-
Algumas novelas fazem homenagens a outras tramas, citando seja uma pequena frase marcante, relembrando diretamente o que aconteceu ou até trazendo personagens de outros folhetins. A novela Beleza Fatal, da Max, já fez algumas referências à personagem de Camila Pitanga em Paraíso Tropical. Na trama, a atriz repetiu algumas das falas icônicas de Bebel do folhetim da TV Globo. Na produção da plataforma de streaming, na qual interpreta Lola, ela diz: Que boa ideia esse casamento primaveril em pleno outono. Em outro momento, ela relembra mais um bordão, o famoso Cueca Maneira. No momento Confira, a seguir, outras tramas que também mencionaram outras novelas em seu enredo!
Montagem-Divulgação-TV Globo-HBOMax
1
-
Gael, personagem de Igor Coss em Mania de Você, faz referência a uma das frases mais emblemáticas de Carminha de Avenida Brasil. Enquanto conversava com Robason, vivido por Eriberto Leão, ele dispara: A coisa que eu mais prezo na vida é conselho de ex-funcionário que foi demitido. Na versão original, a vilã dizia: Obrigada pelo toque Lucinda, a coisa que eu mais prezo na vida é conselho de mendiga.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
No capítulo final da primeira temporada de Amor de Mãe, trama de Manuela Dias que volta ao ar no dia 15 de março depois a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, houve uma referência a um clássico da teledramaturgia: Vale Tudo. Isso porque o personagem Álvaro, vivido por Irandhir Santos, revelou que sua casa foi construída pela família Roitman. Os noveleiros de plantão ficaram em polvorosa, já que esse sobrenome é bem conhecido por quem acompanhou Vale Tudo: trata-se da família da icônica vilã Odete Roitman, eternizada pela saudosa Beatriz Segall.
Divulgação-TV Globo
3
-
Eliza não foi a única personagem de Totalmente Demais que deu as caras em Bom Sucesso. Lavínia Vlasak voltou a interpretar a também modelo Natasha, sua personagem na trama de 2016.
Divulgação-TV Globo
4
-
Eliza, vivida por Marina Ruy Barbosa na novela Totalmente Demais, reapareceu no horário global das sete na novela Bom Sucesso. Na trama, a ruiva abriu o desfile da grife de Paloma, personagem de Grazi Massafera. As duas novelas foram escritas por Rosane Svartman
Paulo Halm e fizeram muito sucesso.
Divulgação-TV Globo
5
-
Em Verão 90, Emílio Dantas novamente viveu Beto Falcão, o cantor de axé protagonista de Segundo Sol. Na trama original, ele era um artista de sucesso nos anos 90 e forja sua própria morte. Já na novela das sete, ele foi alertado por Madá, vivida por Fabiana Karla, que previu que algo ia acontecer com ele!
Divulgação-TV Globo
6
-
No final da primeira semana de Espelho da Vida, os fãs de novelas tiveram uma surpresa e tanto, quando os personagens da trama das seis assistiam um folhetim fictício, estrelado por Mauro César, vivido por Rômulo Arantes Neto. Na sequência de ação fictícia, o personagem de Mauro César resgatava uma moça de uma tentativa de assassinato. A mocinha e o vilão eram Carine e Kikito, vividos por Carla Diaz e Marcos Junqueira em A Força do Querer, novela de Gloria Perez exibida em 2017. Em seu Instagram, Carla falou sobre a participação de Carine: To radiante, que presente e privilégio, como atriz, poder resgatar uma personagem tão querida e importante para mim. Alguns capítulos mais tarde, Carla entrou para o elenco fixo da novela como uma atriz.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7
-
Em Segundo Sol, o personagem Roberval, vivido por Fabrício Boliveira, diz que irá ajudar os rivais Athaídes contratando o melhor advogado criminalista do país. Essa frase poderia passar batido, mas para quem assistiu a novela antecessora da trama, logo se lembrou de O Outro Lado do Paraíso. Isso porque, na novela de Walcyr Carrasco, a frase era usada com frequência para se referir à Patrick, personagem de Thiago Fragoso.
Divulgação-TV Globo
8
-
Em seu retorno para a Globo para viver Carine em A Força do Querer, Carla Diaz fez duas referências para sua personagem Khadija, que interpretou em O Clone: quando a periguete falou um dos bordões da novela Arder no mármore do inferno e no último capítulo, quando dançou dança do ventre para o amante Rubinho, interpretado por Emílio Dantas.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Também em Segundo Sol, a química entre Laureta e Remy, interpretados pelo casal na vida real Adriana Esteves e Vladimir Brichta, também fez os telespectadores pirarem para vê-los juntos também na ficção, como aconteceu em outras tramas como Coração de Estudante e Kubanacan. No mesmo capítulo, a personagem de Laureta se refere à Remy e Karola, vivida por Deborah Secco, como Shazam e Xerife, dupla dinâmica que deu nome ao seriado produzido pela emissora nos anos 70.
Divulgação-TV Globo
10
-
Orgulho e Paixão e O Tempo não Para fizeram uma dobradinha de referências. Em cena da novela das seis, Elisabeta, vivida por Nathalia Dill, lê a notícia no jornal sobre o aniversário de 25 anos do naufrágio do navio Albatroz, onde estavam os protagonistas da trama das sete. Já em O Tempo não Para, Marocas e Dom Sabino, personagens de Juliana Paiva e Edson Celulari, ficam chocados ao ver o beijo de Elisabeta e Darcy em Orgulho e Paixão.
Montagem-Divulgação-TV Globo
11
-
Em Explode Coração, a personagem de Deborah Evelyn, Yone, diz em certo capítulo que trabalha na revista Tomorrow. Acontece que a tal revista é retratada na novela Vale Tudo, também reprisada pelo canal! E essa não foi a única vez que a trama de Gilberto Braga tentou ser mencionada em outras novelas. Em Insensato Coração, do mesmo autor, a companhia de aviação que Pedro, vivido por Eriberto Leão, iria se chamar TCA, mesmo nome da companhia de Odete Roitman. Porém, o departamento jurídico da emissora vetou a homenagem, e a empresa só remetia a anterior: passou a se chamar CTA.
Montagem-Divulgação-TV Globo
12
-
Apocalipse foi além ao fazer um verdadeiro crossover entre novelas da Record. Os personagens Elias e Moisés, de Os Dez Mandamentos, foram retratados na trama de Apocalipse. Elias foi interpretado por Roberto Bomtempo, e Moisés, que já contou com a interpretação do ator Guilherme Winter, desta vez foi vivido pelo ator Paulo Gorgulho.
Montagem-Divulgação-TV Record
13
-
Em A Lei do Amor, a personagem Luciane, vivida por Grazi Massafera, relembrou o famoso book rosa de Verdades Secretas. Desconfiada de que a enteada, Camila, personagem de Bruna Hamú, estaria se prostituindo, Luciane citou a trama exibida em 2015 pela Globo, que levou Grazi ao auge de sua carreira como atriz. Na trama, Camila estava falando ao telefone quando percebeu a presença da madrasta e de Gledson: - Por mim, eu começo hoje mesmo...a fotografar. Só me mandar uma mensagem com o endereço do estúdio. Luciane então provoca: - Olha, olha... começou a trabalhar, Camilete?, e ela responde: - É, eu fui a uma agência aí, Clean Models, sabe?, respondeu a moça. Após Gledson provocar Camila, Luciane cita Verdades Secretas, que rendeu à Massafera uma indicação ao Emmy pelo papel da viciada em drogas Larissa: - Se cuida, hein, Camila? Você lembra de Verdades Secretas? Irritada, Camila retruca: - Você pensa que eu sou o quê? Sempre maldosa, Luciane não perdoa: - Uma tonta capaz de qualquer coisa por uma bolsa de grife. - Fica tranquila que eu não tenho a menor intenção de concorrer com você no seu ramo profissional, retrucou a jovem. - Ai, amor, já saí do ramo, ó, ó.., diz a ex-garota de programa enquanto a enteada sai de cena.
Montagem-Divulgação-TV Globo
14
-
Em Alto Astral também rolou isso quando a vidente Samantha, interpretada por Claudia Raia, relembra a sua personagem Lívia Marine, de Salve Jorge, ao parar no Oriente Médio e falar da novela que enganava moças para levá-las à Turquia.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
15
-
Em Babilônia, o personagem Guto, interpretado por Bruno Gissoni, conta que Beatriz iria fugir, dizendo que ela faria igual a um personagem de uma novela, indo em um jatinho e fazendo uma banana para as pessoas. No caso, a novela que mostrou essa cena foi a Vale Tudo, na fuga de Marco Aurélio.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
16
-
Babilônia ainda relembrou a novela Paraíso Tropical quando o prefeito Aderbal, papel feito por Marcos Palmeira, pede para uma garota de programa dizer que é uma piscininha, frase que a personagem de Camila Pitanga, Bebel, dizia para Olavo, interpretado por Wagner Moura.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
17
-
Mas para quem acha que as novelas só citam folhetins da mesma emissora, não é sempre assim. Como quando na trama Duas Caras, da Globo, um dos personagens falou sobre ir a algum lugar onde nem mutante enxergaria, fazendo uma referência à novela Os Mutantes, da Record. Respondendo à lembrança, falaram na trama da Record sobre a favela da Portelinha, lugar em que se passa parte de Duas Caras.
Montagem-Divulgação
18
-
Em Sassaricando, antiga novela de 1987, a personagem Lucréia fez referência à Vale Tudo, que ia estrear, falando que não podia perder o primeiro capítulo da novela.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
19
-
A novela Sangue Bom também relembrou a clássica cena de Avenida Brasil, quando Carminha tem que servir Nina.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
20
-
A novela Guerra dos Sexos relembrou Avenida Brasil, quando o personagem de Tony Ramos falou ao telefone citando nomes que existiam na outra trama, como Leleco.
Montagem-Divulgação-Tv Globo
21
-
Outra novela que Sangue Bom relembrou foi Caras e Bocas, quando uma das personagens falou sobre a novela do macaco. Quem não se lembra do macaquinho pintor da trama? Inesquecível!
Montagem-Divulgação-Tv Globo
22