X

FOTOS

Publicada em 20/05/2021 às 16:27 | Atualizada em 20/05/2021 às 17:06

Amigos de Lady Di acreditam que princesa ainda estaria viva caso não tivesse feito entrevista polêmica em 1995; entenda!

Relatórios mais recentes mostraram que o jornalista Martin Bashir teria enganado Diana para que ela participasse do programa Panorama

Da Redação

X

Segundo informações do jornal britânico Daily Mail, amigos da eterna Lady Di acreditam que a princesa ainda estaria viva caso não tivesse participado do programa Panorama, onde deu uma entrevista polêmica em 1995. Os colegas da mãe dos príncipes Harry e William chegaram até mesmo a apelidar o jornalista Martin Bashir, responsável pela entrevista, de O Anão Venenoso, já que o comunicador teria traído a confiança de Diana para que ela desse uma série de declarações problemáticas para a televisão. 

E se antes essa história de traição fosse mera hipótese, relatórios mais recentes de investigações feitas pela emissora BBC mostram que Bashir realmente teria falsificado documentos para forçar a princesa Diana a fazer a entrevista. Ainda de acordo com o Daily Mail, os atuais representantes da BBC descobriram recentemente que o jornalista encomendou extratos bancários falsos para garantir sua entrevista com Lady Di. A emissora, inclusive, teria acobertado Bashir e protegido o comunicador na época. Agora, o diretor-geral da BBC Tim Davie se desculpou com a família real britânica - e ainda devolveu todos os prêmios que a entrevista levou, como o BAFTA em 1996. Tenso, hein?

Em um documento, o juiz que conduziu uma investigação de seis meses sobre o caso atestou o seguinte: 

O Sr. Bashir enganou e induziu [Earl Spencer, irmão de Lady Di] a marcar um encontro com a princesa Diana. Ao obter acesso à princesa Diana dessa forma, o Sr. Bashir conseguiu persuadi-la a concordar em dar a entrevista. Esse comportamento violava gravemente a edição de 1993 das Diretrizes do Produtor da BBC sobre negociação direta.

O próprio Lord Birt, que foi diretor-geral da BBC na época da entrevista, declarou o seguinte:

Agora sabemos que a BBC abrigou um repórter desonesto no Panorama que inventou um relato elaborado e detalhado, mas totalmente falso, de suas relações com o conde Spencer e a princesa Diana. Esta é uma mancha chocante no compromisso duradouro da BBC com o jornalismo honesto, e é muito lamentável que tenham demorado 25 anos para que toda a verdade emergisse. Como diretor-geral na época, apresento minhas profundas desculpas ao conde Spencer e a todos os outros afetados.

Vale lembrar que foi em entrevista ao Panorama que a princesa Diana declarou que existiam três pessoas em seu casamento com príncipe Charles, referindo-se à amante do monarca, Camilla Parker Bowles, atual esposa dele.

A seguir, relembre as polêmicas da realeza britânica:

Deixe um comentário

Atenção! Os comentários do portal Estrelando são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook.

Enquete

Qual filho de Kate Middleton e Príncipe William você acha mais fofo?

Obrigado! Seu voto foi enviado.