-
Divulgação-
SBT Antônio Augusto Moraes Liberato, conhecido como Gugu Liberato, nasceu em São Paulo no dia 10 de abril de 1959. Filho de portugueses, o apresentador fez sua estreia na TV aos 14 anos de idade, quando participou de uma gincana. Aos 19 anos de idade, ele trabalhou como assistente de produção do
SBT e, apesar de ter começado a cursar a universidade de odontologia, o amor pela televisão falou mais alto e ele voltou à emissora - onde passou grande parte de sua carreira e se consolidou como uma das maiores personalidades brasileiras. Gugu morreu no dia 21 de novembro de 2019 e, desde então, seu nome vem sendo envolvido em diversas
polêmicas familiares por conta de sua herança. Relembre, a seguir, a trajetória da carreira do saudoso apresentador.
-
Divulgação A primeira oportunidade de Gugu no SBT foi na versão paulista de Sessão Premiada, em 1981. Na casa dos 20 anos de idade, o apresentador já começou aí a encantar o público e conquistar seu espaço na TV.
-
Divulgação Mas foi apenas em 1982 que Gugu ganhou seu primeiro grande programa, o Viva a Noite. Primeiramente, a atração era dividida em blocos e apresentada por várias celebridades aos sábados, mas após algumas alterações, Liberato se consolidou como o rosto do programa. Foi nessa época em que Gugu se lançou como empresário, agenciando as carreiras dos grupos Dominó e Polegar.
-
Divulgação Em 1984, Gugu se aventurou na atuação no longa Padre Pedro e a Revolta das Crianças. O apresentador fez uma participação especial como Padre Sebastião na comédia.
-
Divulgação Ainda no cinema, Gugu começou uma parceria de sucesso com Os Trapalhões em 1987. Em Os Fantasmas Trapalhões, ele interpretou o Delegado Augusto, e em O Casamento dos Trapalhões e Os Trapalhões na Terra dos Monstros, fez uma participação interpretando a si mesmo. Já em 1997, interpretou a si mesmo novamente em O Noviço Rebelde. Ufa! Ele ainda deu vida ao professor Chopin Luis em Uma Escola Atrapalhada, de 1990.
-
Divulgação Apesar de Viva a Noite ter durado até 1992, entre 1988 e 1989 Gugu apresentou, também, Cidade Contra Cidade, um programa de competição entre pessoas de diferentes lugares do Brasil que passava aos domingos, no SBT.
-
Divulgação-SBT Nesse mesmo período, Gugu tomou a frente do Passa ou Repassa, um dos programas mais famosos da história do SBT. Quem lembra?
-
Divulgação-SBT Parceiros por trás das câmeras desde a estreia de Gugu na emissora, em Roletrando o apresentador dividiu o palco com Silvio Santos. O programa tinha moldes bem parecidos com o que conhecemos hoje em dia como Roda a Roda. A fórmula fez sucesso mesmo, hein?
-
Divulgação-SBT Já em 1989, Gugu assumiu o comando da TV Animal, que durou até 1992. A atração contava com reportagens sobre animais e quadros com a participação de famosos, e foi um sucesso tão grande que, após um breve término, voltou ao ar com a apresentação de Angélica e, mais tarde, de Eliana.
-
Divulgação-SBT De 1989 a 1991, Gugu apresentou mais uma gincana de sucesso, a Corrida Maluca. Inspirada em uma atração espanhola, a competição contava com diversas provas, que contabilizavam a quilometragem necessária para que os participantes pudessem viajar para seu destino dos sonhos.
-
Divulgação Em 1991, Gugu tomou a frente do programa de variedades Big Domingo, que durou apenas um ano.
-
Divulgação Já consolidado como uma das figurinhas carimbadas do domingo brasileiro, Gugu estreou, em 1992, o Programa de Vídeos, em que tentava rivalizar com as pegadinhas do Domingão do Faustão.
-
Divulgação-SBT À frente do Super Paradão, Gugu recebeu convidados musicais ilustres - como a dupla Sandy & Junior, quando ainda eram criancinhas. Nos domingos, Liberato ainda assumiu os programas Play Game e Nações Unidas, que duraram entre um e dois anos apenas.
-
Divulgação-SBT Apesar do sucesso aos domingos, Gugu não deixou os sábados à noite de lado. De 1991 a 1996, ele comandou o Sabadão Sertanejo. De 1997 a 2002, o programa mudou de nome e virou apenas Sabadão - mas continuou sendo apresentado por Liberato, que reunia os grandes sucessos da música em seu palco, e ainda arrasava nos looks temáticos.
-
Divulgação A geração que foi criança e adolescente na década de 1990 com certeza lembra de Gugu pelo Domingo Legal, né? O apresentador ficou à frente da atração de 1993 a 2009, e em seu palco realizou sonhos, trouxe várias gincanas divertidas e convidados nacionais e internacionais.
-
Divulgação Também aos domingos, Gugu comandou o Disco de Ouro a partir de 2002, e o programa seguia os mesmos moldes do Sabadão Sertanejo. A atração durou apenas um ano, e chegou ao fim devido a cortes na emissora.
-
Divulgação Apesar de ainda estar no SBT na época, Gugu também participou do longa Xuxa e os Duendes em 2001. No filme, ele viveu o personagem Rico. Quem lembra?
-
Divulgação-TV Record Após mais de 20 anos no SBT, em 2009 a parceria de Gugu com a emissora chegou ao fim, e ele passou a apresentar o Programa do Gugu na Record TV. A atração dominical que contava com reportagens, gincanas e muita música durou até 2013. Após dois anos fora do ar, o apresentador voltou às telinhas em Gugu, que era transmitido às terças, quartas e quintas à noite. A atração chegou ao fim em 2017.
-
Divulgação-TV Record A partir de 2018, o apresentador se jogou nos reality shows da Record TV e assumiu o comando da terceira e quarta temporadas do Power Couple Brasil. E não foi só isso...
-
Divulgação-TV Record ...no mesmo período, ele também comandou o Canta Comigo, reality musical da emissora. Esse, inclusive, foi seu último trabalho na TV.