-
O BBB está chegando ao final de sua 22ª edição e, desde que estreou lá atrás em 2002, ano em que o programa contou com duas edições, muitas mudanças aconteceram na casa mais vigiada do Brasil. Para começar, é impossível não considerar a troca de apresentadores. Em 2016, Pedro Bial, que estava no comando do reality show desde seu início, se despediu para dar lugar a Tiago Leifert. O jornalista preferiu ter seu próprio programa, ocupando o horário do Programa do Jô, deixando uma legião de fãs desolados com a mudança. Afinal, Bial era uma das marcas registradas do BBB e ao longo dos anos passou a ser um dos grandes protagonistas do programa, principalmente por causa de seus discursos enormes e seu jeitinho durão, mas com carisma. Leifert, por sua vez, apresentou o programa da 17ª até a 21ª, passando o bastão para o novato Tadeu Schmitd. A seguir, relembre outras mudanças que aconteceram com o passar das edições!
Montagem-Divulgação
1
-
Ao longo das edições, Boninho também foi ficando mais participativo e aparecendo mais para o público. Na edição de 2022, o diretor até chegou a introduzir aos telespectadores o botão de desistência - outra grande novidade. A partir de agora, quem quiser deixar o reality, só precisa ir até a sala pressionar o botão de sair. Prático, né?
Divulgação
2
-
O BBB20 trouxe uma novidade e tanto: na edição comemorativa do reality, o elenco foi composto por famosos e anônimos! No grupo das celebridades estavam o ator Babu Santana, as cantoras Gabi Martins e Manu Gavassi, o surfista Lucas Chumbo e os youtubers e influencers Pyong Lee, Mari Gonzalez, Bianca Andrade e Rafa Kalimann. A novidade agradou o público e quebrou recordes de audiência e votação nos paredões, além de ter impressionado ao mostrar que o número de seguidores, no reality, acabou não sendo o fato determinante para decidir quem fica e quem sai da casa.
Montagem-Divulgação TV Globo
3
-
A logomarca do Big Brother Brasil também sofreu alterações com o passar dos anos! No clique acima, é possível ver a primeira, em azul, criada para o reality show, que foi usada entre 2002 e 2006. A cor era uma das marcas registradas da atração, que em 2017, alterou para laranja. Depois, a edição da imagem ficou ainda mais clean com o fundo branco, apenas dando enfoque para o nome do programa em tons de laranja.
Montagem-Divulgação
4
-
Sim, o Big Brother Brasil já foi apresentado por duas pessoas! Você pode não se lembrar, mas em 2002, ano de estreia do formato na telinha da Globo, Marisa Orth dividiu por poucos episódios o comando com Pedro Bial. A inexperiência da atriz como apresentadora fez com que ela aos poucos abandonasse a atração e poucos se lembram de que ela fez parte do BBB.
Montagem-Divulgação-TV Globo
5
-
O prêmio também já sofreu alterações com o passar dos anos! Quando começou, os participantes brigavam por 500 mil reais. No BBB 5, vencido por Jean Wyllis, o prêmio foi de um milhão de reais e, desde 2010, os confinados disputam pelo valor de um milhão e 500 mil reais.
Divulgação-TV Globo
6
-
A música de abertura, Vida Real, de Paulo Ricardo, não muda nunca, mas as suas versões são alteradas a cada ano. O cantor até explicou ao jornal Extra sua vontade de apresentar as novidades a cada ano: - Eu fico absolutamente inquieto de um ano para o outro, porque o pop, por definição, é uma linguagem muito volátil, rápida. E eu já sinto aquela vontade de refazer a música, obviamente respeitando o que todo mundo conhece, mas dando um toque update. Eu gosto da mudança porque a nova versão passa a fazer parte daquele BBB, e para os brothers é importante porque tem uma versão com a cara deles.
Divulgação
7
-
A decoração da casa, como todos sabem, muda a cada edição, mas é impressionante comparar como a decoração e arquitetura do confinamento sofreu mudanças drásticas desde a primeira edição até hoje. No clique, é possível comparar como a casa era no BBB 3 e como já foi, recentemente, a sala de estar. A casa foi deixando o ar clássico e básico cada vez mais no passado e a cada temporada uma versão mais moderna, chamativa e colorida é exibida na TV.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
Os paredões também sofreram grandes alterações com o passar dos anos! Além de paredões triplos, que foram incluídos pela primeira vez na oitava edição, nos primeiros anos do programa, os brothers eram informados qual a porcentagem de votos que cada confinado recebeu na berlinda. Além disso, a votação do público também sofreu alterações e o telespectador precisa realizar um cadastro para emitir qualquer voto. O cadastro é gratuito e deve ser preenchido com informações básicas pessoais. O intuito da emissora é que se conheça mais profundamente o perfil de quem está votando e participando ativamente do programa. Isso sem falar na eliminação falsa, que já aconteceu com Ana Paula, que ficou famosa pelo bordão Olha ela! e Gleici, na edição 18, que voltou com tudo e detonou Diego e Patrícia, após observá-los de outro quarto escondido dos demais confinados.
Divulgação-TV Globo
9
-
Tiago Leifert quebrou diversos paradigmas quando assumiu o Big Brother Brasil. Além de comentar bastante com os participantes sobre o andamento do jogo e até chegar a opinar sobre o confinamento enquanto conversa com o telespectador, na edição de 2017, Leifert chegou a entrar na casa do BBB, um fato inédito até então. Na reta final, ele se sentou no sofá da sala de estar ao lado das três finalistas, Emilly, Vivian e Ieda.
Divulgação-TV Globo
10
-
A participação da família dos confinados também mudou muito com a chegada de Tiago Leifert. Agora, os participantes não conseguem mais ver a família na plateia, durante os paredões. Além disso, em algumas edições os parentes participaram efetivamente do programa, por meio das edições, em que se mostra como cada membro da família está torcendo por seu ente querido. No BBB 18, Maria Olivia, a mãe de Breno, ficou bastante conhecida por causa de seu carisma nas telinhas, ao demonstrar sem qualquer pudor seu amor pelo filho arquiteto.
Divulgação
11
-
A ingenuidade dos candidatos no BBB também mudou muito, afinal, após 19 edições sendo acompanhadas pelo Brasil inteiro, fica impossível não acompanhar um pouquinho e tentar entender e descobrir qual é a melhor tática para permanecer mais tempo na casa. Ao contrário das primeiras edições, os participantes já chegam mais preparados, com estratégias formadas, sabendo como devem agir e o que não devem fazer para conquistar os demais confinados e o público que acompanha na TV. O Brasil está vendo e eles sabem muito bem disso e, por muitas vezes, fazem questão de falar para a câmera, na tentativa de chamar atenção.
Divulgação
12
-
As redes sociais também possibilitaram uma maior interação entre o programa e o público. Com a chegada do Instagram, Twitter, e Facebook, os brothers possuem perfis oficiais, que são monitorados pela família e amigos que não estão na casa. Com isso, os fãs de cada participante podem ficar de olho em tudo o que acontece e a briga pela preferência do público fica ainda mais acirrada, já que os fã-clubes passaram a se organizar e até fazerem mutirões de votação a cada paredão. Já no BBB20, essa ideia foi levada ao próximo nível com o Rede BBB, uma rede social própria em que os participantes, de dentro da casa, usam um celular controlado para produzir fotos e vídeos e dividir, pela internet um pouco mais sobre a experiência do reality.
Divulgação
13
-
O programa também tem tentado trazer mais novidades a cada edição, tentando sair da mesmice dos mesmos perfis de participantes que já conhecemos em todas as temporadas. Na 17ª, pela primeira vez, gêmeos entraram no programa. Emilly e Mayla ficaram confinadas e, após a eliminação de Mayla, Emilly conseguiu chegar até a final e vencer a atração. Em 2018, a família Lima entrou com quatro membros, mas apenas Ayrton e Ana Clara permaneceram no jogo e disputaram como se fossem apenas um. Assim como aconteceu com as irmãs, pai e filha também caíram nas graças do público, provando que as inovações do programa continuam dando certo. Mas, olha, estamos sentindo falta de um pet nessa casa, hein? Impossível esquecer quando um cachorrinho entrou no BBB 16 para alegrar os confinados.
Montagem-Divulgação-TV Globo
14
-
A tecnologia do programa também evoluiu muito! Na imagem, a sister Jéssica do BBB 18 aparece usando o microfone utilizado pelos brothers atualmente. Eles são colocados pelo pescoço, como uma espécie de colar, e não podem ser tirados. É possível tomar banho e até entrar na piscina com o acessório, feito para captar qualquer fala dos participantes, que em edições anteriores sempre tentavam burlar e falar algo sem serem ouvidos, além de, por inúmeras vezes, terem quebrado os microfones antigos, que ainda não eram à prova d'água.
Divulgação
15