X

NOTÍCIAS

Publicada em 02/04/2020 às 12:32 | Atualizada em 02/04/2020 às 12:32

Marcos Mion fala sobre luta pelos autistas e sua relação com o filho: - Isso é o que mais me motiva

No Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, o apresentador reafirma seu papel de dar voz aos autistas do Brasil

Da Redação

Divulgação

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quinta-feira, dia 2 de abril, é uma data criada pela ONU para conscientizar as pessoas sobre esse transtorno de desenvolvimento que atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Para lembrar a ocasião, o apresentador Marcos Mion falou com o jornal Extra sobre a causa que se tornou sua bandeira, entrou no dia a dia de outras famílias e se transformou em lei.

Em 2014, o apresentador tornou público o autismo do filho Romeo, hoje com 14 anos de idade. Segundo ele, esse tempo foi necessário para que ele estivesse preparado para falar com propriedade do assunto, e também para defender o filho do preconceito:

- [Eu] Sabia que representaria uma comunidade gigante e queria honrar o trabalho de conscientização que já foi feito antes de mim. E, claro, porque se trata de outra pessoa, meu filho, tínhamos que ter tudo seguro e preparado para ele não sofrer preconceito. O propósito da minha vida é ser voz para meu filho e para os mais de dois milhões de famílias autistas no Brasil. Isso é o que mais me motiva.

A luta de Mion pelos direitos e necessidades das pessoas portadoras de autismo vem rendendo bons resultados. No começo do ano, o Senado sancionou uma lei que determina a criação da carteira nacional de identificação do autista, garantindo os direitos que as pessoas nessa condição têm, nas áreas da saúde, educação e prioridade em atendimentos. A lei leva o nome de Romeo Mion.

Além disso, o apresentador mantém um grupo pró-autismo nas redes sociais, que já conta com 200 mil participantes, criando uma rede de apoio e de troca de informações e experiências, combatendo o preconceito e a desinformação sobre o assunto.

- O autismo não é uma deficiência visível. Não é óbvio que a pessoa seja. A solidariedade que estamos aprendendo a dar ainda mais valor nesses tempos de coronavírus já existe ali e gera muito conforto a milhares de famílias.

Veja abaixo os melhores momentos entre Marcos e Romeo!


Mion também dá lições de vida ao seguidores, como quando falou sobre o que sentiu após ter descoberto que o filho faz parte do espectro autista: As pessoas me perguntam: como foi quando você descobriu que seu filho faz parte do TEA? Perdeu o chão? Se desesperou? Duvidou de Deus? Respostas na sequência: Nunca. De forma alguma e só agradeci e me senti mais próximo de Deus. Romeo é meu anjo. Quantas pessoas tem o privilégio de poder conviver com um anjo enviado por Deus para espalhar o amor e a melhor compreensão entre os seres humanos? Sabe quantas? Dois milhões de famílias! Número de diagnósticos feitos no Brasil. Por isso mesmo afirmo com certeza que esse número é muito maior, pois o que mais ouço de famílias pelo Brasil é que eles não sabiam o que o filho tinha até ler sobre meu Romeo, ou seja, muita gente não sabe o que é o TEA, a falta de informação ainda é gigante. Portanto sempre falo duas coisas: se acostumem! O número de crianças dentro do TEA só aumenta! E não sintam medo, pois o diferente é uma benção! A criança autista necessita de amor, muito carinho, muita paciência e compreensão, então no momento que você passa a ter que ser assim 24 horas por dia, você vira um ser humano melhor! Você se esforça diariamente pra viver sob esses pretextos que se assemelham demais aos ensinamentos de Jesus Cristo. Agora dá pra começar a entender o porque da minha felicidade e orgulho! Romeo é um mestre! Ensina a mim e à minha família diariamente. E o mais lindo é que ele não tem ideia! É instinto! Se ele sente que não estou concentrado nele e não estou 100% com o peito e o coração abertos, ele diz: mas papai, você não tá feliz? Você não me ama? Porque pra ele amor é amor! É inteiro. E se você não entrega amor puro, ele estranha! Não reconhece. Não tem eu te amo, mas tô com coisa do trabalho na cabeça agora, filho... Não tem. Ele não identifica! Ele sente quando tem qualquer outra coisa junto da sintonia do amor e do carinho! Ou seja, você vira uma pessoa melhor! Porque você tem que fazer um exercício de estar amando com totalidade, até que isso vira algo comum! Por isso quando alguém vem me contar, na rua, que tem um filho autista, minha reação é: Opa! Que legal!! Parabéns!! Nem sempre é isso que a pessoa tá sentindo, mas uma das missões do Romeo é trazer o orgulho e a calma pras famílias abençoadas com o TEA!

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual famosa mais te surpreendeu ao ter seu nome envolvido na polêmica de Arthur Aguiar?

Obrigado! Seu voto foi enviado.