
Concorrente direto do Brasil, veja as polêmicas quem rondam o filme Emilia Pérez
01/Mai/
Estamos oficialmente na corrida pela estatueta, e em três categorias diferentes! Pois é, Ainda Estou Aqui foi bastante reconhecido internacionalmente, e apesar de termos grandes chances de levar a estatueta, temos alguns concorrentes fortes como Emilia Pérez, dirigido pelo francês Jacques Audiard.
No entanto, além de prêmios e indicações, o filme também coleciona polêmicas. Pois é, principalmente porque se trata de um longa que explora a cultura mexicana, mas foi feito por um francês, que, inclusive, não fala espanhol. Em entrevista para a Interview Magazine, Jacques justificou sua escolha de gravar em outras línguas:
- Bem, percebi que gosto regularmente de filmar em outras línguas. Fiz três ou quatro filmes em línguas que não falo. Filmei um faroeste em inglês, que é uma língua que estudei na escola, mas não com muito sucesso. Minha conclusão é que gosto de trabalhar baseando minhas escolhas na musicalidade do diálogo. Na minha própria língua, sou muito apegado à língua porque sou um acadêmico. Vou ficar obcecado com pontuação e vírgulas. Enquanto que se eu não falo a língua, tenho a liberdade de me concentrar apenas na musicalidade da língua em si. O espanhol é uma língua latina romântica, então consigo entender algumas partes dela. Mas Dheepan foi um tipo diferente de desafio porque os indianos realmente têm uma fisicalidade diferente, uma maneira diferente de expressar emoções. Então, adorei ouvir o fluxo da música, da língua, e percebi que adoro trabalhar quando não entendo.
Além disso, em entrevista para a CNN, o diretor se desculpou com os mexicanos por não ter filmado o longa no México, e sim na França. Segundo ele, visitas chegaram a ser feitas ao país, mas, por questões financeiras, a equipe precisou gravar na França.
Realidade ou lenda
Poderia um francês contar uma história mexicana? Ainda em entrevista para CNN, o diretor foi bastante questionado sobre suas escolhas artísticas para o filme, uma vez que escolheu não ser totalmente fiel aos fatos e acabou recebendo críticas dos mexicanos.
- Se tiver que escolher entre a verdade e a lenda, prefiro escrever a lenda. O que quero dizer é que a partir do momento em que você decide a forma, que seria a ópera, que é a forma com a qual tentei abordar este filme, a ópera não é realista.
Oscar 2025
Nesta quinta-feira, dia 23, o filme foi aclamado com 13 indicações, sendo líder na premiação. Ele foi reconhecido em Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante, Maquiagem e cabelo, Trilha sonora, Roteiro adaptado, duas em Canção original, Montagem, Som e Fotografia.
Abaixo assista ao trailer:
-
Juliano impede Clarice de deixar a mansão e a amordaça. Veja o que vai rolar em Garota Do M...
-
Famosas escolhem mesmo look para festa de 60 anos da TV Globo
-
Poliana Rocha conta que precisou adiar cirurgia dentária e revela motivo
-
Famosos marcam presença na renovação de votos de Ana Paula Siebert e Roberto Justus
-
Taís Araujo comemora 30 anos de carreira com festa no Rio de Janeiro
-
Thiago Rodrigues lamenta morte da mãe: Vivemos uma vida maravilhosa
-
Adriane Galisteu homenageia Ayrton Senna no dia da morte do piloto: Jamais será esquecido
-
Articulação de votos, farpa por comida... Confira o que rolou nesta madrugada no Power Couple Brasil 7
-
Poliana Rocha explica ausência de Leonardo na festa de 60 anos da Globo
-
Mateus, da dupla com Jorge, ainda não tem previsão para voltar aos palcos após cirurgia