X

NOTÍCIAS

Publicada em 14/12/2016 às 03:12 | Atualizada em 14/12/2016 às 08:06

Dayse vence a primeira edição do MasterChef Profissionais, saiba como foi!

O menu degustação da cozinheira deu água na boca, mas a polêmica envolvendo o machismo se tornou a protagonista da noite

Guta Valente

Divulgação

Na noite da última terça-feira, dia 13, descobrimos quem se tornou o primeiro MasterChef Profissionais do Brasil. Dayse Paparoto, subestimada pela edição do programa da Band e também por seus colegas de competição, surpreendeu ao levar o troféu para casa em uma prova de menu degustação para lá de emocionante.

Ao longo da edição, Dayse conseguiu se sair bem em inúmeras provas, igualando o mesmo número de vitórias individuais e coletivas que seu adversário na final, Marcelo Verde. No entanto, o bom desempenho passou batido pelos competidores, que acreditavam que a concorrente ao prêmio não era uma chef à altura do MasterChef, principalmente Marcelo, que chegou a cantar vitória no penúltimo episódio e declarar que Dayse era fraca.

Além de enfrentar críticas por parte dos competidores que não a viam como um grande potencial como cozinheira, Dayse também precisou lidar com um adversário e tanto: o machismo. A chef de 31 anos de idade, que eliminou Ivo, um dos seus ex-chefs na vida real, chegou a ouvir que precisava ir varrer o chão caso quisesse fazer algo e que era a menos perigosa na competição. A atitude machista dos colegas fez com que muitas vezes os pratos ficassem de escanteio em meio a um comportamento nunca antes mostrado na televisão aberta sobre a cozinha, ainda dominada predominantemente por homens. 

Até mesmo na final do programa, a família de Dayse precisou lidar com um comentário nada agradável de João, participante que foi eliminado no meio do programa e acabou sendo considerado arrogante pelo público. O chef tentou mostrar intimidade com a participante e disse: - Vai Gordinha!, ao declarar sua torcida. Indignada, Dayse questionou: - Gordinha?. Para se justificar, João falou com a família: - Ué, esse não é o apelido dela? E a família retrucou: -  Não!

Para lidar com tudo isso, além de apresentar bons pratos e ter ótimos resultados, Dayse usou o bom humor para enfrentar a opressão dos demais competidores. Sempre engraçada, ela disse não estar nem aí para o que pensam, afinal, ela já provou que é uma grande cozinheira, mas admitiu que ficou surpresa em ter ganhado o programa: - A vitória foi surpreendente. Sou uma pessoa muito insegura, talvez essa experiência vá me ajudar a confiar um pouco mais em mim mesma, contou em entrevista ao ESTRELANDO.

A Prova

Marcelo e Dayse tiveram que preparar um menu degustação com oito pratos, entre entradas, pratos principais e sobremesas. Sem exigências dos jurados, os chefs tinham liberdade para criar o que quisessem - e Dayse surpreendeu. A cozinheira de Mogi das Cruzes saiu de sua zona de conforto e não apostou em pratos clássicos para a noite, apelidando seu menu de Mogi para o Mundo. Enquanto isso, Marcelo continuou com a mesma estratégia que usou durante todo o programa: criar pratos exóticos e com muita loucura - e xantana (um ingrediente que ele adora)!

Nesta edição, Ana Paula Padrão surpreendeu ao anunciar uma novidade na avaliação dos competidores. Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça deixaram os discursos longos de lado para avaliar os pratos através de notas. Ao longo de toda a contagem, o público ficou com o coração na boca aguardando a divulgação dos resultados, que só foi decidido mesmo na sobremesa. Quando Ana Paula anunciou que Dayse era a vitoriosa, a competidora comemorou energicamente, enquanto Marcelo e os demais participantes da atração faziam cara de perplexidade com o resultado. Dário e Ivo chamaram a atenção pelas reações, afinal, não esperavam que Dayse tinha capacidade de levar o  prêmio de 170 mil reais, um carro zero quilômetro e mil reais por mês, durante um ano, em compras em um supermercado que patrocina o talent show.

A Vitória

Ao comemorar a vitória, Dayse declarou que espera conseguir arranjar um marido a partir de agora, além de dizer que irá continuar no restaurante Feed Food até uma nova proposta e que já sabe o que vai fazer com o prêmio: - Vou quitar meu apartamento e quero viajar, se eu tiver férias. Espero também que o programa abra portas para que eu possa ter meu próprio restaurante.

Sempre com bom humor, a chef confessou ainda que não esperava o comportamento machista entre os competidores: - Eu não esperava isso, tanto que as pessoas (público) ficaram mais bravas que eu mesma. Acho que o importante é a forma que você trata isso, se você não ligar, tudo bem. Compraram uma briga que nem era minha, e acho que as pessoas vendo como eu agi podem entender que a melhor forma é encarar desse jeito. 

E se ela guarda mágoas disso tudo? Que nada! Dayse ainda falou sobre as amizades que podem durar fora do programa: - Eu espero continuar amiga do Marcelo, caso ele não tenha ficado bravo, né? Talvez (risos). Se alguém quiser ser meu amigo, tudo bem. Mas, se não quiser o que eu posso fazer, né?


Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Você acha que Fernanda Souza e Thiaguinho podem reatar o casamento?

Obrigado! Seu voto foi enviado.