-
Divulgação-TV Record Nesta terça-feira, dia 21, estreia nas telinhas da Record a novela Apocalipse, primeiro folhetim que contará a história do fim da humanidade. A trama terá três fases e a primeira se passará entre 1987 e 1989. Conheça os personagens dessa primeira etapa a seguir!
-
Divulgação-TV Record Manuela do Monte será Débora Koheg. De família judia ortodoxa, Débora sempre sonhou sair de casa e se libertar da religiosidade opressora imposta por sua família em Israel – estava prometida para Saulo Gudman. Desde adolescente já ficava fascinada com a vida "mundana" e sempre que podia aprontava com sua amiga Ariela. Diante da comunidade judaica é uma jovem pura e virtuosa, acima de qualquer suspeita, mas quando a família vira as costas, pinta e borda. Só não engana sua irmã Hanna, que sempre acoberta suas escapadas para poupar os pais de tanta vergonha. Convence o pai a deixá-la estudar nos EUA e lá respira sua almejada liberdade. Troca as roupas sem graça, de cores neutras e escuras, que trouxe de Jerusalém, por modelitos mais ousados. Dá uma de moderninha, mas no fundo é uma menina que está descobrindo o mundo. Se encanta por Adriano que lhe parece inacessível. Obstinada, consegue chamar sua atenção. Adriano a seduz completamente e ela, iludida, acredita em suas promessas de amor. Engravida e, orgulhosa, rompe com a família depois da atitude extrema do pai, que a expulsa de casa. A reação violenta de Adriano a deixará transtornada. Ferida de amor, força o casamento que é de fachada. Infeliz e traída por Adriano na noite de núpcias, jura se vingar do marido. É a mãe de Ricardo, que será o grande vilão da trama.
-
Divulgação-TV Record Felipe Cunha é Adriano Montana. Bonito charmoso, irresistível, rico, mulherengo e bon vivant. Estudante de economia, tem como melhor amigo Alan Gudman, com quem divide apartamento em Nova York. Instigado por Débora, acaba fazendo de tudo para conquistá-la - juras de amor e até promessa de conversão. A seduz completamente, mas reage com violência quando descobre que ela está grávida. Forçado a se casar, passa a tratar Débora com frieza. Vive um casamento de fachada, deixando claro para Débora que tem suas amantes.
-
Divulgação-TV Record Selma Egrei é Verônica Montana. Não aprova o envolvimento do filho com Débora e fica furiosa com a gravidez da moça. Oferece dinheiro para Débora abortar e sumir da vida deles. A moça nega e força o casamento. Na frente dos outros, Verônica trata Débora com carinho e falsidade. Na intimidade, faz da vida da moça um inferno.
-
Divulgação-TV Record Henri Pagnocelli é Gideon Koheg, pai de Débora e Hanna. Judeu ortodoxo, Gideon é dono de uma empresa de cosméticos – seus produtos são provenientes do Mar Morto. Durão e exigente, no fundo, é bondoso e tem o coração mole. É apaixonado pela esposa Tamar. Sempre demonstrou preferência por Débora, e nunca suspeitou de suas artimanhas. Ao descobrir a gravidez indesejada da filha, Gideon a expulsa de casa, mas se arrepende.
-
Divulgação-TV Record Jussara Freire é Tamar Koheg, mãe de Débora e Hanna. Judia ortodoxa, simpática, mandona, moralista, manipuladora, gosta que tudo seja feito à sua maneira. No entanto, toma o cuidado de não revelar sua faceta controladora. Trata a todos com cordialidade e consegue tudo o que quer com uma boa lábia, sempre tramando nos bastidores. Protege e acoberta a filha mais velha, Débora, mas não aprova sua gravidez, mais preocupada com a reputação da família do que qualquer coisa. Sente quando Débora é expulsa de casa e tenta se reconciliar com ela, mas em vão.
-
Divulgação-TV Record Brendha Haddad é Hanna Koheg. Judia ortodoxa, Hanna sempre agiu conforme os dogmas de sua religião. Sua revolta é ver que, apesar de fazer sempre tudo certinho, quem tem a preferência do pai é Débora. Se alista no exército de Israel e compartilha com a amiga Tiatira o segredo que tanto a atormenta: é apaixonada por Saulo, o noivo prometido a sua irmã. Luta contra esse sentimento e em nenhum momento deixa isso transparecer para o rapaz, que, como ela, também presta serviço militar - os dois são do mesmo regimento. Não gosta de ser oferecida como um prêmio de consolação para Saulo, mas tem esperança de conquistá-lo. Nasce entre os dois um amor delicado e suave.
-
Divulgação-TV Record Guilherme Hamacek é Saulo Gudman. Noivo prometido de Débora, mas irá se casar com Hanna. É um bom rapaz, frequenta a sinagoga e segue os dogmas da religião judaica. Tímido e generoso, mesmo tendo visto Débora poucas vezes, nutre uma certa paixão pela futura esposa. Fica extremamente decepcionado com o fim inesperado do compromisso. Não a julga e até a procura para conversar, querendo ouvir dela o que aconteceu, mas Débora já não está mais com a família. Envergonhado, Gideon, pai de Débora, se desculpa e oferece a mão de Hanna, a filha mais nova. Homem honrado, Saulo aceita a proposta mais para calar o falatório da comunidade contra a família da ex-noiva. Mesmo não gostando de Hanna como mulher, está disposto a amá-la. O amor acontece de forma tranquila, mas a falta de um primogênito abala o casamento - não ter filhos, para os judeus, é uma maldição.
-
Divulgação-TV Record Maurício Pitanga é Alan Gudman. Apesar de ser judeu, não segue os preceitos religiosos da Torá e nem frequenta sinagogas. Agnóstico, acredita que a religião criou o fim do mundo para apavorar o homem e mantê-lo na linha. Ama Susana, mas seu casamento entra em crise quando ela começa sua busca espiritual.
-
Divulgação-TV Record Phelipe Gomes é Uri Gudman. Cientista astrofísico ligado à Agência Espacial, Uri sente-se mais à vontade entre as estrelas do que em solo firme, na Terra. A timidez e uma certa atrapalhação inata, além de suas reflexões fora de lugar, lhe conferem um charme especial.
-
Divulgação-TV Record Carolina Oliveira é Susana Aisen. Apesar de ser uma jovem moderna, Susana é tímida e reservada. A amizade com Débora – sua colega de quarto na universidade americana - a ajuda ganhar mais autoconfiança. Mesmo assim, a judia brasileira de família laica mantém o jeito doce, elegante, discreto e tranquilo. A amizade com Alan se transforma em amor. Se casam e nasce Benjamin, um menino criado com muito afeto, apesar da vida corrida e cheia de compromissos do casal.
-
Divulgação-TV Record Gabriel Reif é Oswaldo Santero. Oswaldo foi um adolescente revoltado e problemático. Aos 18 anos já era pai de Tiago e integrava uma gangue de delinquentes. Cometeu pequenos delitos e atos de vandalismo até ser preso. O jovem rebelde, que parecia não ter mais jeito, começou a ler a Bíblia na prisão e se converteu. Abandonou os vícios, a bandidagem na carceragem, e tornou-se um exemplo de bom comportamento. Ao sair da prisão só quer reencontrar o filho. Sua transformação impactará a vida da mãe e da irmã Raquel, que também se convertem. Felipe é o único que se mostra cético e, mesmo longe, se nega a ter contato com o irmão, tornando a relação dos dois cada vez mais difícil. Firme em sua fé, Oswaldo resiste ao dinheiro fácil e consegue trabalho como motorista da família Aisen. Com seu jeito educado, prestativo e gentil conquista a confiança do Dr. Ruben e da Dra. Lia. Se casa com Letícia, o grande amor de sua vida.
-
Divulgação-TV Record Juliana Xavier é Letícia. Trabalha como recepcionista no hospital da família Aisen e depois passa a ser a gerente hospitalar. Doce e determinada, Letícia é a companheira inseparável de Oswaldo.
-
Divulgação-TV Record Joana Fomm é Teresa Santero. Criou os filhos sozinha com muita garra e perseverança - ficou viúva quando os filhos ainda eram crianças. Amorosa, compreensiva e companheira, é uma mulher admirável que sempre teve o coração grato e um sorriso no rosto, mesmo diante das piores provações. Já passou por todo tipo de dificuldade financeira e sofreu com a prisão do primogênito. Mesmo assim, nada abala a forma otimista com que encara a vida.
-
Divulgação-TV Record Cleiton Moraes é Guido Fontes. Delegado obstinado, estrategista, paciente, honesto e meticuloso. No início da carreira como policial, foi aprendiz de Luis Sardes e aprende muito com ele, ao investigar um serial killer, que aterroriza a todos com seus crimes recheados de significados ocultos.
-
Divulgação-TV Record Marcelo Argenta é Luis Sardes. Policial experiente, perfeccionista, sagaz e destemido, será responsável pela investigação dos crimes praticados na primeira fase da novela, e acaba falecendo. É correto e incorruptível no trabalho.