-
Nascido em 14 de novembro de 1956, Almir Sater viveu Trindade na versão original de Pantanal exibida em 1990 na extinta Rede Manchete, na época, escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Jayme Monjardim. A história de Juma Marruá fez tanto sucesso, que a TV Globo decidiu fazer um remake da trama, que conquistou muitos espectadores em 2022. Após tanto sucesso, que tal relembrar os atores da antiga versão? A seguir, confira o antes e o depois do elenco de Pantanal!
Montagem - Divulgação -TV Globo
1
-
Cristiana Oliveira ficou famosa na época por ser
a protagonista da novela, Juma. Desde então, ela já fez diversos trabalhos, sendo que sua última novela foi
Topíssima, da
Record.
Montagem - Divulgação - TV Globo
2
-
Cássia Kis também integrou o elenco da novela, apesar de ter feito poucos episódios. A atriz era Maria Marruá, a mãe da jovem Juma, interpretada por Cristiana Oliveira em sua fase adulta, que morre assassinada por encomenda. Dois anos antes, Cássia vivia um de seus principais papéis: a assassina de Odete Roitman em Vale Tudo, exibida em 1988 pela Globo. A atriz ainda esteve no elenco de Nada Será Como Antes, A Regra do Jogo, Os Dias Eram Assim e Ilha de Ferro. Seu trabalho mais recente é Travessia, nova novela da TV Globo.
Montagem - Divulgação - TV Globo
3
-
Carolina Ferraz começou na televisão como apresentadora, mas foi em
Pantanal que iniciou a carreira de atriz. Na época, Carol tinha apenas 21 anos de idade e interpretava Irma em sua fase jovem. O último trabalho dela como atriz foi na pele de Penélope em
Haja Coração, exibida em 2016 na
Globo. Ela também lançou um livro de culinária, teve sua segunda filha em junho de 2015, e durante algum tempo contou com o programa
Receitas da Carolina, no
GNT. Agora, ela faz parte do time da
Record.
4
-
O cantor Sérgio Reis também mostrou que sabia atuar em Pantanal. Ele era Tibério, um dos amigos de José Lorêncio. Seu último trabalho nas telinhas foi na novela Bicho do Mato, transmitida em 2006 pela Record.
Montagem-Divulgação
5
-
Na trama, Jussara Freire era Filó, a empregada humilde de José Leôncio, que acabou se envolvendo com ele ao longo da história. Em 2005, a atriz fechou contrato com a Record e atuou em Vidas Opostas, Pecado Mortal e Escrava Mãe, além de Apocalipse. Em 2019, porém, ela retornou para a Globo e trabalhou em A Dona do Pedaço.
Montagem-Divulgação-TV Record
6
-
Elaine Cristina era a intérprete de Irma em sua fase amadurecida. Antes de Pantanal, a atriz já havia feito várias novelas renomadas na extinta TV Tupi, como as primeiras versões de A Viagem e O Profeta. Seis anos após a trama de Benedito Ruy Barbosa, Elaine assinou contrato com o SBT e seu último papel foi Helena, dona da loja de brinquedos da novela Chiquititas, em 2013.
Montagem-Divulgação
7
-
Alcides era um dos jovens moradores da região do Pantanal. O responsável pelo belo sorriso na montagem acima era Ângelo Antônio, que na época tinha apenas 26 anos de idade. A novela foi o primeiro trabalho do ator, que passou a fazer parte da Globo em 1995, tendo feito grandes trabalhos como em Alma Gêmea, Páginas da Vida e Duas Caras. Recentemente, ele esteve em Malhação: Viva a Diferença, Espelho da Vida, Hebe e na série Segunda Chamada.
Montagem-Divulgação-TV Globo
8
-
Marcos Winter foi Joventino Neto, um dos filhos de José Leôncio. Seu personagem acaba se apaixonando por Juma e faz de tudo para conquistá-la, mesmo ela sendo bastante brava. Pantanal também foi uma das novelas mais marcantes do ator, que tinha apenas 24 anos de idade na época e fez várias outras depois, como Irmãos Coragem e Corpo Dourado. Marcos também esteve em A Terra Prometida e Jesus, ambas da Record.
Montagem-Divulgação-TV Globo
9
-
Cláudio Marzo era o intérprete de José Leôncio, um fazendeiro de gados da região do Pantanal. Ele também deu vida ao Véio do Rio, um curandeiro de pessoas que eram picadas por cobras! Seu último trabalho foi na série da Globo, Guerra e Paz, na qual fez uma participação especial em 2008. O ator faleceu em março de 2015 aos 74 anos de idade.
Montagem-Divulgação-TV Globo
10
-
Marcos Palmeira era Tadeu Leôncio, outro filho de José Leôncio. Assim como Cássia Kis, o ator já havia integrado o elenco de Vale Tudo antes de Pantanal. Na época da novela, Marcos tinha apenas 26 anos de idade, mas cresceu na carreira e fez vários outros trabalhos de sucesso, como Irmãos Coragem, Porto dos Milagres e Belíssima, todas novelas da Globo. Em 2014 ele esteve nas telinhas como o Delegado Pedroso no remake de O Rebu, e em 2016 como Cícero em Velho Chico. Recentemente, o ator fez parte de A Dona do Pedaço e também da série A Divisão.
Montagem-Divulgação-TV Globo
11
-
Ângela Leal dava vida à Maria Bruaca em Pantanal, uma jovem maltratada pelo marido que acaba dando a volta por cima após arrumar um amante! Na vida real, a atriz, que atualmente tem 69 anos, é mãe de Leandra Leal. Ângela é uma das atrizes mais respeitadas da Record, tendo feito a própria Dona Xepa na novela homônima da emissora, em 2013. Em 2017, ela voltou à Globo em Novo Mundo e fez alguma aparições na série Sob Pressão.
Montagem-Divulgação-TV Record
12
-
Tânia Alves era a empregada Filó jovem. A atriz fez outros trabalhos conhecidos após Pantanal, como Pedra Sobre Pedra e O Clone, ambas da Globo. Seu mais recente trabalho nas telinhas foi na trama Laços de Sangue, exibida em 2011 pela emissora. Em 2017, Tânia foi uma das participantes do Dancing Brasil, na Record.
Montagem-Divulgação-TV Globo
13
-
Até Marcos Caruso integrou o time de atores da novela Pantanal. O ator deu vida ao inocente Tião, que era humilhado pelos mais fortes. Marcos já fez bons papeis na televisão, como em Mulheres Apaixonadas, Páginas da Vida e Avenida Brasil, todas da Globo. Ele ainda continua na ativa, sendo que recentemente interpretou o personagem Feliciano em A Regra do Jogo. Recentemente, ele fez Escolinha do Professor Raimundo, como Seu Peru, e esteve em O Sétimo Guardião.
Montagem-Divulgação-TV Globo
14