-
Divulgação-TV Globo Inaugurada no ano de 1950, a televisão brasileira tem várias histórias curiosas em seus bastidores, regras inusitadas, entre outros casos. Por exemplo, você já parou para se perguntar quem é a Terezinha, do famoso bordão repetido por Chacrinha? Se enganou quem pensava que se trata de uma amiga ou namorada do velho guerreiro. A tal Terezinha, na verdade, era uma substituição para a chamada de merchan do programa, a Água Sanitária Clarinha. Após o fim do contrato de patrocínio, Chacrinha ainda queria manter o bordão, então começou a falar Alô, alô, Terezinha, pois tinha uma sonoridade parecida com Clarinha. Inusitado, né? Aproveitando que no dia 11 de agosto é o Dia da Televisão, o ESTRELANDO reuniu algumas histórias de bastidores no Brasil. Olha só!
-
Divulgação Em 1950, Hebe Camargo foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira. Ela já era considerada uma das rainhas do rádio e chegou a ajudar com o transporte dos primeiros equipamentos da TV Tupi, que chegaram ao porto de Santos.
-
Divulgação-Record TV A Record TV é a emissora mais antiga da televisão brasileira ainda em atividade. Em seus anos de história, o canal guarda uma curiosidade sobre a cobertura de esportes. Segundo o jornal Estado de São Paulo, em 1965, enquanto as câmeras da emissora filmavam o estádio do Pacaembu, acabaram mostrando na transmissão um dirigente da Federação Paulista de Futebol com a amante. Após o flagra, o dirigente proibiu a transmissão ao vivo de jogos de futebol.
-
Divulgação Nos primórdios da televisão, tudo era ao vivo, inclusive os comerciais - e isso gerava algumas cenas inesperadas. Um dos casos mais famosos foi o da lavadora Tonelux, em que a apresentadora Neide Aparecida explicava que a máquina era silenciosa. Porém, ao ligar a lavadora, um forte barulho começa a atrapalhar toda a propaganda!
-
Divulgação A TV Manchete encerrou suas atividades em 1999, e hoje em dia, grande parte de seu acervo está no centro de documentação da TV Cultura. Porém, o diretor de documentação do canal, Teder Moras, contou em entrevista ao jornal O Globo, em 2013, que a pessoa que arrematou o material em um leilão não fez uma doação formal, como era de se esperar: - Lembro-me bem desse dia. Recebemos dezenas de sacos com fitas de todos os tipos: uma polegada, Betacam, cassete. O que se dizia era que quem arrematou o material não tinha interesse nos vídeos. Queria apenas as prateleiras onde eles estavam armazenados. Quando abrimos os sacos, levamos um susto e começamos a nos organizar para fazer a higienização e a catalogação. No mínimo inusitado, não é mesmo?
-
Divulgação-TV Globo Você já reparou que dificilmente nas novelas ou programas de TV se canta a música Parabéns para Você? Isso acontece porque reproduzir a canção custa bastante caro para as emissoras, já que os direitos da música famosa dos aniversários pertencem a Warner/Chappell Music. A execução na televisão gera uma multa com valor bastante exorbitante.
-
Divulgação-TV Globo A novela Duas Caras, exibida entre 2007 e 2008, quebrou um paradigma dentro das novelas das nove, na época ainda chamada como das oito, da Globo. Isso porque o último capítulo, que geralmente vai ao ar na sexta-feira para ser reprisada no sábado, na verdade foi exibida no sábado, sendo uma das únicas novelas do horário que não teve seu final reprisado.
-
Divulgação-TV Globo Se tem alguém que entende de emendar trabalhos, essa pessoa é Betty Faria. A atriz apareceu como destaque em dobradinha em duas novelas do horário nobre global que foram exibidas em sequência: O Salvador da Pátria e Tieta, ambas exibidas e produzidas em 1989. Ufa!
-
Divulgação Um dos primeiros realities brasileiros, o Casa dos Artistas, do SBT, contou com uma série de improvisos e atitudes excêntricas de Silvio Santos. No primeiro programa da primeira edição, em 2001, Silvio não fez nenhum alarde, trazendo uma estreia surpresa para o espectadores. Mas não só o público foi surpreendido, como os participantes, que descobriram como ia funcionar ali mesmo, ao vivo!
-
Divulgação-Record TV Por falar em realities, você sabia que A Fazenda já teve sua sede localizada em Itu, no interior de São Paulo, e atualmente, a casa se situa em Itapecerica da Serra? O mesmo local, inclusive, é usado para as gravações de Power Couple.