X

NOTÍCIAS

Publicada em 19/11/2021 às 01:00 | Atualizada em 18/11/2021 às 16:14

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello lançam álbum musical de Conserto Para Dois e revelam sensação de dividirem palco: Amamos trabalhar juntos

Em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO, o casal explicou a intensa dinâmica de interpretar 12 papéis e ainda entregou detalhes da relação

Letícia Giollo

Divulgação

O que acontece quando um grande amor se torna uma obsessão? Um bloqueio criativo. Uma viagem de 30 dias. Dois atores interpretando 12 personagens em uma só peça. Esta é a receita perfeita da comédia musical Conserto para Dois. Já deu para perceber que emoções não faltam, né? Depois de mais de um ano e meio estacionado por conta da pandemia da Covid-19, o navio Sinfonia dos Mares volta ao mar aberto para contar a história do famoso escritor de best-seller Angelo Rinaldi, interpretado por Jarbas Homem de Mello, com a diva de cinema e celebridade internacional Luna de Palma, vivida por Claudia Raia. A trama acontece no cruzeiro de luxo, onde Rinaldi embarca para a Antártida com a intenção de esquecer o fim de seu casamento. No entanto, ele não imaginava que daria de cara com a ex, Luna. Em entrevista exclusiva ao ESTRELANDO, Claudia e Jarbas explicaram a intensa dinâmica de viverem múltiplos papéis em apenas algumas horas de peça, deram detalhes do lançamento do álbum baseado no repertório da obra, que está disponível nas plataformas digitais com canções originais, e a atriz ainda entregou que o marido a dirigiu no espetáculo. Bora conferir?

Como surgiu a ideia de estrelarem o Conserto Para Dois?

JARBAS: Queríamos um texto de comédia inédito, em que a gente interpretasse todos os personagens. Uma espécie de O Mistério de Irma Vap. Convidamos a Anna Toledo para escrever o texto e ela topou. Tonny Luchesi e Tiago Gimenes ficaram responsáveis pela parte musical junto com ela. Até o roteiro estar pronto, redondo, foram dois anos de trabalho.

CLAUDIA: Sim, na verdade, ele é um espetáculo que nós encomendamos da Anna, uma roteirista de teatro musical muito talentosa. Além disso, tínhamos trabalhado juntas em O Beijo da Mulher Aranha.

Em apenas algumas horas de peça, vocês vivem 12 papéis com características completamente diferentes. Como funciona a dinâmica? Tem  algum personagem favorito?

CLAUDIA: A dinâmica é uma loucura só [risos]. Fazemos trocas de roupas que não chegam a dez segundos. É tudo muito rápido. É muito difícil escolher um preferido porque cada um tem sua particularidade. Nestor acho que faz sucesso pelo jeito como ele fala. Ele é um personagem muito divertido. Lena de Palma também é maravilhosa. Uma drag exuberante!

JARBAS: No meu caso, acho que a Dona Socorro é uma personagem muito interessante. Eu fico irreconhecível por causa das roupas. Minha mãe foi assistir ao espetáculo e não me reconheceu [risos].

Além de colegas de profissão, vocês são um casal na vida real e, assim como os personagens, ficam juntinhos do início ao fim da peça. Como é dividir o palco com a cara metade? 

CLAUDIA: É uma delícia! Amamos trabalhar juntos. E desta vez ainda tem mais uma novidade: o Jarbas está me dirigindo. No começo, fiquei até com um pouco de receio porque ele me conhece muito bem. Mas isso se provou infundado. Jarbas é um excelente diretor e é muito bom tê-lo no comando da peça.

JARBAS: Trabalhar com a Claudia é sempre maravilhoso. Ela tem uma carreira vasta, é aplicada, sempre traz ideias, colabora, mas também gosta de ser dirigida, sabe ouvir. Tenho também ao meu lado a Kátia Barros, que atua como co-diretora, além de coreógrafa. Ela é fundamental.

E tem novidades, o público vai poder ouvir as canções do espetáculo em casa, não é mesmo? Vocês prepararam algo bastante incomum no teatro musical nacional: o lançamento das canções nas plataformas digitais. De onde veio este desejo?

CLAUDIA: Lá fora, na Broadway, isso é muito comum. Esse é um espetáculo 100% nacional e acho que as músicas pegam as pessoas. No final, muitas vão embora cantarolando. Então, pensamos na possibilidade de gravar isso e disponibilizar como um CD nas plataformas digitais. O lançamento será nesta sexta-feira, dia 19. 

JARBAS: Acho que é mais uma maneira de levar o espetáculo para as pessoas. Elas podem ouvir as músicas depois, ficar com essa história por mais tempo. Ou até mesmo começarem a conhecer a história de Conserto para Dois pelas músicas e depois conferir a história no teatro.

Esta é a primeira temporada presencial depois de quase dois anos afastados. Qual é a sensação de estarem de volta aos palcos após tanto tempo afastados por conta da pandemia da Covid-19?

CLAUDIA: É extremamente emocionante. Percebo o público também muito animado de estar de volta. Eles chegam cedo para conseguirem se acomodar com calma. Confesso que dava uma insegurança por não termos ideia de como seria essa retomada, se as pessoas se sentiriam confortáveis ou com vontade de voltar ao teatro. Mas o que estamos vendo é um público que estava com saudade dessa troca e que está amando voltar às atividades presenciais.

JARBAS: Para nós, é muito especial. Confesso que sofremos um pouco para lembrar as coreografias na hora de voltar aos ensaios [risos]. Em algumas vezes, no ensaio, entrávamos em cena vestidos como um personagem, mas falando como outro. Porque é uma loucura as trocas. Cada personagem tem um jeito de falar, tem uma partitura corporal específica. Mas isso faz parte, afinal, estávamos há um ano e meio distantes desses personagens todos. Ainda bem que na hora do valendo, está dando tudo certo!

Muito além do teatro, o casal vem arrasando na web em diversos vídeos de danças, looks, rotina de treino. Qual é a relação de vocês com as redes sociais?

CLAUDIA: Eu tenho uma relação muito próxima. Gosto de brincar naquele ambiente. Acho que tem que ser divertido. E aproveito também para falar sobre temas e questões que acho importantes. Afinal, ali também é um canal de diálogo, de comunicação com o público.

JARBAS: Eu penso o mesmo. É um canal de aproximação com o público, um ambiente em que a gente pode se divertir, trocar sobre coisas sérias também. Há tantas possibilidades!

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Você gostou da troca dos horários dos programas Mais Você com o Encontro?

Obrigado! Seu voto foi enviado.