-
Divulgação-TV Globo Um beijo do gordo! Não tem como negar: Jô Soares, nascido no dia 16 de janeiro de 1938 e que nos deixou no dia 5 de agosto de 2022, foi um dos maiores nomes do entretenimento brasileiro. Além de apresentador, ele era escritor, ator, músico, pintor, produtor teatral e comediante. Após 16 anos de Programa do Jô na Globo, em dezembro de 2016 foi exibido o último programa do talk show que marcou a história da televisão. Desde a década de 70, Jô participava de programas de auditório que receberam uma pitada de humor. Ele passou por atrações como Faça Humor, Não Faça Guerra, Satiricom, Planeta dos Homens e Viva o Gordo. Depois, em 2000, passou a se dedicar inteiramente ao Programa do Jô. E no dia 28 de julho estreia no Globoplay a produção documental com quatro episódios que recria o cenário do Programa do Jô e ouve famosos, como Fernanda Montenegro e Fabio Porchat, e pessoas que trabalharam na casa dele para falar sobre o astro. Veja, a seguir, curiosidades sobre a carreira do apresentador que deixou saudades.
-
Divulgação-TV Globo Depois de deixar a bancada do Programa do Jô, seus projetos não terminaram. Sua autobiografia O livro de Jô: Uma Autobiografia Desautorizada foi lançada no final de 2017 e ele deu uma série de entrevistas para divulgar o livro.
-
Divulgação-TV Globo Ao longo de seus 84 anos de idade, Jô Soares escreveu cinco livros: O Homem Que Matou Getúlio Vargas, Assassinato na Academia Brasileira de Letras, O Xangô de Baker Street, As Esganadas e sua autobiografia O livro de Jô: Uma Autobiografia Desautorizada, lançada pela Companhia das Letras.
-
Divulgação-TV Globo Sabe qual era a bebida misteriosa que Jô Soares bebia em sua caneca especial durante o Programa do Jô? O apresentador convidou a atriz Danielle Winits para uma entrevista em seu sofá e ofereceu à ela algum drink. Quando o garçom foi entregar a bebida, Jô comentou: - Vinho para mim não, obrigado. Eu tenho meu guaraná aqui, a gente brinda... Ih, falei que é guaraná! Mentira, é água.
-
Divulgação-TV Globo Pouca gente sabe, mas, na juventude, Jô Soares morou na Suíça. Inclusive, foi lá que ele se apaixonou pela atuação. - Eu pensei que ia seguir a carreira diplomática. Mas sempre ia ao teatro, sempre ia assistir a shows, ia para a coxia ver como era. E já inventava números de sátira do cinema americano; fazia a dança com os sapatinhos que eu calçava nos dedos, contou o apresentador ao Memória Globo.
-
Divulgação-TV Globo No programa Faça Humor, Não Faça a Guerra, Jô Soares chegou a criar, ao lado de Renato Corte Real, Max Nunes, Geraldo Alves, Hugo Bidet e Haroldo Barbosa, mais de 260 personagens. A atração, para quem não sabe, investia em quadros curtos, com várias piadinhas.
-
Divulgação-TV Globo Jô Soares era filho do empresário Orlando Heitor Soares e da dona de casa Mercedes Leal Soares.
-
Divulgação-TV Globo Várias mulheres passaram pela vida de Jô Soares. O apresentador foi casado três vezes: Flávia Junqueira Pedras Soares, Silvia Bandeira e Teresa Austregésilo. Porém, nenhum dos romances do nosso querido gordo teve tanta repercussão quanto o seu relacionamento com a atriz Cláudia Raia.
-
Divulgação-TV Globo Quantas línguas você acha que Jô Sores falava? Três? Quatro? Nada disso. O apresentador era fluente em nada menos que seis línguas.
-
Divulgação-TV Globo Aos 50 anos de idade, seu filho, Rafael Soares, foi vítima de um câncer cerebral. O único herdeiro do apresentador era autista. Em um comunicado após sua morte, Jô falou sobre a luta do filho contra a doença: Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem.