-
Divulgação-TV Globo Renato Aragão, mais conhecido como o intérprete do personagem Didi Mocó, nasceu no dia 13 de janeiro de 1935. Um dos maiores comediantes da televisão rbasileira, ele fez parte do grupo Os Trapalhões e protagonizou diversas produções de sucesso. Apesar de ser uma figura que conquistou muitos fãs, o artista também já esteve no centro de polêmicas ao longo de sua carreira. Relembre algumas delas a seguir!
-
Divulgação-TV Globo Lá em 2012, surgiram acusações de que o comediante teria demitido um funcionário após ser chamado de Seu Didi. Segundo informações do jornal Extra, o ex-membro dos Trapalhões supostamente respondeu dizendo: Não é Seu Didi, é Doutor Renato. Além disso, também teria demitido o funcionário. Na época, ele chegou a se pronunciar através de uma publicação em seu blog, negando a acusação: Jamais demiti, demitiria qualquer motorista ou funcionário por ter me chamado de Didi. Absurdo tão grande, uma vez que nem eu mesmo consigo mais separar o Didi do Renato Aragão. Afinal, já são 50 anos de convivência entre os dois.
-
Divulgação-TV Globo Em 2014, Renato Aragão se envolveu em uma polêmica, após ter supostamente pedido que um manobrista fosse demitido depois de ter insistido em tirar uma foto com ele. Em conversa com a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, o humorista afirmou que jamais faria isso: - É uma pena que eu tenha que vir a público para me defender de algo que eu não fiz. [...] É uma irresponsabilidade usar o nome dos outros para se promover. Não houve isso, mas não vou processar. Sempre tratei os fãs com respeito. Renato contou que sua filha, Lívian Aragão, ficou chateada ao saber da história, e deixou claro que os boatos não têm fundamento: - Tenho tanto tempo de carreira, atingi três gerações com o meu trabalho e as pessoas inventam coisas. Fico chateado, mas meu coração está bom. Não será um boato que vai prejudicar minha saúde.
-
Divulgação-TV Globo Também em conversa com o jornal Extra, o intérprete de Didi Mocó comentou sobre dois outros rumores que o perseguem: o de que ele exige ser chamado de doutor ou senhor, e de que não gosta que o abordem pelo nome do personagem: - Não gosto de falar sobre isso, porque também não é verdade. Não exijo que me chamem de senhor nem me incomodo que me chamem de Didi. Não sei de onde tiraram isso. Tenho muito orgulho da história que eu construí com esse nome.
-
Divulgação-TV Globo Em 2015, Renato Aragão deu entrevista para a edição de janeiro da revista Playboy e criticou o grupo Porta dos Fundos, de Fábio Porchat, pelo tipo de comédia que fazem na internet: - Eles só estão errando porque pegam pesado demais. Não precisa. Eles falam muita m****.
-
Divulgação-TV Globo No ano de 2019, voltaram a circular acusações de que Renato Aragão supostamente não gostava de ser chamado de Didi. Segundo informações do jornal Metrópoles, um homem que se dizia ser ex-funcionário ainda alegou que o comediante destratava quem trabalhava para ele e ainda exigia ser chamado de Seu Renato, o que levou o artista a faazer uma publicação em vídeo nas redes sociais se pronunciando: - Eu queria dizer que estou muito chateado e muito triste com essas pessoas que fazem comentários maldosos a meu respeito. Eu vim aqui para dar alegria, receber alegria de vocês, dar meu carinho, receber o carinho de vocês. Vem essas pessoas aí com fake news: mentirosos! Não acreditem nisso. Eu vou pegar eles. Quem falou mentira, difamação, calúnia, vai pagar muito caro. Eu estou avisando. Eu já estou preparado para isso. Por isso eu quero que vocês me apoiem. Obrigado, um beijo! Na legenda, escreveu: Chega de FAKE NEWS… Quanto a vocês meus seguidores, obrigado pelo apoio, pelas palavras carinhosas e por estarem aqui comigo!.
-
Divulgação-TV Globo Em 2025, Renato Aragão esteve envolvido em uma polêmica relacionada a sua filha mais velha, Juliana, de 47 anos de idade, que é motorista de aplicativo. Segundo informações da CNN, o comediante foi acusado durante o podcast Salada Cast, de Rafael Spaca, de esconder a primogênita por conta da orientação sexual dela. Lívian Aragão se pronunciou no podcast Inteligência Ltda dizendo que a família não sabia da vaquinha criada pela irmã mais velha na internet e afirmou: - Ju morava com a Martha [Rangel, mãe de quatro filhos de Renato] nos Estados Unidos durante muitos anos e trabalhava lá em posto de gasolina porque sempre amou carro e dirigir... Polemizaram o fato dela ser motorista de aplicativo, o que a gente não vê problema nenhum porque é um emprego legítimo. E disse que Juliana morou com o intérprete de Didi por mais de uma década: - Depois de um tempo, foi casada e se divorciou. Teve a Julia, que mora com a gente... ela veio morar com a gente, e ficou por mais de dez anos. No início deste ano, ela resolveu sair de casa porque tem 48 anos e pode escolher onde morar.
-
Divulgação-TV Globo O documentário Trapalhadas Sem Fim produzido diretor Rafael Spaca passou por diversos contratempos que impediram o lançamento. A revista Veja teve acesso ao projeto, que expõe diversos problemas ocorridos nos bastidores do programa a partir de 62 depoimentos. A primeira briga do quarteto teria acontecido em 1983 por conta de uma reportagem de capa de revista, chamada O Grande Palhaço — Por Que Renato Aragão Faz Rir, em que Renato Aragão foi o protagonista, causando polêmica justamente por excluir os outros três integrantes enquanto evidenciava o intérprete de Didi como a estrela do programa. A raiva foi tanta entre Dedé, Mussum e Zacarias, que o trio decidiu anunciar o rompimento em uma entrevista coletiva, com Renato ao lado, sem saber de nada.