-
A família de Bruce Willis está passando por um momento difícil desde que o ator foi diagnosticado com demência frontotemporal. O artista havia sido diagnosticado anteriormente com afasia, o que o fez adiantar a sua aposentadoria. Emma Heming Willis, esposa de Bruce, concedeu uma entrevista à Diane Sawyer, no dia 26 de agosto, e deu atualizações do estado de saúde do marido. Segundo ela, o ator está bem, mas o cérebro começou a falhar: Bruce está com uma saúde geral muito boa. É só o cérebro dele que está falhando. A linguagem está se perdendo e aprendemos a nos adaptar. Temos uma forma de nos comunicar com ele, que é diferente, única. Eu sei que ele reconhece. Quando estamos com ele, ele se ilumina. Ele segura nossas mãos. Nós o beijamos. Nós o abraçamos. Ele retribui, está participando. E isso é tudo que eu preciso. Não preciso que ele saiba que sou sua esposa ou a data do nosso casamento. Só quero sentir que temos uma conexão, e eu tenho, declarou. A seguir, saiba tudo o que aconteceu após o diagnóstico do ator.
1
-
Na mesma entrevista, Emma relembrou o momento em que percebeu mudanças no marido: Para alguém que é muito comunicativo e engajado, ele ficou um pouco mais quieto. Quando a família se reunia, ele parecia se desligar um pouco. Ele parecia um pouco distante, frio, não como o Bruce, que é muito afetuoso. Ir completamente no sentido oposto foi alarmante e assustador, disse, relembrando a sensação após ouvir o diagnóstico: Receber uma notícia dessas, sem nada, sem nada mesmo… Foi como um mergulho no vazio. Após a confirmação, Emma mudou algumas coisas e passou a isolar a família: Isolei toda a nossa família, e isso foi proposital. Foi um período muito difícil. Emma também revelou que o marido vive com cuidadores em outra casa, mas sempre toma café e janta ao lado dele, para manter a rotina da família: Eu sabia, antes de tudo, que Bruce desejaria isso para nossas filhas. Ele gostaria que elas estivessem em uma casa mais adequada às necessidades delas, não às dele, contou ela emocionada. Segundo Emma, essa foi uma das decisões mais difíceis de sua vida.
2
-
No dia 23 de julho, uma fonte afirmou ao The Express Tribune, que o artista está piorando e já não consegue mais andar, ler e falar. Além desta informação, uma outra fonte afirmou ao US Weekly que os sintomas da demência estão cada vez piores: Bruce tem dias bons e dias ruins, mas nos últimos dois meses, houve muito mais dias ruins do que bons. Essa experiência uniu ainda mais a família inteira. Ninguém sabe quanto tempo Bruce tem, então eles estão aproveitando cada momento que têm com ele. Bruce tem cuidados 24 horas por dia, mas pelo menos um membro da família está sempre com ele.
3
-
No dia 16 de fevereiro de 2023,
Emma Heming Willis exibiu um registro do marido na praia e escreveu um texto nas redes sociais para contar sobre o diagnóstico:
Nossa família queria começar expressando a mais profunda gratidão pela incrível manifestação de amor, apoio e histórias maravilhosas que todos recebemos desde que compartilhamos o diagnóstico original de Bruce. Nesse espírito, queríamos dar a você uma atualização sobre nosso amado marido, pai e amigo, pois agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está passando. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD). Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro..
4
-
Inclusive, Emma é bastante ativa nas redes sociais e, certa vez, ela surpreendeu os fãs do ator ao falar sobre as dificuldades que enfrenta ao buscar maior qualidade de vida para o artista. A empresária contou que assistiu um documentário chamado Little Empty Boxes, produzido por Max Lugavere, onde ele conta como sua mãe, Kathy, lida com a demência. No texto, a modelo de 44 anos de idade revelou: Obrigada por ser tão corajoso e vulnerável em compartilhar a jornada e destacar a importância da saúde do cérebro. Quando você vive no mundo da demência, sabe que as opções são escassas. Mas alguns não aceitam ficar deitados, e é assim que a mudança é feita. E eu testemunhei a beleza disso [ao assistir o filme].
5
-
Emma tem sido um dos principais pilares nos cuidados com Bruce, se dedicando a ele integralmente. Em suas redes sociais, ela desabafou falando que precisa lutar diariamente para preservar sua saúde mental: Sei que pode parecer que estou vivendo a melhor vida de todas, mas tenho que fazer um esforço consciente todos os dias para viver a melhor vida que consigo. Faço isso por mim mesma, por duas crianças e também por Bruce, que não gostaria que eu vivesse de nenhuma outra forma. Não quero ser mal interpretada, como se eu estivesse bem, porque eu não estou! Mas eu tenho que colocar o meu melhor pé para fora, para o meu bem e o bem da minha família. Porque quando não somos capazes de olharmos pra nós mesmos, não poderemos cuidar de mais ninguém.
6
-
Dedicada a fazer tudo o que pode para ajudar o marido,
Emma Heming Willis contou nas redes sociais que está aprendendo sobre o caso com a especialista Teepa Snow:
Sou grata por ter tido a oportunidade de trabalhar com Teepa Snow, que me ajudou a adicionar à minha caixa de ferramentas de tratamento de demência. Ela é uma líder amorosa, compassiva e habilidosa neste espaço que navega com pura empatia. Ela é um presente.
7
-
Em 2020, antes da aposentadoria, Bruce estava no set de Meia-noite no Switchgrass quando acabou tendo um episódio de confusão. No documentário The Randall Scandal, Alicia Haverland, que cuidava dos adereços do set, contou que Bruce se esqueceu de onde estava e pensou que ela fosse uma garçonete enquanto tentava encher seu copo de café para a cena: Fui servir o café novamente e, provavelmente estávamos fazendo a tomada número sete ou oito, ele pôs a mão no café, me olhou bem nos olhos e disse: Oh não, senhora, eu não não quero mais. Além disso, ela contou que tentou explicar tudo o que estava acontecendo, ele não entendeu, então ela se comoveu e decidiu fingir que era realmente uma garçonete para terminar a gravação.
Divulgação
8
-
Ainda em entrevista à Vogue, ela contou o quanto foi difícil lidar com a notícia: Eu sabia que algo estava errado há muito tempo. Começou com uma espécie de indiferença vaga, que a família atribuiu à perda auditiva gerada pelo trabalho em Hollywood. Mais tarde, essa falta de resposta aumentou e às vezes eu levava para o lado pessoal. Ele teve dois bebês com minha madrasta, Emma Heming, e pensei que ele havia perdido o interesse por mim. Embora a gente saiba que isso não é verdade, meu cérebro de adolescente se torturava com alguma matemática defeituosa: não sou bonita o suficiente para a minha mãe, não sou interessante o suficiente para o meu pai.
9
-
Recentemente, Tallulah, filha do ator com Demi Moore, concedeu uma entrevista para a revista Vogue para atualizar o estado de saúde do pai. Aos 29 anos de idade, ela conta que tenta aproveitar cada segundo ao lado do ator: Cada vez que vou à casa do meu pai, tiro toneladas de fotos – de tudo o que vejo, do estado das coisas [...] Tenho todas as mensagens de voz dele salvas em um disco rígido. Acho que estou tentando documentar, construir um registro do dia em que ele não estiver presente para me lembrar dele e de nós. A jovem ainda revelou que às vezes é difícil falar sobre o pai, uma vez que ele mudou muito desde o diagnóstico: Fico alternando entre o presente e o passado quando falo sobre Bruce: ele é, ele era, ele é, ele era. Isso porque tenho esperanças em meu pai que estou tão relutante em abandonar. Apesar das dificuldades, Tallulah conta que Bruce ainda se lembra dela: Ele ainda sabe quem eu sou e se ilumina quando entro na sala. Ele pode sempre saber quem eu sou, mais ou menos um dia ruim ocasional. Uma diferença entre DFT [demência frontotemporal] e demência de Alzeimer é que, pelo menos no início da doença, o primeiro é caracterizado por déficits de linguagem e motores, enquanto o último apresenta maior perda de memória.
10
-
Scout LaRue Willis, uma das filhas de Bruce com Demi Moore, fez um desabafo nas redes sociais compartilhando seus sentimentos:
- Sentindo-me emocionalmente cansada e meio sobrecarregada, mas também muito maravilhada com o amor que tantas pessoas têm pelo meu papai.
11
-
A família Willis, que atualmente mora em uma mansão na Califórnia, nos Estados Unidos, estaria gradualmente se desfazendo de imóveis do ator. Eles focaram as vendas em casas na ilha caribenha Turks e Caicos, no estado de Idaho e em Beverly Hills.
Divulgação
12
-
Uma fonte do Radar Online revelou que Demi Moore, ex-esposa do ator, também teria se unido a Emma para ajudar Bruce. Encontros semanais reunindo ex-colegas de elenco, filhas e pessoas do círculo de amizade do ator teriam sido planejados para que todos curtissem juntos, sessões de cinema dos filmes estrelados por ele: A família espera que reviver as várias experiências que ele teve com seus colegas de elenco mantenha a memória de Bruce o mais nítida e estimulada possível. Nesta fase, eles estão dispostos a tentar qualquer coisa para manter a memória de Bruce intacta pelo maior tempo possível. Além disso, também foi revelado que a ex-esposa de Willis decidiu passar a morar com Bruce e Emma para auxiliar nos cuidados: A Demi foi morar com eles e vai ficar lá até o fim. No começo [quando os diagnósticos não haviam sido revelados], ninguém entendeu porque ela havia mudado para a casa do ex com a nova esposa dele, mas agora tudo faz sentido.
Divulgação
13
-
Nesse período, Emma também chegou a usar as redes sociais para pedir que todos os paparazzi deem espaço e respeitem o momento pelo qual o ator vem passando, sem o bombardear com câmeras e flashes: Se você cuida de alguém com demência, sabe como pode ser difícil e estressante trazer alguém para o mundo e navegar com segurança, mesmo que seja apenas para tomar uma xícara de café. Eu sei que este é o seu trabalho, mas talvez apenas mantenha seu espaço. Por favor, não fique gritando com meu marido, perguntando como ele está, o que quer que seja.
14