Maurício de Sousa entrevista criador de Garfield na CCXP 21: Escrever as tirinhas é o que me faz sair da cama toda manhã
16/Dez/
Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão de volta! Ao longo de mais de 60 anos de Turma da Mônica, Maurício de Sousa influenciou diversas pessoas a se apaixonarem pela leitura. Pensando nisso, o painel da MSP na CCXP21, que rolou neste domingo, dia 5, trouxe uma entrevista para lá de exclusiva do autor com outro grande influenciador: o cartunista norte-americano Jim Davis - criador de Garfield.
Logo de cara, Davis explicou como funcionou o processo de criação das tirinhas de um dos gatos mais famosos dos quadrinhos durante a pandemia da Covid-19:
- Trabalho com uma equipe que está, pelo menos, 30 anos comigo, a maioria deles, acredite se quiser. Agora estamos fazendo o Garfield digitalmente. Eu trabalho pela internet com os artistas da Flórida, Virginia e Ohio. Eu estou em Indiana, nos Estados Unidos. Temos um sistema que funciona muito bem. Eu faço todos os roteiros, as correções, os esboços. Tenho um assistente que faz os rascunhos dos desenhos para depois fazer a finalização que chamamos de linhas azuis. Eu aprovo cada um desses passos ao longo do caminho, depois assino e dato as tirinhas que vão para a colorização. Em seguida, elas são enviadas para o sindicato e eles enviam para todos os jornais inscritos. O legal de tudo isso é que sempre trabalhei com as mesmas pessoas, começou.
- Escrever as tirinhas do Garfield é o que me faz sair da cama toda manhã. Esta é a parte mais divertida do processo para mim. O que é curioso, porque o Garfield tem mais de 40 anos. Os leitores mudaram, o mundo mudou, minha escrita amadureceu. Então é importante que ele continue crescendo e mudando e que adaptemos o humor dele para cada época. Dito isso, eu não costumo fazer comentários políticos ou sociais, no entanto, os pequenos insights de Garfield refletem o sentimento do dia, principalmente durante a pandemia, é muito importante, finalizou.
Assim como Maurício se inspirou no próprio cachorro para criar o Bidu, o pai da Mônica perguntou se Jim já teve um gato chamado Garfield.
- Nunca tive! Garfield era o nome do meu avô: James Garfield Davis. Ele era um homem grande e meio rabugento, mas seus olhos denunciavam que ele tinha um coração mole e era um cara muito legal, revelou.
O criador da turminha do bairro do Limoeiro finalizou entregando o que vê no futuro dos desenhos. Haverá jornais?
- Espero que sim, mas se não houver, sempre vai haver uma superfície para o artista usar um martelinho, um cinzel, um carvão, qualquer coisa assim, para ele fazer alguma coisa, dizer alguma coisa com arte, disse Sousa.
-
Neymar Jr. mostra álbum das férias com Bruna Biancardi
-
Caça aos presentes, decoração com azevinho e muito mais... Veja as tradições de Natal do...
-
Zenilda diz a Ferette que sente orgulho do marido. Confira o que vai rolar nesta terça-feira...
-
Confira os melhores momentos de Murilo Huff com o filho, Léo
-
Amigos se tornando rivais, quatro expulsões, infiltrados... Relembre as reviravoltas de A Fa...
-
Ellen e Sofia se emocionam com o reencontro. Saiba o que vai acontecer em Dona de Mim nesta terça-feira
-
O clima esquentou! Relembre casais que protagonizaram movimentos no edredom em A Fazenda
-
Zenilda diz a Ferette que sente orgulho do marido. Confira o que vai rolar nesta terça-feira em Três Graças
-
Zeynep vai até a casa de Gonul e é surpreendida com a chegada de Melek. Veja o que vai rolar em Mãe nesta terça-feira
-
Confira os melhores momentos de Murilo Huff com o filho, Léo
