Carla Camurati, Sofia Coppola e Olivia Wilde... Confira as diretoras mulheres que arrasam na sétima arte
Para quem acredita que o comando dos filmes não é para elas, essas cineastas já provaram o contrário!
14/Mai/2025
Da Redação

Por mais que o assunto das mulheres no mercado de trabalho já tenha ganhado força, muitas vezes ainda é possível ver diferenças entre os gêneros. E isso também no entretenimento. Para quem ainda acredita que lugar de mulher não é comandando longas, o ESTRELANDO apresenta nesta lista alguns filmes aclamados dirigidos por elas - e que você pode colocar na sua lista! Carla Camurati, uma grande cineasta, nasceu em 1960, no Rio de Janeiro, e começou sua carreira como atriz em filmes como O Olho Mágico do Amor e A Hora da Estrela. Porém, foi como diretora que se destacou no mundo cinematográfico, sendo importante para a retomada do cinema brasileiro na década de 1990 com o filme Carlota Joaquina, Princesa do Brasil, de 1995. A seguir, conheça mais mulheres que são grandes diretoras!

A famosa Sofia Coppola, por exemplo, nascida em 14 de maio de 1971, construiu seu próprio estilo no cinema, dirigindo longas como As Virgens Suicidas, Maria Antonieta, Bling Ring, O Estranho que Amamos, entre outros longas queridos pelos cinéfilos.

Chloé Zhao foi a primeira mulher de origem asiática a vencer o Oscar e o Globo de Ouro como Melhor Diretora. O feito foi com Nomadland, que ainda foi considerado o melhor filme de 2021. Além do longa, Chloé dirige Os Eternos, novo longa da Marvel que conta com Angelina Jolie no elenco.

A premiada atriz Regina King também resolveu se aventurar por trás das câmeras e estreou em grande estilo no comando da sétima arte! Ela também foi indicada a Melhor Direção no Globo de Ouro 2021 pelo drama Uma Noite em Miami. Apesar de esse ser seu primeiro longa, ela anteriormente já dirigiu mais de 15 episódios de séries, como This is Us, Insecure, Scandal, entre outras.

Catherine Hardwicke ganhou fama internacional ao dirigir Crepúsculo em 2008, e desde então vem mostrando versatilidade em sua direção, que vai desde filmes de suspense até comédias românticas. Catherine já dirigiu os longas Aos Treze, A Garota da Capa Vermelha e Já Estou Com Saudades.

A diretora francesa Agnès Varda foi uma das cineastas mais influentes da nouvelle vague nos anos 60 e 70. Ela dirigiu longas até o fim de sua vida, em 2019, quando morreu aos 90 anos de idade. Entre seus mais de 50 filmes, destacam-se Cleo das 5 às 7, Os Renegados, As Duas Faces da Felicidade e o documentário Visages, villages, seu último longa-metragem, lançado em 2017.

Ava DuVernay fez parte do time do júri em Cannes em 2018 e comandou o longa da Disney, Uma Dobra no Tempo, estrelado por Oprah Winfrey. Antes, ela tinha dirigido os premiados Selma, o documentário A 13ª Emenda, e os quatro episódios da aclamada série Olhos que Condenam, disponível na Netflix.

Apesar de ter mais trabalhos como atriz, Olivia Wilde passou recentemente a ficar também por trás das câmeras! Além da elogiadíssima comédia Fora de Série, ela também dirigiu o clipe de No Love Like Ours da banda Edward Sharpe and the Magnetic Zeros e também de Dark Necessities, do Red Hot Chili Peppers. Seu próximo filme se chama Don't Worry Darling, estrelado por Harry Styles, Florence Pugh e Chris Pine, além da própria Olivia.

Já Lúcia Veríssimo iniciou a carreira na atuação, tendo feito novelas como Os Imigrantes e Esperança, mas em 2015 ela se dedicou ao documentário que dirigiu, chamado Eu, Meu Pai e os Cariocas, que fez em homenagem ao pai, o maestro Severino Filho.

Patty Jenkins é a diretora de Mulher Maravilha e também da continuação, Mulher-Maravilha 1984. Em 2019, a cineasta veio ao Brasil junto com a protagonista, Gal Gadot, e falou um pouco sobre a produção. Antes disso, ela comandou o polêmico Monster: Desejo Assassino, que trazia Charlize Theron irreconhecível!

Anna Muylaert é uma das diretoras mais reconhecidas no Brasil atualmente, principalmente depois de ganhar um prêmio no Festival de Berlim de 2015 por Que Horas Ela Volta?. Além desse filme, que já é um clássico do cinema nacional, Anna dirigiu os longas Mãe Só Há Uma e É Proibido Fumar, além de ter roteirizado O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Casa.

Indicada ao Oscar 2018 também como Melhor Diretora, Greta Gerwig se inspirou na sua própria adolescência para criar Lady Bird. Antes, ela tinha dirigido ao lado de Joe Swanberg o filme Nights and Weekends. Além disso, Greta assina o roteiro de muitos dos filmes em que atua, como Frances Ha, Mistress America e Hannah sobe as escadas. Vale citar que, em 2020, Greta concorreu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Adoráveis Mulheres, filme o qual também dirigiu.

Mélanie Laurent ficou famosa por viver Shosanna de Bastardos Inglórios. Mas ela se deu bem também por trás das câmeras, dirigindo dramas com roteiros envolventes. Vale a pena conferir os filmes Respire e Les adoptés. Seu próximo trabalho será a adaptação do livro O Rouxinol, que contará com as irmãs Elle e Dakota Fanning como protagonistas.

Kathryn Bigelow foi a primeira e única mulher a vencer o Oscar de Melhor Diretora em 2010 por Guerra ao Terror, que ainda venceu o prêmio de Melhor Filme naquele ano. Ela ainda dirigiu outros dramas como A Hora Mais Escura e Detroit em Rebelião.

Julie Delpy é outro exemplo de atriz que se arriscou também na direção e construiu uma carreira como cineasta. Ela é conhecida por comandar comédias tipicamente francesas, como Lolo - O filho da minha namorada e O Verão no Skylab.

Nora Ephron foi a diretora e roteirista de filmes que estão no coração das pessoas como Mensagem Pra Você, Michael: Anjo e Sedutor e Julie e Julia. A cineasta morreu em 2012, após enfrentar um câncer.

Outra diretora de comédias românticas queridas pelo público é Nancy Myers. Ela é a responsável pelos longas Operação Cupido, Alguém tem que Ceder, O Amor não tira Férias, Simplesmente Complicado e Um Senhor Estagiário. A filha da cineasta, Hallie Meyers-Shyer, seguiu os passos da mãe e também dirigiu seu primeiro filme, De Volta para Casa, estrelado por Reese Withespoon.

Quem gosta de filmes de crimes, os longas de Lynne Ramsey são uma boa pedida: não deixe de conferir Precisamos Falar Sobre o Kevin e o mais recente Você Nunca Esteve Realmente Aqui, de 2017.

O Brasil tem outras representantes de peso. Laís Bodanzky é o nome por trás de Bicho de Sete Cabeças, com Rodrigo Santoro, Chega de Saudade, com Cássia Kis, As Melhores Coisas do Mundo, estrelado por Fiuk e Como Nossos Pais, com Maria Ribeiro.

Antes de conquistar Hollywood, a atriz sueca Alicia Vikander era e continua sendo a queridinha da diretora Lisa Langseth. Alicia esteve nos intensos longas Pura, Hotel Terapêutico e Euphoria.
-
Com Quentin Tarantino, Robert De Niro e mais! Confira as celebridades que estavam na cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2025
-
Lexa presta apoio à Tati Machado após perda de bebê: A ordem natural da vida não é essa
-
Em depoimento, ex-namorada de P. Diddy revela que chorou ao ser beijada pela primeira vez pelo rapper
-
Graciele Lacerda diz ser contra divulgação de jogos de azar: Não faço isso nem morta!
-
Leonardo DiCaprio entrega Palma de Ouro honorária a Robert De Niro em Cannes