
Karinah fala sobre amizade com Preta Gil, regravação de música de Zeca Pagodinho e bastidores do Carnaval
02/Mai/
Karinah canta e encanta como uma voz poderosa do samba. A artista não apenas já emplacou lançamentos ao lado de grandes nomes da música, como Alcione, Belo, Mumuzinho e Martinho da Vila, como também é apadrinhada por Preta Gil e recentemente lançou sua própria versão de um clássico de Zeca Pagodinho. Ela ainda desfila no Carnaval 2025 como musa da Manguira.
Em clima de carnaval, a artista concedeu uma entrevista exclusiva ao ESTRELANDO detalhando seus projetos recentes e exaltando os músicos que fizeram parte de sua trajetória. Ao falar sobre Preta Gil, descreve a bela relação de amizade que tem com a filha de Gilberto Gil e relembra como foi a sua primeira conversa com ela:
- A Preta, além de ser uma grande amiga, uma querida, ela foi minha empresária. É uma inspiração, uma fonte de inspiração, de força, de fé, de luta. A Preta, desde a primeira vez que a gente sentou pra conversar, nosso primeiro bate-papo mesmo, foi um almoço que a gente sentou ao meio-dia e saímos no fim da tarde.
Karinah ainda compartilha um ensinamento que recebeu da cantora e que fez com a admirasse ainda mais:
- Desde esse primeiro dia, ela sempre falou pra mim que é importante, muitas vezes na vida, a gente se colocar como prioridade, né? A gente está dentro de um avião, aí, de repente, acontece algum problema, você primeiro precisa colocar a máscara em você, pra depois salvar todo mundo e não o contrário. Então, ela sempre foi uma pessoa que: Karinah, eu sei que você trabalha o lado social, você é uma pessoa do bem, mas às vezes é importante se colocar como prioridade. Então, eu queria cuidar um pouco de você, porque eu tô vendo que você tá cuidando de todo mundo.
E completa comentando o significado que Preta tem em sua vida:
- Quando ela falou aquilo pra mim, eu achei aquilo tão sublime, sabe? Comecei a olhar pra ela diferente. Aquilo tem um valor que está muito acima do material. Então, a Preta tem um significado muito importante na minha vida. É uma mulher com um olhar incrível de empreendedora, empresária e amiga! E a gente tem uma conexão muito forte, isso é ancestralidade.
Karinah olha para trás e avalia a sua carreira e crescimento até agora no samba, um espaço dominado por homens.
- Eu sempre procurei fazer tudo na minha vida com muita entrega, com muita dedicação. Eu sempre levei a música muito a sério na minha vida e, assim como todas as mulheres, a gente tem que se posicionar na vida! Seja lá qual for a profissão, eu sempre falo isso. E é um lugar de muita resistência, né? O perfil da mulher sambista, mas, como toda profissão, a gente tem que se posicionar, a gente tem que ter força, trabalhar empoderamento e fortalecer sempre essa base. Não dá pra estar nessa vida só pra se aventurar e nem só pra fazer sucesso; a gente precisa gostar de estar. A interpretação é diferente, cantar samba é diferente. Você tem que entender o que estar nesse lugar significa.
Carinho por Alcione e Zeca Pagodinho
Refletindo sobre os momentos mais marcantes de sua trajetória artística, ela lembra com carinho dos shows que realizou por todo o Brasil com Alcione durante a turnê de 50 anos da cantora e rasga elogios à Dama do Samba.
- Um dos momentos mais marcantes da minha vida na música podem ser esses mais de 30 shows que eu fiz com a Alcione na turnê dela de 50 anos. Eu pude ver de pertinho como é uma profissional como ela, uma artista do tamanho da grandeza dela. Além da gentileza, o lado profissional. Levar tão a sério, mesmo com tantos anos de carreira. Eu nunca vi essa mulher tratar ninguém com diferença, sempre atendeu seus fãs no camarim, no hotel. Sempre autografou discos, sempre levou os fãs com muito respeito. E todo mundo, né? Então, pra mim, ela é o maior exemplo hoje de cantora do Brasil. Pra mim, ela é a maior cantora pop do Brasil. Extremamente gentil, humana. Então, acho que um dos momentos mais marcantes da minha vida na música com certeza foi percorrer o Brasil afora nessa turnê de 50 anos.
Karinah também faz questão de mencionar o álbum que lançou com direção do Zeca Pagodinho e do Max Pierre, que chega em 2025, fazendo a alegria dos fãs.
- E também, poxa, gravar um álbum com a direção do Zeca Pagodinho e do Max Pierre é um momento muito bonito da minha carreira, muito importante. A gente é arte, a gente não tem validade, a gente passa por vários ciclos, mas a gente é arte, a gente é isso. Esses momentos foram muito marcantes pra mim. E também o Festival de Montreux, era um sonho cantar naquele palco. Foi em 2013, então foi um sonho que eu realizei.
E por falar em Zeca, a cantora apresentou uma nova versão do clássico Verdade, incluindo seus próprios elementos e charme, como uma homenagem ao músico. Descrevendo a emoção, ela confessa:
- A sugestão veio do Max Pierre, meu produtor. Na hora, eu fiquei apavorada, porque é um dos maiores sucessos do Zeca, é um dos maiores sucessos da música brasileira, inclusive. Ela traz muita verdade no meu coração também. É uma música que o Nelson Rufino também, carinhosamente, foi me abençoar lá no dia da gravação. No dia que eu gravei, estavam lá o Zeca e o Nelson Rufino. Então, pensa na emoção que foi gravar nesse dia com os dois lá dentro, sendo assim abençoada pelos dois. O autor da música e também o intérprete que fez dela um dos maiores sucessos da música brasileira. É uma emoção muito grande, né? É uma gratidão sem tamanho.
Mas qual será que foi a reação do pagodeiro com a regravação? A cantora nos conta:
- E o Zeca ficou muito feliz, graças a Deus, até porque o Pretinho da Serrinha levou ela pra um lado muito particular meu, trouxe a batucada, trouxe o berimbau da Bahia, que eu tenho muito respeito, e também uma forma de ser gentil com tantas coisas que eu recebo, inclusive do Nelson Rufino, que é um padrinho meu no samba. São muitos aprendizados que eu recebo desses mestres, então eu tô muito feliz, graças a Deus.
Como se não fosse incrível contar com o carinho de Zeca, Karinah ainda gravou um videoclipe com ninguém mais ninguém menos do que Murilo Rosa como seu galã.
- A experiência foi única! Murilo Rosa é um ator maravilhoso, um dos atores que eu tenho muita admiração no Brasil. Fera, querido, gentil. E por ser um ator, ele me conduziu de uma forma muito bacana, muito profissional. Teve paciência comigo, revela ela sobre a experiência de contracenar com o ator.
Ela exalta o artista e confessa que o coração de fã ficou em êxtase com a experiência:
- É uma pessoa extraordinária, então eu tive que me conter, né? Porque a admiração é muito grande, mas ele é uma pessoa que está acima de muitas coisas, ele é muito bom. Ele é um ator incrível! Então, não foi difícil, o difícil foi conter a minha emoção e meu lado fã. No final, deu tudo certo.
Músicas e colaborações especiais
Questionada sobre qual outro clássico do samba que amaria cantar sua versão, Karinah mantém o mistério, pois já tem um projeto no forno, para entregar aos fãs.
- Seriam vários os clássicos do samba. Eu tenho vontade de regravar tanta coisa, tem tanta música bonita nos álbuns de vários artistas que eu admiro. Tem um projeto lindo chegando por aí, em breve eu vou revelar pra vocês, mas são regravações de clássicos lindos do samba. Mangueira, tem tanta coisa linda de Mangueira, Cartola, né? Tem tanta música maravilhosa, é difícil escolher apenas uma.
A sambista fica em dúvida ao eleger qual parceria foi a mais marcante de sua carreira, já que não apenas tem amigos incríveis, como já trabalhou com inúmeros ícones, tornando todas as colaborações muito especiais em seu coração.
- Eu sou uma cantora que tenho muitos amigos, principalmente no samba, muitos padrinhos. Pessoas queridas que eu tenho muito amor, muita gratidão. Difícil escolher uma parceria, né? Eu tenho várias parcerias de pessoas que eu tenho muito carinho. Alcione, com Tô de Partida, é uma canção de Valtinho Jota, um grande compositor. Poxa, tenho parceria com o Neguinho da Beija-Flor, Fundo de Quintal, com o Belo! É difícil escolher uma só, eu amo todas as parcerias que eu fiz, de verdade. São muito especiais pra mim, não é algo comercial, tá muito baseado na nossa verdade, na nossa amizade. Pra mim, isso tem muito valor.
Carnaval
É claro que também não podemos deixar de falar sobre a maior festa popular do Brasil, não é mesmo? Karinah, que é musa da escola de samba Mangueira, lançou a série Meu Karnaval, na qual mostra os bastidores da sua preparação para o a folia.
- A série Meu Karnaval traz exatamente o meu dia a dia, então o maior desafio é desconstruir, na hora da edição, aquilo que a gente está muito acostumado a colocar às vezes na internet. E a série Meu Karnaval é a vida e a verdade nua e crua. A gente está tendo todo cuidado na hora da edição porque eu sei que ela está sendo referência pra gente que está fazendo também projetos como esse, reflete ela sobre a produção.
E continua:
- A gente já está indo pro oitavo episódio e muita gente está chegando aí agora, mas a gente sabe que está sendo referência pra muita gente. Então, estamos tendo muito cuidado na edição dessas entregas pra realmente mostrar o real mesmo, tudo que é de verdade, essa correria. Ser mãe, ser empreendedora, ser sambista. Eu tô em várias frentes do samba, como cantora, como compositora, como musa, como madrinha de projetos sociais. E tudo isso, pra mim, é um desafio constante, mas é a minha vida e eu amo o que eu faço.
A sambista ainda detalha quando começa a sua rotina de cuidados para o Carnaval e como é a sua preparação para a agenda de compromissos que acompanham a folia.
- Os cuidados começam a partir do dia 2 de dezembro, que é o Dia Nacional do Samba. Isso é muito sério. Pra quem é sambista, isso é coisa séria. Daí pra frente, eu já começo a entender tudo o que tá rolando na parte do musical, tudo de bom que tá rolando nas rodas de samba. A leitura do samba-enredo. É importante você entender esse lugar, procurar saber o carro, né? O bate-papo com o carnavalesco, com os dirigentes da escola. Enfim, as reuniões com a equipe, o planejamento digital, porque tem os ensaios técnicos, ensaios de rua, tem que se preparar. Pegar um sol e estar bem com a família, porque isso é muito importante. A gente cuidar do corpo, como pegar um nutricionista, pegar um personal, um professor de dança. A mente também tem que estar muito bem, a gente tem que estar super bem. Então, a família, pra mim, é a base de tudo. Se tá todo mundo bem, eu tenho cabeça pra trabalhar e só paro depois do ensaio técnico! (risos) Depois da apuração e olhe lá!
Karinah finaliza o papo deixando seu conselho de beleza para as mulheres que querem aproveitar a festividade:
- Um conselho de beleza para a mulher é ela estar bem! Estar feliz, se sentir bem do jeito que ela é, do jeito que ela se veste, do jeito que ela usa sua maquiagem ou não. Eu acho que a gente precisa estar bem. A maquiagem, por exemplo, se você vai sair num bloquinho, eu acho super importante um filtro solar, né? Evitar essas pastas no cabelo, que muitas delas foram retiradas do mercado por fazerem mal à saúde. Mas tem várias formas da gente se divertir. É primordial todo mundo estar bem, com a cabeça boa. Quando eu tiro pelo menos um dia pra me divertir, eu gosto de customizar, eu gosto de strass, muito strass, cola quente. Nos biquínis, nos meus tops, hot pants, um salto lindão, uma maquiagem nas pernas. Mas a mulher precisa estar bem. De qualquer forma, ela tem que estar alegre. Essa, acho que é a melhor dica pro carnaval: esteja bem e seja feliz do jeito que você é, e tá tudo certo.
-
Maíra Cardi revela sexo do primeiro bebê com Thiago Nigro. Veja tudo que sabemos sobre a se...
-
Davi Brito revela transformação após lipoaspiração: O pai tá lipado!
-
Camila Pitanga fala sobre retorno à Globo após quatro anos do fim do contrato
-
Thiago Rodrigues lamenta morte da mãe: Vivemos uma vida maravilhosa
-
Jamie Dornan não queria ser Christian Grey? Conheça os atores que odiaram interpretar seus ...
-
Bolo de 10 andares da festa de Ana Paula Siebert e Roberto Justus não foi servido, diz confeiteira
-
Atriz mirim Millena Brandão é internada após sofrer sete paradas cardíacas
-
Kate Middleton e Príncipe William homenageiam a filha, Princesa Charlotte, no aniversário de 10 anos de idade
-
Gilberto Gil se despede da ex-esposa, Nana Caymmi
-
Ana Paula e Antony perdem primeira DR do Power Couple Brasil 7 e já estão garantidos na próxima berlinda