Relembre personagens da dramaturgia que são diagnosticados com esquizofrenia
O Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia é celebrado no dia 24 de maio
24/Mai/2025
Da Redação

Dia 24 de maio é o Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia. Diversas novelas, séries e filmes já incluíram personagens que lidam com o transtorno mental crônica. Quer um exemplo? Um dos papéis mais famosos da carreira de Russel é quando ele viveu John Forbes Nash Jr. em Uma Mente Brilhante, filme que lhe rendeu um BAFTA e um Globo de Ouro de Melhor Ator, além de uma indicação na categoria ao Oscar. O longa-metragem biográfico de 2002 conta a vida do matemático, que era diagnosticado com esquizofrenia. A seguir, veja mais personagens diagnosticados com esquizofrenia!

A novela Caminho das Índias, da TV Globo, abordava a esquizofrenia através do personagem Tarso, interpretado por Bruno Gagliasso. Ele era um jovem sensível e talentoso para as artes.

O Senhor do Labirinto é um filme nacional lançado em 2010 retratando a vida de Arthur Bispo do Rosário, artista sergipano que passou parte da vida preso. No longa-metragem, quem o interpreta é Flávio Bauraqui.

Paulo Vilhena vivia Salvador na novela Império, da TV Globo,. O personagem era um artista esquizofrênico e chegou a ser internado por conta dos surtos e momentos de agressividade.

Sally Hawkins interpreta uma mulher que desenvolve esquizofrenia após passar por um forte trauma no filme Beleza Eterna. A produção estreou em 2019 e acompanha a jornada da protagonista em encontrar novas formas de lidar com a vida.

Mark Ruffalo interpreta gêmeos idênticos na minissérie I Know This Much is True, que estreou em 2020. A trama retrata dois irmãos, sendo que um deles esquizofrênico e toma medicação para controlar os sintomas, mas ainda sofre com episódios paranoicos.

Antônio Calloni também já fez um personagem com esquizofrenia. Em Além da Ilusão, da TV Globo, ele era Matias, personagem que teve o psicológico abalado após a morte da filha na trama.

Spider: Desafie a sua Mente é um filme de drama lançado em 2002 baseado no livro de Patrick McGrath. Na produção, Ralph Fiennes interpreta Dennis Spider Cleg, homem que recebe alta do hospital psiquiátrico após um longo período de internação e precisa lidar com a esquizofrenia enquanto também começa a despertar memórias da infância.

Lançado em 2009, O Solista é baseado no livro de mesmo nome e conta a vida de Nathaniel Ayers, um morador de rua diagnosticado com esquizofrenia que ama música clássica. O personagem é interpretado por Jamie Foxx.

Na novela Altro Astral, da TV Globo, Tiago Lacerda interpretava o personagem Marcos, que acaba internado em um hospital psiquiátrico após receber o diagnóstico de esquizofrenia.