X

NOTÍCIAS

Publicada em 21/12/2019 às 16:08 | Atualizada em 21/12/2019 às 16:40

J. K. Rowling, autora de Harry Potter, é criticada após comentários considerados transfóbicos!

A escritora defendeu uma pesquisadora que foi demitida por transfobia

Da Redação

Divulgação

J.K. Rowling se envolveu em mais uma polêmica! A autora de Harry Potter está sendo criticada nas redes sociais após fazer um comentário considerado transfóbico. Ela apoiou a pesquisadora Maya Forstater que, segundo a CNN, foi demitida após dizer que pessoas trans não podem trocar o sexo biológico delas e que existem apenas dois sexos, argumentos que vão contra o que o movimento LGBTQ+ defende. No Twitter, a escritora escreveu: 

Vista-se como quiser. Chame-se da maneira que gostar. Durma com consentimento com qualquer adulto que te quiser. Viva a melhor vida com paz e segurança. Mas forças mulheres a serem demitidas por afirmarem que sexo é real?

A fala dela causou muito polêmica e teve grande repercussão. Diversos fãs e personalidades responderam o comentário da autora, entre elas a modelo e atriz, Indya Moore, que é trans e replicou o que J.K. disse: 

Maya não disse que sexo era real. Ela disse que mulheres trans são homens e você está reafirmando ela. A existência de sexo não significa que mulheres trans não são mulheres e e homens trans não são homens. A determinação de sexo não é binária e pode ser determinada de muitos jeitos diferentes usando ciência! Mas novamente, se você necessita de ciência para respeitar e acreditar em homens e mulheres trans, você nunca respeitará pessoas trans. Nossas identidades não são opcionais e nos debater nos causa um prejuízo irreparável, escreveu a estrela da série Pose

Além da atriz, muitas outras pessoas criticaram o posicionamento da autora, como uma internauta que disse: 

Eu cresci como uma criança trans lendo os seus livros como um escape. Eu constantemente pegava os nomes dos personagens para mim, antes de eu me sentir confortável com quem eu era. Essa decisão, de apoiar pessoas que me odeiam e que querem me prejudicar. Ela me leva às lágrimas... Por que?

Já um seguidor da autora foi um pouco mais direto: 

Nunca pensei que eu diria isso, mas aqui vamos nós... F**a-se, J.K.

A seguir, confira tudo o que J.K. Rowling já disse sobre Harry Potter após o fim da saga:


Em passagem escrita por J. K. no site Wizarding World, os fãs conheceram um pouco mais sobre a família Dursley, que criou Harry quando seus pais morreram. Um dos detalhes que ela explora é a despedida de Harry e a tia, Petunia, no livro Harry Potter e as Relíquias da Morte que prefere não dizer nada a ele, além de dar um olhar considerado estranho. Por conta da mente pequena e dos preconceitos da personagem com o mundo mágico, ela não consegue deixar o ressentimento de lado ao perceber que vai ver os olhos da falecida irmã - os mesmos de Harry - pela última vez, mas ainda assim, Rowling queria dar a entender que algum sentimento estava enterrado no fundo de seu coração. Assim, ela agiu com consistência em relação aos outros livros da história. Petúnia, aliás, ficou tocada quando soube como a irmã morreu, pelas mãos de Voldemort, e apenas por isso decidiu aceitar cuidar do sobrinho. No entanto, ela fez questão de mostrar ao jovem Harry que se arrependia dessa decisão. Já o tio Válter, apesar de ter aceitado bem a ideia de Petúnia ter uma irmã que era bruxa, nunca lidou bem com o marido de Lily Potter, James, dizendo à ele que os bruxos deveriam viver de seguro-desemprego e que ele era um mágico amador. Além disso, sobre a família do protagonista, a autora chegou a revelar também que o avô de Harry Potter também se chamava Harry e que diversos outros parentes da família tinham esse nome!

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

O que você acha do casal Bruna Marquezine e Enzo Celulari?

Obrigado! Seu voto foi enviado.