X

NOTÍCIAS

Publicada em 27/08/2019 às 16:18 | Atualizada em 27/08/2019 às 17:02

Helena Fernandes lembra estupro que sofreu na adolescência: - Dentro da minha casa

A atriz, que está no ar como Eugênia em Bom Sucesso, também fez um apelo para que as pessoas falem mais sobre o assunto

Da Redação

Divulgação

Helena Fernandes, que atualmente está no ar como Eugênia em Bom Sucesso, participou do Encontro com Fátima Bernardes desta terça-feira, dia 27, e emocionou ao falar sobre um assunto delicado. Durante uma conversa com psicólogos sobre abuso sexual no Brasil, a atriz revelou que foi estuprada durante a adolescência.

Eu vivi isso na minha adolescência. Tinha 14 anos [de idade] e não foi só uma vez, foram várias vezes e dentro da minha casa, um lugar que você teria que se sentir segura.

Fátima perguntou para Helena se ela chegou a desabafar com alguém sobre o assunto, e a atriz deu mais detalhes sobre sua juventude e a forma como conseguiu vencer o abuso:

Eu vim de uma família muito pobre e desestruturada, então era muito difícil. E eu sou uma pessoa mais agressiva, mais impulsiva, então a minha defesa é o ataque, desde jovem. Eu saí de casa muito jovem, com 15 anos [de idade], e coloquei isso em outro lugar. Pra mim não foi um problema porque minha mãe foi uma pessoa doente, literalmente, então não tinha esse diálogo com ela e nem com ninguém. 

A atriz também aproveitou o momento para fazer um apelo, e pedir para que as pessoas falem mais sobre o assunto, para que o estigma por trás do abuso sexual desapareça e mais pessoas não se sintam silenciadas ao se abrirem sobre o que passaram:

- Não se fala de estupro, de abuso sexual, até hoje, não se fala com clareza sobre isso. É importante frisar que nós vivemos numa sociedade machista, doente e tóxica, e que o homem ainda hoje acha que a mulher, só porque colocou uma roupa mais ousada, dá o direito a ele de abusar da mulher. E a pessoa que é abusada não tem coragem de falar, e isso cria o trauma de não poder compartilhar, de silenciar, esconder como se você tivesse feito uma coisa errada. Na realidade a gente precisa falar sobre isso, colocar pra fora, porque não é uma culpa nossa. Quando você é muito jovem, adolescente, é muito difícil ter essa compreensão do abuso.

Certíssima, né? 

A seguir, confira as declarações feministas mais encorajadoras feitas pelas famosas:


Jennifer Lawrence também já fez declarações sobre a diferença entre salários de homens e mulheres. Em carta, ela falou: Eu não queria ficar lutando por alguns milhões de dólares que - depois de ter estrelado duas franquias [X-Men e Jogos Vorazes] - eu realmente não precisava... Cansei de tentar encontrar a maneira fofa de marcar minha opinião e continuar sendo simpática. Jeremy Renner, Christian Bale e Bradley Cooper todos lutaram e conseguiram negociar bons contratos para si. No mínimo eles foram elogiados por serem duros e estratégicos, enquanto eu estava preocupada em parecer uma fedelha sem conseguir o que era justo. E ainda relembrou o caso do vazamento de dados da Sony: Quando aconteceu o vazamento da Sony e eu soube como estava ganhando menos que os caras com pintos, não me irritei com a Sony. Eu me irritei comigo mesma. Eu falhei na negociação porque desisti muito cedo. Não queria brigar por milhões de dólares que, francamente, graças a duas franquias eu não preciso. Para a Vanity Fair, a atriz também desabafou sobre o caso de fotos íntimas suas terem sido divulgadas na internet: - Só porque eu sou uma figura pública, só porque eu sou uma atriz, não significa que eu pedi por isso (…) É o meu corpo, e deveria ser uma escolha minha, e o fato de que isso não foi escolhido por mim é absolutamente nojento. Eu não consigo acreditar que nós vivemos em um mundo como esse.

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Nenhuma Enquete encontrada