X

FOTOS

Publicada em 10/01/2020 às 16:06 | Atualizada em 10/01/2020 às 16:19

Supremo autoriza Netflix a exibir especial de Natal do Porta dos Fundos

O ministro Dias Toffoli derrubou a decisão do desembargador Benedicto Abicair, que pediu para que a plataforma de streaming tirasse o programa do ar

Da Redação

X

O especial de Natal do Porta dos Fundos continua dando o que falar. Intitulado A Primeira Tentação de Cristo, o programa não agradou alguns grupos cristãos por, entre outras coisas, retratar um Jesus Cristo homossexual. A polêmica foi tanta que o desembargador Benedicto Abicair, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, pediu até mesmo que a Netflix tirasse a atração do ar; a decisão, no entanto, foi derrubada pelo ministro Dias Toffoli na última quarta-feira, dia 8. 

De acordo com o jornal O Globo, Toffoli concedeu uma liminar autorizando a plataforma de streaming a continuar veiculando o especial normalmente. Em sua declaração oficial, ele disse que o programa não desrespeita a fé cristã e afirmou que seus valores são fortes o suficiente para não serem abalados por uma sátira. 

Não se descuida da relevância do respeito à fé cristã (assim como de todas as demais crenças religiosas ou a ausência dela). Não é de se supor, contudo, que uma sátira humorística tenha o condão de abalar valores da fé cristã, cuja existência retrocede a mais de dois mil anos, estando insculpida na crença da maioria dos cidadãos brasileiros. 

Ele disse, ainda, que o Supremo Tribunal Federal tem reforçado o exercício da liberdade de expressão. No recurso enviado pela Netflix ao STF, a emissora chamou a decisão de Abicair de censura judicial. Toffoli deu a decisão a favor do Porta dos Fundos porque, como presidente da Corte, está responsável por decisões urgentes no período de recesso. Quando o tribunal voltar às atividades normais em fevereiro, o ministro Gilmar Mendes será o encarregado por decidir se manterá a liminar concedida por Toffoli ou se irá revogá-la. 

Em seu Twitter, a Netflix se pronunciou sobre o caso, ao escrever:

Sobre o especial do Porta dos Fundos: apoio fortemente a expressão artística e vou lutar para defender esse importante princípio, que é o coração de grandes histórias.

A seguir, confira mais brasileiros que estão bombando na Netflix

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual filho de Kate Middleton e Príncipe William você acha mais fofo?

Obrigado! Seu voto foi enviado.