X

NOTÍCIAS

Publicada em 16/07/2021 às 09:02 | Atualizada em 16/07/2021 às 09:39

Rafael Cardoso relembra cirurgia no coração e se emociona com a sogra, Sônia Bridi, que revela: - Ele podia morrer a qualquer hora

Em entrevista ao Mais Você, o ator falou sobre o desfibrilador cardíaco que colou após o risco de morte súbita ter aumentado

Da Redação

Divulgação

Lembra que o ESTRELANDO contou recentemente que Rafael Cardoso teve que passar por uma cirurgia para implantar um CDI (Cardioversor-Desfibrilador Implantável), já que há anos o ator sofre de um miocardiopatia hipertrófica assimétrica congênita, doença cardíaca que leva o músculo do coração a engrossar, o que dificulta o bombeamento de sangue? Pois na manhã desta sexta-feira, dia 16, o ator falou sobre o fato durante entrevista ao Mais Você, lembrando que a cirurgia foi necessária porque seu quadro clínico piorou e o colocou no grupo de risco para morte súbita.

- Eu já sabia que eu tinha isso desde a época que eu jogava futebol, porque foi diagnosticado nessa época, mas eu não sabia da gravidade , que vinha evoluindo e que eu estava com uma fibrose de 14% no miocardio. Então em um exame pós-Covid [o ator pegou a doença] eu tive a oportunidade de saber disso e de poder fazer essa cirurgia, que é um seguro de vida. Eu instalei esse CDI, que tem marcapasso, tem esse desfibrilador e está aqui para, se vier acontecer alguma coisa - que não vai acontecer, porque eu coloquei para não usar e vou ficar aí mais uns 80 anos sem usar, só trocando a bateria e está tudo certo -, é uma oportunidade de viver e de mudar os hábitos. Se eu não tivesse feito esses exames pós-Covid, como eu  tenho uma vida mais assídua de exercícios e com uma intensidade muito alta eu poderia acabar morrendo por morte súbita. Eu tenho quatro casos na família de morte súbita. Mas agora dá para fazer tudo, com mais cautela e monitorado, porque agora eu ando com o aparelho sempre. 

Além disso, o ator, que é casado com Mariana Bridi, filha da jornalista Sônia Bridi, recebeu uma mensagem emocionante da sogra, que é tratada como mãe por ele. Ao enviar um vídeo para o programa, ela falou:

- Vou confessar que eu tomei um susto, passei algumas noites sem dormir preocupada desde que o Rafa recebeu o diagnóstico, eu estava com ele. A ideia de que ele podia morrer a qualquer hora, porque síndrome de morte súbita é uma coisa muito grave e isso acontece e acontece com mais frquência que a gente imagina... Então, até ele fazer a cirurgia, foi uma preocupação muito grande. Mas agora ele está bem, está super bem, já voltou a treinar, já está ficando forte e é só levar uma vida boa, saudável, normal e continuar cuidando dos meus netos, que são essas coisas mais lindas do mundo. Obrigada Rafinha, por esse presente!

Com lágrimas nos olhos, o ator respondeu a sogra com carinho:

- Ela foi uma respnsável por eu ir atrás de me cuidar. Ela que ficou no meu pé, porque a gente fica na negação sempre, a gente pensa: Está tudo certo eu estou bem. E de repente aparecem essas situações. E ela que ficou no meu pé, que fez o papel de mãe, porque eu perdi a minha mãe com 11 anos, e ela que puxou a minha orelha e foi me levar para fazer o exame.  

Muito legal essa boa relação entre eles, né? E que bom que Rafael já está recuperado da cirurgia! A seguir, veja os famosos que falaram abertamente sobre suas doenças.


Cynthia Nixon descobriu em 2007 que tinha câncer de mama, doença que já mostrava histórico em sua família. Ela manteve o tratamento em segredo, pois não queria paparazzi no hospital ou qualquer tipo de atenção da mídia. Já em fase de manutenção, no entanto, ela falou sobre como foi a descoberta para a ABC: - Eu me senti assustada. Pensei: Oh, não quero que isso aconteça. Estava ciente que se isso ia acontecer esse era o melhor jeito de acontecer. Encontramos cedo e podemos lidar com isso logo.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual término (até agora) do mês de maio te chocou mais?

Obrigado! Seu voto foi enviado.