
Fabiana Justus revela dieta restritiva e rotina de exercícios físicos para minimizar efeitos colaterais de tratamento
14/Jul/
Na última terça-feira, dia 15, Fabiana Justus surgiu nas redes sociais para contar aos seguidores que adotou uma dieta restritiva e intensificou sua rotina de exercícios físicos para ajudar a minimizar os efeitos colaterais do tratamento de GVHD [sigla de Graft Versus Host Disease, que pode ser traduzido para doença do enxerto versus hospedeiro] que está realizando.
A filha de Roberto Justus está tomando doses altas de corticoides para tratar a condição, que acontece quando a medula começa a atacar algumas áreas como forma de defesa. Ao falar sobre o uso da medicação, ela conta que pesquisou quais hábitos poderiam ajudara a controlar ops efeitos colaterais:
- Confesso que estava com muito medo quando comecei o tratamento, porque eu vi muitos vídeos e relatos na internet de pessoas que têm que tomar corticoides em doses altas para determinadas condições de saúde e eu pesquisei muito o que diminuiria os efeitos do corticoide em doses altas em prazo médio, que é o caso do que estou fazendo, para o GVHD. Graças a Deus o meu corpo está respondendo muito bem, e está sendo ótimo para mim. Foi indicado, não tem muito o que fazer, tem que tomar. Pesquisei muito para entender como minimizar os efeitos no meu corpo.
A influenciadora revela que acredita que a dieta restritiva que adotou está a ajudando no processo:
- Senti que a dieta que estou fazendo, cetogênica, focada 100% em proteína e gordura boa, não como açúcar, não como carboidrato, não abro exceção, estou muito focada, realmente queria minimizar os efeitos. Não é só pela estética, é por saúde mesmo. O corticoide pode desregular a glicemia e vir até a desenvolver uma diabetes na pessoa. Eu falei que não quero que um problema que estou tentando solucionar com corticoides se torne outro problema. Isso tem ajudado muito.
Além de monitorar a alimentação, ela também intensificou a prática de atividades físicas:
- Ainda não senti o inchaço no rosto que as pessoas ficam, mas acho que tem a ver com alimentação e exercício, estou fazendo muito exercício. Já estava fazendo, só continuei meu plano e intensifiquei, fazia musculação quatro vezes por semana e aumentei para cinco vezes, porque o corticoide é catabólico e isso afeta a nossa massa magra. Não quero perder músculo, que estou tão arduamente construindo de volta depois de todos os tratamentos eu fiz, eu sei o quanto é importante ter massa magra no corpo. Faço cardio depois do exercício de corpo para dar aquela suada e eliminar mais líquido, consequentemente inchar menos.
Fabiana conta que após quatro semanas com o uso de corticoides começou o desmame:
- Eu comecei agora, depois de ter completado quatro semanas na dose mais alta, um desmame muito lento. São poucas miligramas de diferença de semana em semana para ir desmamando sem que a medula fique atacada de novo. Estou sentindo agora a meia marcando no pé, que você sente um inchaço muito de leve, acho que porque cuidei muito dessa alimentação e exercício. Um conjunto de coisas que fiz que deram certo.
E finalizou dizendo:
- Como o desmame é lento, provavelmente ainda vou sentir mais efeitos no meu corpo. Faz parte, não tem muito o que fazer. O que eu gosto para mim é sempre fazer o melhor que eu posso diante das situações que vêm.
-
Leticia Spiller faz homenagem emocionante ao pai, que completaria 100 anos de idade: Você é luz
-
Mini-Kate! Princesa Charlotte aparece usando as mesmas roupas da mãe. Confira o estilo da princesa, filha de Kate Middleton e Príncipe William
-
Em tratamento contra câncer nos Estados Unidos, Preta Gil se diverte ao fazer trend com amigas
-
Após rumores de um envolvimento com Zé Felipe, Bella Campos posta vídeo com música do cantor
-
Dominic Mclaughlin surge caracterizado como Harry Potter pela primeira vez