o que seria de mim como ser humano, como homem, como pai. Única certeza que tenho é que quero honrar sua escolha de ter me escolhido pra ser seu pai, perante a permissão de Deus. Gosto de acreditar que todos pais que recebem crianças especiais são escolhidos. Pelo anjo. Por Deus.

Mion também se emocionou muito ao ver Romeo imitando os passos de Michael Jackson durante uma viagem para a Itália. Ele publicou um vídeo do momento no Instagram e se derreteu na legenda: Felicidade é isso. Dance como se ninguém estivesse olhando. Faça o que da vontade! Mesmo que seja, do nada, mandar um RUSBÉ no meio da rua! Em Florença. Com direito a gritinho bem mais alto do que o do original! Não é simples viajar com uma criança autista. São incontáveis break downs, que é quando ele perde o foco, a calma e entra em um espiral impossível de controlar de angústia e raiva. São incontáveis. Muitos por dia. Por causa da espera, do casaco, do caminho que mudou, da comida que não tinha, do IPad que não pode ser alto, da mão que precisa lavar, do almoço que acabou sendo antes do combinado, por causa de toda e qualquer mudança que existe numa viagem para outro país com várias pessoas ... ou seja, a lista vai embora. Mesmo. Todos tem que estar com a paciência, tolerância e compaixão em dia. Inclusive para tomar uns tapas e socos bem fortes. Mas para nós tanto o difícil, quanto o fácil são necessários. É como se eu não soubesse o que fazer da vida se não tivesse que ajudar nas escadas, olhar se não vai pro meio da rua, arrumar um banheiro dez minutos depois que saímos do restaurante, levar ao banheiro, ajudar a vestir, arrumar o sorvete que tá caindo, vestir o casaco, preparar a comida... tudo que o Romeo precisa é o que me dá razão para viver. Aprendi a ser pai sendo pai de um autista, é o que faço melhor e a mais tempo! Famílias autistas, sei que não é fácil, mas o segredo é se encantar com os momentos puros e mágicos como esse que não foi planejado e, por sorte, eu gravei! A alegria que não dá para controlar. A ponto de virar uma dança no meio da rua. Essa beleza é única e fascinante. Eu não lembro a última vez que uma felicidade me fez ter um impulso, uma urgência de dançar na rua! Essa intensidade, seja pro ruim, seja pro bom, representa o autismo na nossa vida. Tudo é intenso. Sentimos que nossa vida é diferente, mais completa, mais conectada, mais de verdade, humilde, sofrida e por isso, o amor e a gratidão regem nosso dia a dia. Tem que saber amar para ser da comunidade autista. Tem que saber amar ao próximo como a si mesmo ou, no meu caso, mais do que a mim mesmo.

Assim como todo pai, Marcos Mion também passa por algumas surpresas com Romeo - como quando o garoto assinou um dos tênis de sua coleção, uma parceria entre Kanye West e a grife francesa Louis Vuitton que vale quase cinco mil reais! Ao invés de ficar bravo com a travessura, Mion adorou o tênis estilizado e se derreteu pelo filho no Instagram: E assim o tênis mais caro da minha coleção, virou o mais valioso! Muita gente já me disse que eu deveria ter dado bronca ou que no fundo devo ter ficado bravo...mas gente...as pessoas não sabem o que é viver com o autismo. O Romeo ter tido a iniciativa de pegar uma caneta pra escrever seu próprio nome foi um passo tão, mas tão grande que eu só conseguia dar risada de alegria e felicidade! Não interessa se ele escreveu numa folha de papel ou num tênis que vale uma fortuna, o que importa é que ele teve a vontade de escrever seu nome!! NADA MAIS IMPORTA. Todo o resto ficou pequeno se comparado com o que essa atitude dele significou. Dinheiro não importa no final das contas, nem nada que o dinheiro possa comprar. O que vale é ter a marca do Romeo pra sempre onde ele sentiu vontade de deixar. Prioridades...se você faz do valor material a sua prioridade, repense enquanto é tempo. Emocionante, hein?

Em julho de 2018, Marcos Mion emocionou os seguidores ao relembrar um dos momentos mais especiais de sua vida: o nascimento de Romeo. No Instagram, o apresentador publicou uma foto antiga, em que aparece segurando o filho no colo, ainda bebê. Na legenda, refletiu sobre o momento: 2005. 24 anos. Pai há 5 meses. Lembro de cada detalhe. O cheirinho da carequinha do Romeo, a mãozinha toda cheia de dobra, o pesinho dele no meu peito, a textura do bodyzinho, o clima, tudo. Tudo era muito intenso. Não era apenas o Romeo que tinha nascido, mas também o pai. O moleque virou homem e a sensação era que eu sentia cada dia na pele! Cravando como as memórias mais importantes da vida, que de fato eram, disse no início do texto. Em seguida, falou sobre como foi ter Romeo diagnosticado dentro do Transtorno do Espectro Autista: Eu só conseguia imaginar onde meu sonho de ter uma família chegaria, mas começando com o Romeo, dentro do espectro autista, eu já sabia que tudo seria muito melhor, mais intenso e lindo do que eu poderia ter imaginado. Papai do céu já tinha planos pra mim. Fui escolhido! E a prova é esse pacote de fofura deitado no meu peito! #FamilyFirst, finalizou ele.

O apresentador também já explicou algumas vezes que ele e Suzana Gullo reservam alguns momentos para ficar apenas com Romeo, assim como fazem com os outros filhos, já que todos precisam de atenções individuais independente de suas condições. No clique acima, Mion derreteu os seguidores ao mostrar como ele e o filho são carinhosos um com o outro: Meu cantinho de amor puro, de enlace de almas, emoção e, o mais importante, eterno. Pra sempre ensinando sobre o amor puro e sobre o que é importante na vida para mim e para todos que tem o privilégio de conviver com ele, meu anjo, Romeo. Deus te enviou de presente pra mim! Me sinto muito melhor que qualquer ser humano pelo privilégio que Deus me deu: cuidar de você, meu filho! Que honra a minha!

Mion também mostra que está impressionado com como o filho está crescendo rápido. No clique acima, Romeo aparece curtindo um dia de praia e fazendo pose para a câmera: Nossa! Me assusto assim quando vejo uma foto do meu Romeo e vejo um cara. Como assim?! Outro dia ele não descia do meu colo por nada e hoje eu sou o único que ainda consegue levantá-lo! Com uma demanda razoável de esforço!, escreveu na legenda.

Algum tempo depois, no entanto, Romeo venceu mais uma batalha e, junto com a família, não só viajou para os Alpes Franceses, mas também se arriscou e esquiou. Mion, é claro, ficou todo orgulhoso e dividiu fotos e vídeos do momento nas redes sociais. Alguns dias antes, quando o primogênito ainda não estava pronto para a aventura, o apresentador usou o Instagram para rebater críticas: Entendam, não é fácil. Autismo não é fácil. Requer muita paciência e amor. Então quem não tem autismo na família, guarde seu julgamento para você, pois daí do outro lado é fácil dizer: Ah, o Romeo tinha que estar nesta foto, mas do lado de cá, da vida real, nem sempre é assim. Aliás, como a comunidade autista sabe, quase nunca é assim. Tudo que nós queríamos é que ele aceitasse descer junto, o esquema está todo armado: cadeira, instrutor, tudo. Continuamos tentando com todo carinho, sem forçar, sem causar uma crise nele, como sempre um passo de cada vez. Ainda bem que deu certo, né?

Mion já falou algumas vezes sobre como Romeo às vezes pode ser tímido frente às câmeras e, por isso, prefere não aparecer na web como seus outros fIlhos, Stefano e Donatella. Mas o apresentador acabou divertindo os seguidores ao compartilhar um vídeo superfofo de Romeo mostrando como estava se sentindo para sair com a família. Na publicação, o garoto fala sobre sua roupa e dispara: - Tô chique, de paletó!. Na legenda da publicação, o galã comentou sobre o momento: Fomos jantar, em família, pois Doninha (Donatella) reclamou que ainda não tínhamos comemorado nossos 13 anos de matrimônio com eles! E então dei de cara com essa coisa mais rica, querida e linda do mundo!! Romeo todo arrumado! Eu não sei explicar o que sinto vendo ele todo orgulhoso dizendo: tê chique e tô de paletó, mas é como se meu coração implorasse de amor, gerando uma vontade automática de chorar muito forte que conecta direto com Deus pedindo para que proteja meu anjo como o mais puro e valioso cristal existente! Eu perco a força de tanto amor!! Mion ainda explicou que resolveu registrar o momento, pois muitas pessoas demonstram curiosidade em saber como o filho é no dia a dia: Quis postar esse vídeo no feed para ficar registrado, pois as milhares de famílias com crianças com autismo tem curiosidade para saber como é o Romeo no dia a dia. Ele é uma, senão a maior, referência do autismo hoje no Brasil! E que sirva para conscientizar a todos! Pois não adianta admirar, amar e só tratar bem ao Romeo que é meu filho e é famoso. Tem que tratar bem, admirar e amar todas as crianças com autismo! Todas estão lutando, evoluindo e, acima de tudo, dando aulas de vida e sabedoria para nós. Respeitem as crianças com autismo! Antes, cerca de dez anos atrás, era um a cada 100 crianças que nascia no espectro. Hoje é um a cada 60! Ou seja, se você não tiver alguém com autismo na sua família, vai ter alguém bem próximo! Então percam o medo desta palavra, se acostumem e se adaptem! Nós precisamos de direitos e consciência universal sobre a condição!

A família também já chamou a atenção nas redes sociais por fazer algumas viagens sem Romeo. Quando eles foram para o Colorado, nos Estados Unidos, o apresentador, a esposa e seus dois filhos mais novos esquiaram na neve. Na ocasião, Mion explicou: Sim, essa é aquela viagem que Romeozão não vem. Que fazemos para Doninha e Tefo. Já falei bastante sobre isto em outros posts, mas num próximo escrevo de novo até para ajudar as famílias que passam por essas situações de conciliar viagens e espaço para irmãos que estão dentro e fora do espectro autista! Romeo não esquia e odeia essa viagem! Já tentamos trazê-lo. Ele está feliz da vida, sendo mimado pelos avós e com a gente pelo FaceTime o dia todo! Todos felizes! Isso que importa! Como muita gente está estranhando a ausência do meu anjo Romeo nesta viagem, como prometi, vou falar um pouco sobre o dia a dia de uma família que concilia filhos dentro e fora do TEA (Transtornos do Espectro Autista). Durante muito tempo pensei que o que faria Romeo evoluir era tratá-lo como se não tivesse nenhuma limitação. [...] Em algumas situações, funcionou, tivemos sucesso! Como por exemplo a festinha infantil. Romeo, hoje, adora uma. Ele ama se apresentar na escola, coisa que anos atrás gerava um pânico que só quem convive com uma criança com autismo sabe como é. Porém, algumas coisas não mudam. Por exemplo, a falta de rotina. Isso tira ele do eixo. O deixa muito nervoso e desesperado. E uma viagem onde não consigo montar uma estrutura para ele é puro improviso, cheia de decisões tomadas na hora: Vamos comer agora? Vamos entrar nesta loja agora? Então numa viagem rápida ele encontra tudo que não gosta! E os pais de crianças com autismo têm que saber que não precisam se culpar! Que eles, assim como todas crianças, têm limites! Gostam de algumas coisas e não gostam de outras! E cabe aos pais identificarem onde existe evolução e onde é mais saudável aceitar que não vai rolar! Não sou apenas pai do Romeo, tenho outras duas mini jacas que querem conhecer e ganhar o mundo! Sem rotina! E tenho que respeitar igualmente as necessidades deles. Pais que têm crianças dentro e fora do espectro: não esqueçam disso!

Mion também já explicou como Romeo reage em algumas situações mostrando, em vídeo, que apesar de surpreender a família algumas vezes, consegue fazer todo mundo rir e ficar ainda mais unido. Na ocasião, a família estava em Miami, nos Estados Unidos, em um restaurante superchique, quando Romeo começou a cantar uma música muito alto. O que poderia ser bastante constrangedor para alguns, se tornou um momento espontâneo e para lá de divertido entre a família: Aí você junta sua família pra almoçar num restaurante chique, ensinar etiqueta, como se comportar e, do nada, assim, completamente do nada explode na mesa: Ih! O que isso, hein? O cérebro da criança com autismo funciona de uma forma diferente, tanto das pessoas que não estão no espectro, quanto entre eles, mas pelo que conseguimos juntar entre relatos dos que evoluíram a ponto de conseguir nos contar como é, podemos concluir que os pensamentos, ideias, vontades e memórias não têm começo, meio e fim, todas essas informações flutuam sem controle, variando de acordo com as vontades, anseios e lembranças antigas ou que tem uma situação repetida como gatilho. Por isso as crianças com autismo repetem a mesma pergunta inúmeras vezes, não é porque eles querem ou não entenderam, mas sim porque a dúvida fica voltando na cabeça sem parar!! E eles, quando evoluem, sabem que não devem repetir, mas é mais forte que eles. Por isso quando vemos uma pessoa com autismo, trafegando bem entre concessões sociais temos que dar os parabéns, pois o esforço de auto-controle é enorme! E por isso também que, às vezes, do nada, inusitadamente, explode uma alegria imensa em forma de dança do ganso do Tirulipa, que também é uma das favoritas, ou, como nesse almoço, um Nunca Mais eu vou dormir do @joao_brasil no modo completo: alto e com dança! No meio do restaurante chique pra caramba! Se não fosse meu anjo ter me escolhido eu nunca saberia o que é esse universo maravilhoso que transformou minha vida de uma forma maravilhosa!

Neste post, ele emocionou ao escrever: Lembro de você na palma da minha mão. Prematuro, tão, mas tão pequeno que te carregava da ponta do meu dedo até um pouco depois do punho. Mas mesmo com todas provações que um anjo que Jesus Cristo coloca na terra tem que enfrentar, você só me surpreendeu. Nunca parou de evoluir, nem um único dia. Até hoje a evolução é constante e diária! Encantando todos que convivem com você e ensinando não só eles, mas todo o Brasil a ser mais tolerante, amoroso, esperançoso, respeitoso e, acima de tudo, derrubando um preconceito enorme e colocando o autismo em pauta como algo natural, próximo, passível de evolução e, sim, legal! Talvez, Romeo, você nunca compreenda na totalidade o tamanho do orgulho que sinto de você, mas com certeza você sente, meu filho. Hoje andando lado a lado, abraçado, calçando 42 com 11 anos de idade, quase do meu tamanho e forte! Aliás, e como é forte! Hoje, quem te vê duvida que você já andou por aí deitado na mão desse cara aí do teu lado! Esse cara que te ama mais que a própria vida

Em um vídeo que aparece passeando com Romeo, Marcos Mion também explicou a importância de ter momentos exclusivos com o filho, não apenas por ele estar inserido no espectro autista, mas por querer acompanhar a individualidade da criança, assim como acontece com seus outros filhos: Hoje foi dia do rolê dos manos!! Como o Romeo diz: programa de homem. Meu anjo tá grande demais! Esses momentos a sós com um único filho são tão importantes, muitos dizem que são fundamentais na criação e maturidade das crianças, mas eu digo que são igualmente importantes para nós, pais e mães! No meu caso, que são três, principalmente! Quando está todo mundo junto, só pra organizar a vida de todos, educar o básico e fazer as coisas andarem de forma funcional e normal gastamos cerca de 90% do tempo que temos! Não sobra tempo pra ouvir cada um, estimular o que cada um tem de melhor individualmente, aprofundar alguma noção de vida/educação, então, muito difícil! Ainda mais por termos o Romeo, que pega uma pilha absurda e não desliga um segundo, sempre fica uma bagunça! Tenho certeza que quando eles crescerem vai ser exatamente essa bagunça o que mais sentirei falta... essa bagunça deliciosa! Mas, por outro lado, pra ter momentos únicos de edificação de caráter, tirar dúvidas, preparar pro mundo e pras besteiras que dominam o mundo atual, pra ensinar, pra gerar curiosidade, pra fortalecer a auto estima, pra aproximar e contar histórias de Deus, pra poder fazer com que cada um se sinta único, como de fato são, é necessário, separar um dia pra fazer um programa a dois! E é simples!! Coisa de duas, três horas já fazem o serviço!! Digo isso porque sei que muitos pais acham que não vai dar tempo. Tem que fazer dar!! Sempre falo: colocou no mundo? Então cria! Pra ser um ser humano fantástico! Daqueles que todo mundo gosta! Que quando entra na sala, todos ficam felizes!! Se todo mundo cuidar dos seus, o futuro fica mais cheio de esperança, mais animador!

Mas, talvez o fato que tenha gerado mais repercussão e comoção entre os fãs de Mion e sua família foi quando, no Natal de 2016, o apresentador contou que o único pedido feito por Romeo ao Papai Noel era uma simples escova de dentes azul. Na ocasião, Mion publicou um longo texto em seu Facebook. Na publicação, ele falava sobre como se emocionou com o pedido singelo do filho e que Romeo conseguiu trazer de volta para a família o real sentindo da data, que vai muito além dos enormes pedidos de presente que seus outros dois filhos fizeram e todo o consumismo que cerca a comemoração. Ainda perguntamos pra ele se não queria mais nada, um bichinho de pelúcia que ele adora, um iPad novo que, para quem não sabe, é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação dos autistas com o mundo exterior, mas ele foi categórico: uma escova de dentes azul. É isso que eu quero ganhar do Papai Noel. Até que finalmente chegou o dia do Natal. Fizemos a comemoração da véspera, deixamos os cookies feitos em família na varanda para o bom velhinho e todos foram dormir muito ansiosos com a visita do Papai Noel na madrugada. Levantamos para acompanhar e viver com eles todo esse momento magico que tem data de validade, pois a crença real no Papai Noel não é eterna e, hoje em dia, acaba cada vez mais cedo. E enquanto Tefo e Doninha pareciam dois demônios da tasmânia envoltos em presentes e embrulhos, abrindo mais um e mais um e mais um, Romeo assistia de longe com um certo grau de tensão no ar. O Papai Noel trouxe minha escova de dentes azul? ele perguntava sentindo o que eu identifiquei como medo de frustração! Uma real incerteza se ganharia aquele único e tão valioso presente. Lembrem que isso foi na manhã do dia 25, quase dois meses depois do dia que escreveram as cartas e essa ainda era sua única vontade, seu único desejo de Natal. Conduzi Romeo até árvore e o deixei identificar o presente com seu nome! Fico emocionado ao lembrar, mas ele abriu o embrulho com uma expectativa tão grande, uma ingenuidade e um doutorado em desapego que, quando o último pedaço de papel revelou sua escova de dentes azul, ele foi tomado de emoção!! Abaixou a cabeça num alívio e se atrapalhou de tão forte que essa emoção veio. Sim, ele chorou. Chorou de alegria, inundado pela mais pura e bela emoção! Eu e Suzana choramos juntos. Tão pouco… um presente tão simples… e aí me deu o estalo. Mestre! Entendi que era algo muito maior do que uma simples escova de dentes. Ali, naquela emoção, naquela pureza, naquela humildade e, acima de tudo, naquele desapego, tive a maior lição de Natal da minha vida, escreveu em trecho do texto, que mais tarde se transformou em um livro em que ele fala sobre os momentos ao lado do filho.

O apresentador também já falou sobre como Romeo se sente grato por momentos que podem parecer simples para qualquer outra pessoa, mas que ele valoriza com grande intensidade. Certa vez, a banda Jota Quest fez uma dedicatória especial em um de seus shows para o garoto, cantando uma de suas músicas preferidas. Ao final da apresentação, Mion agradeceu o vocalista, Rogério Flausino, pela sensibilidade com sua família: A noite já estava mágica, mas quando recebemos esta surpresa, se tornou uma emoção difícil de controlar! Fui tomado pela emoção porque sabia o que aquela dedicatória e, depois, o que cada olhar, palma e frase cantada olhada pro Romeo estava significando para ele em níveis tão profundos que fica difícil começar a explicar! Essa musica bateu no Romeo. Não é coincidência ser uma das músicas mais lindas de todos os tempos, que, como já falei antes, só me remete e leva a Deus! Como se fosse ele cantando para nós! Rogério viu um vídeo que a @suzanagullo postou cantando com Romeo e na mesma hora já nos mandou uma mensagem, super tocado, convidando pra levarmos Romeo até um show! E então chegou uma oportunidade única para fazer esse encontro! Não consigo passar por aqui o que foi o carinho e a atenção que a banda teve com Romeo! Rogério colocou a gente no elevador com eles pra ir pro palco! Romeo tremelicava de emoção sem parar! Fiquei emocionado demais lembrando de todas fases da minha vida que meus parceiros do Jota estavam presentes, horas mais próximos, horas mais distantes, mas sempre presentes, marcando minha vida com os discos e músicas... mas nada se comparou ao dia de hoje! Me enxergar grisalhinho levando meus filhos pra conhecer uma das minhas bandas preferidas e encontrar o @rogerioflausinooficial grisalhinho também mostrando um carinho inacreditável com meu filho especial, com meu anjo, não só no palco, mas desde o momento que chegamos lá... cara, fico sem palavras com esse ciclo da vida! Rogério você fez um marco na vida do Romeo, irmão! Um dos dias mais especiais! Ele dormiu falando que você cantou a música dele pra ele! Segura na escola amanhã! A carinha dele te imitando nos gestos...Tudo que você já fez por mim, gerou nossa amizade, mas agradar meu filho, abriu espaço pra você no meu coração, ao lado de poucos! Lindo, né?

Mion também dá lições de vida ao seguidores, como quando falou sobre o que sentiu após ter descoberto que o filho faz parte do espectro autista: As pessoas me perguntam: como foi quando você descobriu que seu filho faz parte do TEA? Perdeu o chão? Se desesperou? Duvidou de Deus? Respostas na sequência: Nunca. De forma alguma e só agradeci e me senti mais próximo de Deus. Romeo é meu anjo. Quantas pessoas tem o privilégio de poder conviver com um anjo enviado por Deus para espalhar o amor e a melhor compreensão entre os seres humanos? Sabe quantas? Dois milhões de famílias! Número de diagnósticos feitos no Brasil. Por isso mesmo afirmo com certeza que esse número é muito maior, pois o que mais ouço de famílias pelo Brasil é que eles não sabiam o que o filho tinha até ler sobre meu Romeo, ou seja, muita gente não sabe o que é o TEA, a falta de informação ainda é gigante. Portanto sempre falo duas coisas: se acostumem! O número de crianças dentro do TEA só aumenta! E não sintam medo, pois o diferente é uma benção! A criança autista necessita de amor, muito carinho, muita paciência e compreensão, então no momento que você passa a ter que ser assim 24 horas por dia, você vira um ser humano melhor! Você se esforça diariamente pra viver sob esses pretextos que se assemelham demais aos ensinamentos de Jesus Cristo. Agora dá pra começar a entender o porque da minha felicidade e orgulho! Romeo é um mestre! Ensina a mim e à minha família diariamente. E o mais lindo é que ele não tem ideia! É instinto! Se ele sente que não estou concentrado nele e não estou 100% com o peito e o coração abertos, ele diz: mas papai, você não tá feliz? Você não me ama? Porque pra ele amor é amor! É inteiro. E se você não entrega amor puro, ele estranha! Não reconhece. Não tem eu te amo, mas tô com coisa do trabalho na cabeça agora, filho... Não tem. Ele não identifica! Ele sente quando tem qualquer outra coisa junto da sintonia do amor e do carinho! Ou seja, você vira uma pessoa melhor! Porque você tem que fazer um exercício de estar amando com totalidade, até que isso vira algo comum! Por isso quando alguém vem me contar, na rua, que tem um filho autista, minha reação é: Opa! Que legal!! Parabéns!! Nem sempre é isso que a pessoa tá sentindo, mas uma das missões do Romeo é trazer o orgulho e a calma pras famílias abençoadas com o TEA!
-
Já ouviu falar sobre Ghost Waves? Se inspire nas famosas para aderir à tendência
-
Bia recusa a proposta de Beto. Saiba o que vai acontecer em Garota Do Momento nesta sexta-fei...
-
Mamãe-coruja, Fabiana Karla abre o coração sobre trabalhar com a filha: -Mérito dela
-
Léo, filho de Marília Mendonça, encanta ao tocar música da mãe durante aula de bateria: ...
-
Série Bebê Rena recebe oito indicações ao BAFTA TV Awards 2025
-
Paolla Oliveira revela ter pedido para participar de teste para viver Heleninha em Vale Tudo: - Acho uma maneira muito honrada, válida e justa
-
Conheça Owen Cooper, o protagonista de Adolescência
-
Com lançamento do deluxe de Eternal Sunshine, relembre a discografia de Ariana Grande
-
Sacha Bali, Sidney Sampaio, Dado Dolabella... Relembre os participantes de A Fazenda que também são atores
-
Mamãe-coruja, Fabiana Karla abre o coração sobre trabalhar com a filha: -Mérito dela