-
Divulgação-TV Globo O Vídeo Show, com toda certeza, foi uma das atrações mais marcantes da Rede Globo, não é mesmo? O programa estreou nas telinhas no dia 20 de março de 1983 e era apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury. A ideia principal na época era recuperar os melhores momentos dos 18 anos de vida da emissora. Era, inicialmente, exibido aos domingos e já contava com alguns ingredientes que marcariam o sucesso do programa, como a presença de um convidado que respondia perguntas enviadas pelos telespectadores. Mas nesses 35 anos em que o programa ficou no ar, ele passou por muitas mudanças. Com os 60 anos da TV Globo, a emissora decidiu fazer uma edição especial do programa, para matar a saúde. Pensando nisso, confira, a seguir, todas as mudanças do programa ao longo dos anos:
-
Divulgação-TV Globo E foi em agosto de 1987 que assumiu a bancada uma das personalidades mais marcantes para a história do Vídeo Show: Miguel Falabella. No momento, a direção executiva era de Paulo Ubiratan, Cristina Prochaska narrava a atração e Marcelo Godoy era o responsável pela redação final. No ano seguinte, o programa passou por outra reformulação, que ampliava parte do programa, com destaque para a parte do Pergunte ao Seu Astro e Tricotando com Falabella, que revelava curiosidades sobre os artistas entrevistados pelo programa. E foi a partir de 1989 que ganhou narração de Cissa Guimarães, com produção executiva de Evaldo Lemes e direção de Ruy Mattos.
-
Divulgação-TV Globo Quando chegou a tão esperada década de 1990, a televisão completava 40 anos e o Vídeo Show produziu diversas matérias especiais, entrevistas e reportagens sobre a data, que ocupava um bloco inteiro do programa. Também foi o ano em que a Globo completou 25 anos e foi realizado um especial com os momentos mais marcantes da emissora.
-
Divulgação-TV Globo No ano de 1987, o programa ganhou a direção de Cacá Silveira, com produção de Jacqueline Cantora e direção executiva de Luiz Gleiser. No momento, o Vídeo Show passou por uma reformulação e começou a ser exibido nas tardes de sábado. Outra novidade foi a criação do personagem Cabeça Branca, que chegou no mês de julho e era interpretado por ninguém mais, ninguém menos, que Marcelo Tas. Na época, o cenário era composto por televisores antigos, com fios e válvulas à mostra, e monitores novos, que exibiam imagens dos temas abordados. Alguns dos quadros fixos apresentados eram Micro Especial Musical e A TV no Mundo.
-
Divulgação-TV Globo O programa voltou a ser reformulado em abril de 1991, quando teve a estreia de quadros como Túnel do Tempo, em que eram retratados, semanalmente, os acontecimentos ocorridos em anos anteriores. Em 1992, o Vídeo Show ganhou um novo cenário criado pelo cenógrafo Mário Monteiro, um ano depois, quando o programa completou dez anos, o cenário mudou novamente, recriado pelo próprio cenógrafo, que privilegiou o uso do néon.
-
Divulgação-TV Globo Em 1994, o programa teve mais uma mudança e tanto. Ele passou a ser diário e começou a ser exibido de segunda a sexta, às 13 horas, com meia hora de duração. Além do diretor Roberto Campos, passaram a dirigir o programa Eduardo Aguillar e Ângela Sander, que ficava em São Paulo. Também ganhou a presença da jornalista Renata Ceribelli como repórter da atração.
-
Divulgação-TV Globo Em 1995, a equipe do Vídeo Show foi fechada e passou a ser formada por Cissa Guimarães, Renata Ceribelli e Virgínia Novick, que produziam matérias. A apresentação, claro, ainda era de Miguel Falabella, que passou a comandar apenas a parte do programa gravada no estúdio. No ano seguinte, aconteceu uma reformulação do programa: foram produzidas novas vinhetas de abertura e criados novos quadros, como Álbum de Família e Lar Doce Lar. Foi instituído ainda o Troféu Vídeo Show, que premiava as celebridades.
-
Divulgação-TV Globo Em 1999, a jornalista Renata Ceribelli foi substituída por Letícia Nascimento, que começou a fazer as reportagens em São Paulo. O programa também chegou tentando aproximar o artista do público, o diretor Luiz Gleiser assumiu a direção de núcleo e Miguel Falabella passou a receber os convidados para realizar entrevistas no estúdio, que agora incluía a presença de uma plateia.
-
Divulgação-TV Globo Em agosto de 2000, quem passou a integrar a equipe do programa foi André Marques. O Vídeo Show passou por mais uma reformulação, com estreia de novos quadros, como Correio da Fama e Antenado. Em 2001, foi o ano de um novo cenário e foi em dezembro do mesmo ano que Angélica assumiu o posto de comendo do saudoso Vídeo Game, um game show envolvendo celebridades e seus conhecimentos sobre a programação da Globo. Pouco tempo depois, André substituiu Miguel Fallabela, que ficou 15 anos no comendo da atração. Em julho de 2002, três novos repórteres integraram o elenco: Ana Furtado, Bruno de Luca e Renata Simões.
-
Divulgação-TV Globo Já em 2003, quando a atração completou 20 anos de exibição, a produção criou mais um famoso quadro, o Astromóvel, um carrinho elétrico que circulava pelo Projac enquanto um dos repórteres entrevistava os atores no caminho até o estúdio de gravação.
-
Divulgação-TV Globo 2004 foi um ano especial para a atração, já que Angélica e André Marques começaram a reproduzir, de uma forma bem-humorada, cenas bem marcantes das novelas da emissora. Um dos covers mais famosos dos dois foi quando fizeram o encontro de Jade, vivida por Giovanna Antonelli e Lucas, papel de Murílo Benício, da novela O Clone. Também foi a estreia do quadro Cabeção em Ação, de Sergio Hondjakoff, intérprete do Cabeção da novela Malhação. Já no ano de 2006, André comemorou seis anos na apresentação do programa e o Vídeo Show ganhou novos quadros e apresentadoras: Ellen Jabour começou a fazer matérias no Rio de Janeiro e Sarah de Oliveira, em São Paulo. No ano de 2008, foi Nívea Stelmann que assumiu o posto de repórter, e quadros novos, como o Tintim por Tintim, foram criados.
-
Divulgação-TV Globo Quando chegou o ano de 2009, a direção do programa passou para Boninho. A atração passou a ser exibida ao vivo, de segunda a sexta, a partir das quinze para a uma. Novos quadros começaram, como Pergunte ao Autor e Presentão do Vídeo Show. O programa passou a dar informações sobre teatro, cinema e música, com matérias de todo o Brasil. A apresentação ficou a cargo de André Marques, Geovanna Tominaga, Luigi Baricelli e Fiorella Mattheis.
-
Divulgação-TV Globo No ano de 2010, o Vídeo Show continuou apresentando curiosidades de bastidores, além de entrevistas e brincadeiras com os famosos. André Marques e Ana Furtado ficaram à frente da apresentação e como repórteres estavam Geovanna Tominaga, Bruno de Luca e Fiorella Mattheis. E foi no ano de 2011 que o programa ganhou um novo cenário, onde os apresentadores ficavam sentados com uma redação ao fundo.
-
Divulgação-TV Globo No ano de 2013, depois de 13 anos de André Marques no programa, o astro passou o bastão e quem assumiu o seu lugar foi Zeca Camargo. O cenário inovou e o programa passou a ter a presença de platéia novamente, com um convidado por programa.
-
Divulgação-TV Globo Já em 2014, Zeca ganhou a ajuda de Otaviano Costa, que passou a compartilhar a apresentação do programa e ainda a fazer reportagens. Eles também começaram a fazer um jogo de perguntas e respostas sobre um tema específico escolhido pelo participante desafiado.
-
Divulgação-TV Globo No ano de 2015, o Vídeo Show passou por diversas mudanças e ganhou um clima mais descontraído, com apresentação de Monica Iozzi e Otaviano Costa, reportagens de Giovanna Ewbank e Joaquim Lopes, que, muitas vezes, compartilhavam a apresentação do programa. Além da presença do ilustre de Miguel Falabella, que voltou à atração para deixar um recado para o público no fim da atração. Monica deixou o programa no ano seguinte.
-
Divulgação-TV Globo Em 2016, Rafael Cortez era um dos nomes de sucesso da nova fase do Vídeo Show. Na época, a bancada do programa global contava com nomes como Susana Vieira, Otaviano Costa, Joaquim Lopes e Rafael Cortez.
-
Divulgação-TV Globo Já em 2017 a bancada ficou por conta de Joaquim Lopes, Otaviano Costa e Sophia Abrahão. Joaquim deixou o programa tempos depois, no entanto, para voltar a atuar.
-
Divulgação-TV Globo Com isso, Sophia e Otaviano permaneceram juntos à frente do programa, dupla desfeita apenas no começo de 2018, quando Ota assumiu alguns programas na Rádio Globo.
-
Divulgação-TV Globo Depois, a bancada ficou por conta de Sophia, Fernanda Keulla, Vivian Amorim e Ana Clara. Além disso, alguns atores da Globo dividem a bancada com as meninas vez ou outra. Felipe Titto é repórter do programa e Carioca, Matheus Mazzafera e Maurício Meirelles fazem quadros humorísticos e de entrevistas no programa diário.
-
Divulgação-TV Globo No fim, Ana Clara ficou como repórter e Sophia e Joaquim Lopes - que estava de volta! - assumiram o comando do programa. Eles foram os responsáveis por encerrarem a atração, que estava há mais de 35 anos no ar.