-
O começo do ano de 2026 já está sendo marcado por despedidas que comoveram o público e deixaram lacunas no mundo do entretenimento, da cultura e do esporte. Fred Smith, baixista da banda de rock Television, morreu aos 77 anos de idade, no dia 5 de fevereiro, no entanto, a notícia só foi revelada no dia 6 de fevereiro quando a banda prestou uma homenagem ao músico através do Instagram. A causa da morte não foi divulgada, só foi informado pelos ex-colegas de banda que Fred enfrentava problemas de saúde há anos. No texto, os integrantes do grupo lamentaram a perda do amigo: O lendário baixista do Television, Tom Verlaine e muitos outros, Fred Smith, não foi apenas meu companheiro de banda por 46 anos, ele foi meu verdadeiro amigo. Era um ótimo parceiro de viagem e exatamente o cara que você queria por perto quando a vida na estrada ficava cansativa. Seu senso de humor, assim como sua voz musical, era seco, sutil, direto, hilário e sempre deixava um gostinho de quero mais. Ontem, ele partiu deste mundo, deixando muitos que o amavam querendo muito mais… dele. Nos conhecemos em 1980 tocando, com Jay Dee Daugherty na bateria, na The Eve Moon Band, e logo depois, nós três éramos a versão nova-iorquina de Holly and The Italians com Holly Beth Vincent. Em 1981, quando Tom Verlaine estava se preparando para a turnê de seu disco Dreamtime, no qual Fred e Jay tocaram, eles me recomendaram como segundo guitarrista, o que levou a uma longa e rica amizade, tanto musical quanto pessoal. Se você é fã de linhas de baixo melódicas e contraponto, poderia aprender muito com o que Fred criava com tanta facilidade. Ele era um talento nato, nunca extravagante, sempre essencial, sempre servindo à música de maneiras que só os maiores músicos conseguem… Ele lutou bravamente contra a doença nos últimos anos, sempre ansioso por novos projetos… Tínhamos grandes planos de tocar as músicas do Tom ao vivo este ano… mas não era para ser. Felizmente, pudemos nos despedir, e te amo foram nossas últimas palavras um para o outro. Sentirei muita falta dele, mais do que qualquer um pode imaginar. Vale ressaltar que o baixista vivia em Nova York com a mulher Paula Cereghino. Desde 1999, o casal atuava na fabricação de vinhos artesanais. A seguir, veja outras celebridades que nos deixaram em 2026:
1
-
Morreu, aos 95 anos de idade, o ator Charles C. Stevenson Jr., que interpretou o barman Smitty na série Will & Grace. O artista morreu no dia 19 de janeiro, mas a notícia só foi revelada por seu filho no dia 5 de fevereiro, durante entrevista à Variety. De acordo com ele, o ator morreu de causas naturais em Camarillo, Califórnia.
Divulgação
2
-
O dublador brasileiro Ricardo Schnetzer morreu aos 72 anos de idade no dia 4 de fevereiro. Dono de um currículo extenso, o artista emprestou a voz para grandes estrelas como Al Pacino, Richard Gere, Tom Cruise e Nicolas Cage, além de também ter realizado a dublagem de personagens de animação que marcaram toda uma geração, como o Capitão Planeta e o Hank de Caverna do Dragão. Também ator e dublador, Victor Vaz fez uma publicação nas redes sociais se despedindo do tio: Obrigado por me acompanhar nessa jornada desde a minha adolescência. O senhor me ensinou o valor da palavra ÉTICA e a defendê-la com unhas e dentes. Nunca teve vergonha de falar o que pensava, não importava se as pessoas iriam gostar do senhor ou não. O importante era estar sendo verdadeiro. Convivemos morando juntos por cinco anos, e eu sei que não foi fácil. Afinal, eu invadi o seu espaço, e mesmo assim o senhor humildemente me acolheu. Brigávamos muito, né, tio? Dois teimosos… mas o amor e o respeito sempre falavam mais alto, e no dia seguinte pedíamos desculpas, começou ele escrevendo. Em seguida, completou: Fico feliz por ter tido a oportunidade de te mostrar como a vida pode ser mais leve através do humor. Eu sei que, às vezes, eu enchia o saco, mas era só pra te ver feliz. O senhor me ajudou nos meus estudos para me tornar dublador, e se hoje estou seguindo esse caminho é por sua causa, por ter acreditado em mim quando nem eu mesmo acreditava. Se deixar, o senhor sabe que esse texto não acaba… mas fico feliz por ter conseguido te mostrar esse vídeo antes de o senhor iniciar sua nova jornada. Te amo. Do seu sobrinho e filho de criação, Victor Vaz. Descanse em paz, garoto bom! Ricardo havia sido diagnosticado com ELA [Esclerose Lateral Amiotrófica], que é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso e acarreta paralisia motora irreversível. Em janeiro, a família divulgou uma vaquinha nas redes sociais pedindo apoio arcar com tratamentos, cuidados e adaptações essenciais.
Divulgação
3
-
Morreu na tarde do dia 19 de janeiro, aos 93 anos de idade, o fundador da grife italiana Valentino, Valentino Garavani. De acordo com a equipe, ele morreu em sua casa, localizada em Roma, ao lado dos seus familiares. O funeral será na Basílica Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, na Piazza della Repubblica 8, em Roma. Vale lembrar que Valentino estava aposentado desde 2007.
Divulgação
4
-
A atriz Titina Medeiros morreu no dia 11 de janeiro, aos 48 anos de idade. A atriz estava lutando contra um câncer no pâncreas, que até então não tinha sido divulgado. Titina começou sua carreira no teatro, e ficou conhecida logo na sua primeira novela, a famosa Cheias de Charme, onde vivia a personagem Estela. Após a perda, o marido de Titina, César Ferrario, contou o motivo da esposa não ter falado sobre o diagnóstico com os fãs e seguidores.
Divulgação
5
-
Manoel Carlos morreu no dia 10 de janeiro, aos 92 anos de idade. O autor ficou famoso por produzir novelas que fizeram sucesso e são muito importantes para a teledramaturgia brasileira, ficando conhecido por suas personagens Helenas que se aproximam do imaginário da mulher brasileira. Maneco, como era conhecido, estava enfrentando complicações da doença de Parkinson.
Divulgação-TV Globo
6
-
Pioneira da moda e atriz, Vera Barreto Leite Valdez, morreu no dia 14 de janeiro aos 89 anos de idade. A notícia foi dada pelos perfis do Teatro Oficina e de sua filha Mariana de Moraes, através do Instagram, que lamentaram a perda da primeira Top Model brasileira. A causa da morte não foi revelada.
7
-
Morreu no dia 12 de janeiro o co-fundador da banda de rock inglesa Black Midi, Matt Kwasniewski-Kelvin, aos 26 anos de idade. Segundo a família do músico, sua morte foi causada por consequência da sua longa batalha contra problemas de saúde. Matt formou a Black Midi em 2017 junto com os seus colegas Cameron Picton, Geordie Greep e Morgan Simpson, que se conheceram na escola de artes cênicas BRIT School. O guitarrista saiu da banda em 2021, três anos antes da banda se separar definitivamente.
Divulgação
8
-
Jayne Trcka nos deixou no dia 5 de janeiro, aos 62 anos de idade. A atriz foi encontrada morta em sua casa, em San Diego, nos Estados Unidos. Seu papel mais famoso foi no filme
Todo Mundo em Pânico, onde interpretou Miss Mann, mas Jayne também era fisiculturista. A causa da morte continua sendo investigada pelas autoridades, que contaram ao
TMZ que uma amiga da atriz a encontrou já sem vida na sua casa após tentar contato com ela durante dias e não obter resposta.
Divulgação
9
-
A filha do ator Tommy Lee Jones foi encontrada sem vida no hotel Fairmount San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, na madrugada do dia 1º de janeiro. Victoria Jones, de 34 anos de idade, também seguiu carreira de atriz, fazendo alguns filmes como
Homens de Preto 2, que você vê na foto acima, e
Três Enterros. A causa de sua morte ainda não foi divulgada, sendo investigada pelas autoridades dos Estados Unidos.
Divulgação
10