-
A nova versão de Vale Tudo está no ar e os telespectadores estão acompanhando Paolla Oliveira no papel de Heleninha Roitman, personagem que originalmente era interpretada por Renata Sorrah. Com isso, é inevitável que ocorram comparações com as atuações das atrizes e a forma como cada uma abordou a complicada história da filha de Odete Roitman, que já começa a trama saindo da clínica de reabilitação e tendo que se manter livre do vício de álcool. O ESTRELANDO vai refrescar a sua memória sobre como era a Heleninha de 1988 e trazer as principais diferenças com a versão atual. Bora lá?
Montagem-Divulgação-TV Globo
1
-
Vamos começar com a cena introdutória. Em ambas as versões Heleninha faz sua primeira aparição na novela em uma conversa com seu psiquiatra ainda na clínica, quando está prestes a receber alta. Na interpretação de Renata Sorrah é revelado que a personagem ficou internada por seis meses e emagreceu muito durante esse tempo. O papo é curto, com ela dizendo poucas palavras em voz baixa e tímida, ainda um pouco melancólica e incerta sobre ir para casa, não tendo grandes reações. Já a versão de Paolla traz uma Heleninha que ficou apenas quatro meses, seu peso não é mencionado, ela é mais falante e emotiva, tendo um diálogo mais extenso com a profissional, dando risada para disfarçar a preocupação e demonstrando estar ansiosa com a alta.
Montagem-Divulgação-TV Globo
2
-
Na cena de reencontro entre Heleninha e Celina Aguiar Junqueira também notamos diferenças sutis. Na versão antiga, Renata Sorrah saía da clínica e já se deparava com a personagem de Nathalia Timberg a esperando do lado de fora. Ela então pede que a tia não diga nada e apenas dá um abraço bem apertado para matar a saudade, preferindo deixar as conversas para depois. No remake, Paolla Oliveira é levada de carro até a mansão Roitman, onde encontra Malu Galli, que atualmente interpreta Celina. Ela dá o abraço apertado na tia, mas também imediatamente declara ter sentido falta dela e já faz perguntas sobre o filho, Tiago [que antes era vivido por Fábio Villa Verde e agora por Pedro Waddington.
Montagem-Divulgação-TV Globo
3
-
Ao ir até o seu quarto, ambas as Helenas tentam mostrar otimismo com a situação e declaram que pensam em comprar roupas novas, respirar fundo e encontrar uma forma de ver o filho em condições normais, não como uma presidiária. Mais uma vez, podemos notar que a versão de Paolla é bem mais falante e com menos timidez, enquanto a de Renata inicialmente representava uma mulher mais melancólica.
Montagem-Divulgação-TV Globo
4
-
A Heleninha da versão original pede a ajuda de Renato, interpretado antes por Adriano Reys e agora por João Vicente de Castro, para reencontrar o filho. Ela em suas cenas iniciais permanece calma sempre que fala sobre como o ex-marido Marco Aurélio, originalmente interpretado por Reginaldo Faria e agora por Alexandre Nero, estava dificultando que ela visse o herdeiro. Ela demonstra frustração com a situação, mas não chega a se exaltar, apresentando mais chateação. A versão de Paolla Oliveira já mostra a filha de Odete sendo mais questionadora e se exaltando e mostrando irritabilidade quando menciona como o ex-marido não estava deixando ela reencontrar o filho na cena em que sai da clínica. Já quando encontra Renato, fica animada e sorridente com a ideia de que seja possível ver Tiago.
Montagem-Divulgação-TV Globo
5
-
Na primeira exibição de Vale Tudo, não há a cena do reencontro caloroso entre Heleninha e o irmão Afonso, que antes era vivido por Cassio Gabus Mendes e agora por Humberto Carrão. Já na nova versão, os dois dão um abraço bem apertado e tem uma conversa amorosa assim que o herdeiro dos Roitman retorna dos Estados Unidos. Dessa vez, é possível ver logo de cara o forte laço entre eles e como são carinhosos e cuidados um com o outro.
Montagem-Divulgação-TV Globo
6
-
Na versão antiga, Heleninha era fumante e aparece em diversas cenas com um cigarro na mão, enquanto no remake essa característica não existe.
Montagem-Divulgação-TV Globo
7
-
A cena em que Heleninha aparece interagindo com amigas foi bem mais calorosa no remake do que na novela original, com clima mais leve e risadas. Na versão antiga, a personagem fazia perguntas sobre o status amoroso de Marco Aurélio.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
A reação da Heleninha de Renata Sorrah ao descobrir que Tiago havia passado mal foi mais calma e não teve a personagem exasperada perguntando se ele estava bem. O reencontro não foi imediatamente depois, como aconteceu no remake. No em tanto, em ambas as versões o momento em que se veem novamente foi igual.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Outra cena que mostra como a Heleninha antiga era mais séria e fechada que a nova é quando ela vai conversar com Renato sobre a proposta de produzir artes para ele. Inicialmente, ela adota uma postura pessimista e baixa autoestima, fazendo perguntas em tom desconfiado se ele apenas não queria ajudar uma amiga. Ela apenas quebra a postura durona quando ele a elogia. Já no remake, ela aparece bem-humorada desde o início e abre vários sorrisos, apesar de também ter insegurança com a proposta.
Montagem-Divulgação-TV Globo
10