-
Parkinson, infelizmente, é uma doença neurológica bem comum. Por afetar diretamente o sistema nervoso, ela pode causar tremores, lentidão de movimento, rigidez muscular e muitos outros sintomas. No mundo dos famosos, diversas celebridades já receberam esse diagnóstico, como o próprio astro Ozzy Osbourne, que revelou que não consegue mais andar devido ao Parkinson. Em seu programa na rádio Sirius XM, o vocalista da banda Black Sabbath declarou: Não consigo andar, mas sabe o que eu estava pensando nas férias? Apesar de todas as minhas reclamações, ainda estou vivo. Posso estar reclamando que não consigo andar, mas olho para a estrada e vejo pessoas que não fizeram nem metade do que eu e não chegaram até aqui. No Dia Mundial de Conscientização de Parkinson, veja outros famosos que já se abriram sobre o diagnóstico:
Divulgação
1
-
Renata Capucci, jornalista da TV Globo, escreveu um relato para O Globo se abrindo sobre o diagnóstico. No texto, a jornalista conta em detalhes como descobriu a condição e os sentimentos após a revelação dos médicos: Já fazia um tempo que eu vinha gestando a ideia de sair do armário do Parkinson. Queria abrir esse segredo, porque é muito ruim viver assim. É uma vida dupla. É como se fosse uma pessoa dentro de casa, outra para aqueles que conhecem e sabem sobre a doença e outra na rua por precisar esconder isso do público. Não aguentava mais isso. Queria ser eu 24 horas por dia. Essa é a grande questão. Mas demorei um bom tempo para cair a ficha de que eu não precisava ter nenhum tipo de constrangimento porque era algo normal. Primeiro porque não escolhi ter essa doença e segundo que é da vida. Infelizmente ou felizmente coisas ruins acontecem. E foi de uma maneira tão orgânica, havia chegado a hora de me libertar.
Divulgação
2
-
Em entrevista ao programa britânico BBC Breakfast, Michael J. Fox conhecido por seu trabalho em De Volta Para O Futuro, chamou seu diagnóstico de Parkinson de presente que continua sendo recebido. Aos 62 anos de idade, a celebridade descobriu a doença em 1991 e, agora, explicou o seu ponto de vista sobre ela: Eu diria que é um presente e as pessoas olhariam para mim, e eu diria que é um presente que continua sendo recebido, mas é um presente, afirmou o artista, que fundou a Fundação Michael J. Fox para auxiliar nos esforços de pesquisa no setor. Percebi que tinha que mudar isso e transformá-lo e torná-lo algo positivo que afetasse outras pessoas de uma forma positiva. Então, acho que foi por isso que criei a fundação, mas demorei muito para chegar lá.
Divulgação
3
-
Afastado das novelas há mais de dez anos, Manoel Carlos atribuiu a missão de preservar seu legado à filha Júlia Almeida. O autor se aposentou após ser diagnosticado com Parkinson e, para quem não se recorda, a última novela escrita por ele foi Em Família, exibida em 2014, pela TV Globo
Divulgação-TV Globo
4
-
Robin Williams morreu no dia 11 de agosto de 2014 e, na época, sua esposa, Susan Schneider, revelou que além da depressão e do alcoolismo, Robin também enfrentava uma fase inicial da doença de Parkinson: Robin passou grande parte de sua vida ajudando os outros. Se ele estava entretendo milhões de pessoas no palco, filme ou televisão, ou confortando uma criança doente – Robin queria nos fazer rir e sentir menos medo, contou ela em um comunicado oficial, segundo a Us Weekly. E continua: A sobriedade de Robin estava intacta e ele foi corajoso enquanto lutava com suas próprias batalhas contra a depressão e ansiedade, bem como contra os estágios iniciais da doença de Parkinson, que ele ainda não estava preparado para compartilhar isso publicamente.
Divulgação
5
-
Xuxa Meneghel também passou por isso com sua mãe, Alda Meneghel. Ela morreu aos 81 anos de idade, em 2018. No último aniversário da matriarca, a apresentadora desabafou: Tem alguns anos que minha Aldinha não pode mais nos beijar ou abraçar. Tem alguns anos que a minha guerreira está fazendo de tudo para ficar aqui com a gente. (...) Tem alguns anos que eu peço um milagre.
6
-
O cantor Neil Diamond anunciou que iria se aposentar das turnês após receber o diagnóstico de Parkinson, em 2018. Na época, ele comunicou os fãs: É com grande relutância e decepção que anuncio minha aposentadoria de shows em turnês. Fiquei tão honrado de levar meus shows ao público nos últimos 50 anos. Minhas mais sinceras desculpas a todos que compraram ingressos e planejavam ir aos próximos shows. Esta viagem foi tão boa, tão boa, tão boa, destacou o cantor em comunicado, divulgado em seu site oficial, fazendo referência aos versos so good repetidos no refrão do hit Sweet Caroline.
Divulgação
7
-
Alex Band, vocalista da banda The Calling, participou do antigo Encontro com Fátima Bernardes durante uma passagem pelo Brasil, em 2019. E, quando perguntado sobre a pausa que a banda, formada em 1996 e famosa desde o hit Wherever You Will Go, de 2001, fez em 2013, ele contou: Por mim, nunca teria feito a pausa. Tive um filho, o que foi incrível, mas, fui diagnosticado com Parkinson, estive no hospital, na cadeira de rodas por quase um ano, me disseram que eu nunca cantaria de novo... Foram muitos, muitos anos até retomar a saúde, e tive uma recuperação milagrosa, então aqui estamos de novo!
Divulgação
8