X

NOTÍCIAS

Publicada em 24/06/2019 às 11:20 | Atualizada em 24/06/2019 às 11:54

Débora Nascimento chora ao relembrar assédio que sofreu no avião: - Eu me tremia

A atriz se emocionou ao relembrar o caso que aconteceu com ela, aos 19 anos de idade

Da Redação

Divulgação-TV Globo

Débora Nascimento marcou presença no Encontro com Fátima Bernardes nessa segunda-feira, dia 24, e se emocionou ao relembrar um caso de assédio que sofreu quando tinha 19 anos de idade. Na ocasião, ela estava viajando da África do Sul para o Rio de Janeiro e um homem, sentado ao seu lado, ficava se expandindo, como a própria atriz definiu:

- Aconteceu comigo em uma viagem internacional, num voo. Eu era mais novinha, tinha mais ou menos uns 19 anos [de idade] e era aqueles voos de 11 horas, da África do Sul para cá. E eu sentei na janela e o homem sentou no corredor. E passa um tempo de viagem e ele começa a se expandir. Falei: ah, tudo bem, meio desconfortável, eu estava na econômica, é muito tempo de viagem. Aí começou a encostar a perninha, o braço... e eu só observando. Aí você começa a ficar gelada. E você começa a achar que é da sua cabeça também, né? E tinha um cobertor e eu sentia que ele estava chegando perto. Aí eu dava uma cutucada, dava uma joelhada. Passava 20 minutos e eles se expandia de novo. Ele começou a querer tirar proveito da situação. 

A ex de José Loreto, visivelmente emocionada, continuou:

- Até que eu falei: Opa, espera aí, a gente tem um espaço aqui. Você fique no seu espaço. Entenda que isso aqui é o meu espaço. Eu sou grande também, preciso do meu espaço, preciso do meu conforto. Então, por favor, recolha a sua perna, o seu braço. Eu me tremia e olhava para a comissária de bordo, procurando um apoio. Mas o fato de eu ter falado mais alto deixou ele constrangido, porque as pessoas olharam. Mas eu estava tremendo, morrendo de medo pelo resto da viagem. Eu não dormi. Fiquei dura, quietinha, cheguei em casa toda cheia de dor. 

Ao terminar seu relato, a apresentadora Fátima Bernardes percebeu a emoção da atriz e ainda comentou que, após tantos anos, essas histórias de assédio ainda mexem com as mulheres.

Tenso, né?

A seguir, relembre famosos que já foram acusados de assédio:


John Lasseter, chefe de animação da Disney e da Pixar, que dirigiu grandes filmes como Toy Story, Carros e Vida de Inseto, anunciou para seus funcionários o afastamento de seu cargo após o The Hollywood Reporter reunir uma série de acusações de má conduta. O site norte-americano relatou que fontes informaram que John era conhecido por agarrar, beijar e fazer comentários sobre aparência física. A atriz Rashida Jones e seu parceiro Will McCormack teriam até desistido de escrever o roteiro de Toy Story 4, por causa do assédio de Lasseter. Em comunicado interno, ele não fala sobre o assédio, mas pede desculpas se alguém se sentiu desrespeitado ou desconfortável por causa de conversas dolorosas e erros que ele cometeu durante a carreira. Recentemente tive diversas conversas que foram muito dolorosas para mim. Nunca é fácil assumir erros, mas é a única forma de aprender. Como resultado, tenho pensado muito no líder que sou hoje comparado ao mentor, defensor e exemplo que quero ser. Foi me dito que fiz alguns de vocês se sentirem desrespeitados e constrangidos. Essa nunca foi a minha intenção. Coletivamente, vocês são o meu mundo e me desculpo profundamente se os decepcionei. Quero me desculpar especialmente com qualquer um que tenha recebido um abraço indesejado ou qualquer gesto, de qualquer forma ou maneira, que pareça inapropriado. Não importa o quão benigna tenha sido minha intenção, todos tem o direito de estabelecer os próprios limites e tê-los respeitados, disse em comunicado. Lasseter ainda continuou e afirmou que irá se afastar do cargo por causa das acusações: Por mais difícil que seja para mim me afastar de um trabalho que amo e de um time que tenho em alta consideração, não apenas como artistas, mas como pessoas, sei que isso é o melhor para todos agora. Minha esperança é que esses seis meses sabáticos sejam a oportunidade de me cuidar melhor, recarregar e me inspirar, voltando com discernimento e perspectiva que preciso para ser o líder que vocês merecem.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual acontecimento você estava mais ansioso para que acontecesse?

Obrigado! Seu voto foi enviado.