Maurício de Sousa entrevista criador de Garfield na CCXP 21: Escrever as tirinhas é o que me faz sair da cama toda manhã
11/Mai/
Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão estão de volta! Ao longo de mais de 60 anos de Turma da Mônica, Maurício de Sousa influenciou diversas pessoas a se apaixonarem pela leitura. Pensando nisso, o painel da MSP na CCXP21, que rolou neste domingo, dia 5, trouxe uma entrevista para lá de exclusiva do autor com outro grande influenciador: o cartunista norte-americano Jim Davis - criador de Garfield.
Logo de cara, Davis explicou como funcionou o processo de criação das tirinhas de um dos gatos mais famosos dos quadrinhos durante a pandemia da Covid-19:
- Trabalho com uma equipe que está, pelo menos, 30 anos comigo, a maioria deles, acredite se quiser. Agora estamos fazendo o Garfield digitalmente. Eu trabalho pela internet com os artistas da Flórida, Virginia e Ohio. Eu estou em Indiana, nos Estados Unidos. Temos um sistema que funciona muito bem. Eu faço todos os roteiros, as correções, os esboços. Tenho um assistente que faz os rascunhos dos desenhos para depois fazer a finalização que chamamos de linhas azuis. Eu aprovo cada um desses passos ao longo do caminho, depois assino e dato as tirinhas que vão para a colorização. Em seguida, elas são enviadas para o sindicato e eles enviam para todos os jornais inscritos. O legal de tudo isso é que sempre trabalhei com as mesmas pessoas, começou.
- Escrever as tirinhas do Garfield é o que me faz sair da cama toda manhã. Esta é a parte mais divertida do processo para mim. O que é curioso, porque o Garfield tem mais de 40 anos. Os leitores mudaram, o mundo mudou, minha escrita amadureceu. Então é importante que ele continue crescendo e mudando e que adaptemos o humor dele para cada época. Dito isso, eu não costumo fazer comentários políticos ou sociais, no entanto, os pequenos insights de Garfield refletem o sentimento do dia, principalmente durante a pandemia, é muito importante, finalizou.
Assim como Maurício se inspirou no próprio cachorro para criar o Bidu, o pai da Mônica perguntou se Jim já teve um gato chamado Garfield.
- Nunca tive! Garfield era o nome do meu avô: James Garfield Davis. Ele era um homem grande e meio rabugento, mas seus olhos denunciavam que ele tinha um coração mole e era um cara muito legal, revelou.
O criador da turminha do bairro do Limoeiro finalizou entregando o que vê no futuro dos desenhos. Haverá jornais?
- Espero que sim, mas se não houver, sempre vai haver uma superfície para o artista usar um martelinho, um cinzel, um carvão, qualquer coisa assim, para ele fazer alguma coisa, dizer alguma coisa com arte, disse Sousa.
-
Barry Keoghan, Shawn Mendes... Conheça os amores de Sabrina Carpenter
-
Gisele Bündchen abre álbum de Dia das Mães ao lado dos filhos; e mostra vislumbres do caç...
-
Série de Harry Potter é oficialmente renovada para a segunda temporada
-
Compartilharam a jornada! Relembre celebridades que mostraram o processo de emagrecimento
-
Após perda gestacional, Tati Machado faz reflexão no Dia das Mães: Uma mãe nunca deixa de...
-
Maíra Cardi suspeita de rompimento do silicone após parar de amamentar a filha
-
Ingrid Guimarães comenta sobre carreira e lamenta os estereótipos associados às mulheres no humor
-
Bruna Biancardi mostra bastidores de Dia das Mães no jogo do Santos e ganha mensagem de Neymar Jr.
-
Circo do Tirullipa sofre incêndio de grandes proporções em Natal: Não é o fim da nossa história
-
Margareth Serrão mostra presentes que ganhou de Vini Jr. no Dia das Mães: Meu genro
